III DOMINGO
DO TEMPO COMUM
DO ANO “C”
O HOJE DE DEUS E O MEU HOJE
O Evangelho
deste domingo nos
fala da Palavra
de Deus num contexto
comunitário . O Deus
da Bíblia , o Deus
da revelação não
é o Deus mudo
e sim é um
Deus vivo ;
um Deus
que fala ,
um Deus
que se comunica, não
só por
meio de palavras ,
mas também
por meio
de fatos salvadores
(Dei Verbum, 2; cf. também Hb
1,1).
O Deus
da revelação é um
Deus vivo
que fala
a pessoas concretas como
Adão, Noé, Moisés, Davi... etc.; a todo
o povo de Israel através
dos profetas ; a todos
os homens por
meio de Cristo ,
a Palavra de Deus
encarnada , a revelação
definitiva e suprema
de Deus . Este
mesmo Deus
continua a falar porque
ele continua sendo o Deus vivo . Por isso , a comunicação que
Deus oferece ao homem
é ininterrupta . Ele
continua a falar por
meio da natureza
criada (cf. Dei Verbum, 3); por meio dos acontecimentos : no mundo ,
na sociedade , na família ,
na nossa própria
vida ; por
meio dos sinais
dos tempos ; por
meio dos carismas
dos irmãos (cf. 1Cor
12,12-30); Deus também
fala dentro
de nós a cada
momento . Em
cada um
desses meios podemos ouvir
a voz de Deus
que nos
fala . Basta
criar o silêncio
dentro de nós
e ao nosso redor .
O silêncio possibilita a presença
da eternidade .
A partir
disto tudo podemos nos
perguntar : lemos a Bíblia
diariamente? Escutamos com interesse a Palavra
de Deus na proclamação litúrgica da mesma ?
Conhecemos a Bíblia tão
bem como os outros livros ?
Se não a conhecemos, não conhecemos Cristo .
Cada cristão
tem que abrir-se a essa Palavra mediante
a fé , já
que a Palavra
de Deus é uma revelação ;
mediante a esperança ,
visto que
é promessa ; mediante
o amor , pois
o amor é a regra
da vida e o critério
de julgamento final
(cf. Mt 25,40.45).
2. Anúncio
da Palavra Para
Libertar
Lucas dedica sua
obra ao ilustre Teófilo, a quem
Lucas dedica também a sua segunda obra (“theo-philus”
significa “amigo de Deus ” ou “amado por Deus ”). Quem é
o ilustre Teófilo? O atributo “ilustre ”
(krátiste) ou
“excelentíssimo ” era
reservado às grandes
autoridades como
senadores e governadores
(cf. At 23,26;24,3;26,25). Isto quer dizer que “Teófilo”, pelo atributo , é uma pessoa de alta posição que seria o protetor de
Lucas ou pode ser
que seja alguém ,
buscador da verdade .
Lc 4,16-21, a segunda parte do Evangelho deste dia, tem por tema
a apresentação da prática
libertadora de Jesus como programa messiânico ( discurso programático de Jesus). O contexto
é o da liturgia festiva
hebraica do sábado . Na liturgia sinagogal a primeira
leitura é tirada
da Lei (Pentateuco). E era lida e
comentada por um
doutor da Lei .
A segunda leitura ,
de origem mais
tardia , era
tirada dos profetas
e podia ser lida
e comentada por qualquer
que tivesse ao menos
trinta anos de idade .
Jesus tinha trinta anos
e reivindicou o direito de ler e comentar essa segunda leitura .
O texto
lido, durante a liturgia
do sábado (Is 61,1-2;35,5;58,6), é
explicado por Jesus com
duas frases . “O Espírito
do Senhor está sobre
mim , porque
ele me
ungiu”. Aqui a unção
não é mais
o gesto simbólico do óleo derramado na cabeça
do candidato à realeza ,
mas a efusão
do Espírito Santo .
É o poder de Deus ,
pelo qual
Jesus é habilitado para a sua
missão .
O pano
de fundo dessa cena
é o tema bíblico do messias
sobre o qual
pousará o Espírito do Senhor ,
“espírito de sabedoria
e de inteligência , espírito
de conselho e de fortaleza ,
espírito de conhecimento
e de temor do Senhor ”
(Is 11,2). São os dons
ou qualidades
para um bom governo . O poder do Espírito de Deus torna
Jesus o grande libertador
dos oprimidos , descritos aqui como aqueles que são mantidos sob
o poder do mal .
Na linguagem
concreta do evangelho ,
a boa notícia para
quem está no cárcere
consiste em ouvir :
“podes sair ”. Para um cego , a boa notícia consiste em
ouvir o convite : “podes enxergar ”; para quem não caminha ou para um coxo : “Levanta-te e anda ”.
Para Jesus é inconcebível
separar o anúncio
da boa notícia e a libertação .
A partir de Jesus e com
ele , a figura
do homem é restaurada. O anúncio da boa notícia
sem a libertação
se torna o ópio
para o povo ,
uma alienação .
O Deus
que Jesus Cristo
anuncia através de sua
palavra e ação
é aquele que
em vez
de vigiar de maneira
severa e ciumenta
a observância de leis
e cerimônias , ele
liga muito
mais por
uma convivência humana
onde não
haja exploração , não
haja opressão nem
a injustiça , onde
não se conhecem marginalizados e pobres /empobrecidos. Contra
todos aqueles
que fizeram da religião
apenas exercício
para a santificação
pessoal , ele
formula sempre de novo
as suas prioridades
que são
outras: soltar as algemas
injustas, dá liberdade aos oprimidos , repartir o pão com o faminto etc.... (leia Is 58,5-7).
Se nós
queremos descobrir o verdadeiro
Deus e não
criar uma imagem
de Deus ao nosso
gosto , então ,
devemos aceitar este
Deus anunciado por
Jesus Cristo . Para
alguns será duro ;
mas para uma imensa massa de
homens e de mulheres ,
será uma imensa alegria .
Ter fé no Deus de Jesus Cristo
não é acreditar
numa doutrina e se fixar
estática em
sentenças religiosas. Ter
fé é a grande
dinâmica de uma vida
humana .
O Reino
de Deus não
se realizará na nossa vida sem que haja conversão
ao amor dos irmãos
e à justiça social .
A libertação integral
do homem só
se conseguirá através do amor e perdão , respeito pela dignidade da pessoa , serviço à verdade e à vida , fraternidade
e solidariedade . O Reino
de Deus é processo
que já
começou e os três elementos
básicos no seu
andamento são
estes : Converter-se, encontrar
a Deus no próximo
e tomar o partido
dos oprimidos e empobrecidos através da vivência
da justiça e do amor .
Em que
etapa estamos?
3. O Hoje
de Deus e o Meu
Hoje
Na sua
homilia , que
tem toda sua
programação messiânica de seu ministério ,
Jesus usa a seguinte
expressão : “Hoje
se cumpriu...”. A mesma expressão será usada nos
momentos importantes
do ministério de Jesus: no nascimento de
Jesus (Lc 2,11), na conversão de Zaqueu
(Lc 19,5.9), na resposta de Jesus ao pedido do criminoso
convertido (Lc 23,43). Com essa expressão Jesus quer
enfatizar que
o Reino de Deus
não é questão
futura e sim
já é de hoje .
Ele já
está presente nos
corações abertos
a ele .
Jesus faz sua
reflexão /homilia
usando a expressão “hoje
se cumpriu...” ao comentar a leitura
que acabou de ler .
Isto quer
nos dizer que a Liturgia
da Palavra não
é uma simples lição
moral de catecismo ,
nem a afirmação da esperança
escatológica fomentada pelos profetas , e sim
proclama o cumprimento
do desígnio do Pai
no Hoje da vida
e da assembléia reunida. Já não se
contempla um passado
cumprido ainda que
seja de uma época de ouro
ou de caída , já não se sonha mais num futuro extraordinário ;
vive-se o tempo presente
como momento
privilegiado, pois o tempo
da graça (Kairós) se confunde com o tempo
cronológico (Kronos) porque Deus , através
de sua encarnação ,
decidiu entrar no nosso
tempo por
amor a nós
para transformá-lo em
tempo da graça .
Este é o próprio
princípio da homilia ,
cuja tarefa
essencial é a de aplicar
a Palavra Eterna
e intemporal para
o dia de hoje
dos homens .
“Hoje
se cumpriu...”! Em cada momento
contém a eternidade , o Hoje de Deus . Hoje devemos decidir nossa salvação. Hoje
devemos fazer aquilo
que deve ser feito . Hoje mesmo devemos visitar quem deve ser visitado. Hoje mesmo
devemos perdoar e dar o perdão a quem
deve ser perdoado. Hoje
mesmo devemos mudar
o mutável, corrigir o corrigível, carregar
o carregável, abandonar o abandonável. Hoje mesmo
devemos nos converter .
Amanha talvez seja tarde
demais ! O Hoje
de Deus nos
faz vivermos acordados. O desafio é estar
permanentemente acordados, atentos . A todo
o momento surgem fatos
e ocasiões , ideias e caminhos novos ,
novas descobertas
que podem ser
uma oportunidade valiosa
para quem
está em prontidão
para o Hoje
de Deus . É estar
de mãos livres
e vazias para receber algo valioso de Deus ; estar de olhos abertos e
de coração aberto
para receber o Senhor que vem nos visitar ; estar
de pés calçados
para tomar o caminho . A vida
é feita de momentos
e os momentos oferecem oportunidades dadas por
Deus . Quem
fica adormecido perde muitas oportunidades de Deus .
quem vive sentado ou
deitado pode perder
esses momentos .
“Hoje
se cumpriu...”! O que você faz com o seu Hoje ? De que maneira você acolhe o Hoje de
Deus neste momento ?
O que Deus
fala neste momento
para o seu Hoje ?
P. Vitus Gustama,svd
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