IV DOMINGO DO TEMPO COMUM DO DO ANO “C”
JESUS REJEITADO É A SALVAÇAO
AFASTADA
Naquele tempo , estando Jesus na sinagoga , começou a dizer : 21“Hoje se cumpriu esta passagem
da Escritura que
acabastes de ouvir ”. 22Todos davam testemunho a seu
respeito , admirados com
as palavras cheias
de encanto que
saíam da sua boca .
E diziam: “Não é este
o filho de José?” 23Jesus, porém , disse: “Sem
dúvida , vós
me repetireis o provérbio :
Médico , cura-te a ti mesmo . Faze também
aqui , em
tua terra , tudo
o que ouvimos dizer
que fizeste em
Cafarnaum ”. 24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta
é bem recebido em
sua pátria .
25De fato , eu vos digo: no
tempo do profeta
Elias, quando não
choveu durante três
anos e seis
meses e houve grande fome em toda a região ,
havia muitas viúvas em Israel. 26No
entanto , a nenhuma delas foi enviado Elias, senão
a uma viúva que
vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos
leprosos em
Israel. Contudo , nenhum
deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio ”. 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos
na sinagoga ficaram furiosos .
29Levantaram-se e o expulsaram da cidade .
Levaram-no até ao alto
do monte sobre
o qual a cidade
estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício .
30Jesus, porém , passando pelo meio deles,
continuou o seu caminho .
************
O texto
do evangelho deste domingo
ainda é a continuação
do evangelho do domingo
anterior .
A leitura
começa no v.21, onde
Jesus resume e aplica a seus ouvintes a promessa de Is
61,1-2: “HOJE se cumpriu esta passagem
da Escritura que
acabastes de ouvir ”.
O advérbio
“hoje ” (sèmeron), usado para
enfatizar a atualidade
da salvação oferecida por Deus em Jesus Cristo , é encontrado também
em outras partes
do evangelho de Lucas. No nascimento de
Jesus, o anjo diz aos pastores : “... Nasceu-vos
hoje
um Salvador , que é Cristo- Senhor , na cidade de Davi” (Lc 2,11). Na última
etapa da sua
subida a Jerusalém, Jesus diz a Zaqueu:
“Zaqueu, desce depressa . Hoje
eu devo ficar
na tua casa ” (Lc 19,5). E no fim da visita onde se relata a conversão
de Zaqueu, Jesus diz: “Hoje a
salvação entrou nesta casa ...” (Lc
19,9). E pouco antes
de morrer , a penúltima
palavra dita
por Jesus na cruz
foi a que disse a um
dos dois criminosos
crucificados ao lado de Jesus: “Hoje tu estarás comigo
no paraíso ” (Lc 23,43).
Na medida
em que
Jesus inaugura esse “ano de graça do
Senhor ”, o “Hoje ”
da salvação, as suas palavras não
poderão ser outra
coisa senão palavras “portadoras da graça
que Deus
faz aos homens (o “ano
da graça é uma referência
ao ano do jubileu ,
celebrado em Israel a cada 50 anos ,
cf. Lv 24,10-13. Sua finalidade era dar a possibilidade de reiniciar
a vida para todos aqueles que , por um ou outro motivo ,
tinham se endividado a tal ponto que haviam
perdido a propriedade da família e até a
própria liberdade .
Nesse ano de jubileu
todos podiam recuperar
os direitos perdidos, recomeçando vida nova ). A palavra
proclamada por Jesus na sinagoga de Nazaré é, ao mesmo
tempo , palavra
de Deus que
realiza o que ela
anuncia e palavra encarnada
em Jesus, diante
de quem todo
homem tem agora
de situar-se, se quiser.
A aparição
de Jesus é assim para
Lucas não somente
uma oferta de graça
toda especial ,
mas também
uma promessa de vida
para todos os
que lhe
derem a adesão de sua
fé .
No v.24 Jesus responde a reação de seus ouvintes com
uma frase solene :
”Em verdade
eu vos
digo que nenhum
profeta
é bem recebido em
sua pátria ”.
As palavras de Jesus aqui e em 13,34
refletem uma tradição judaica segundo
a qual Israel de rotina
rejeitava e perseguia os profetas (2Cr
36,15-16;Sl 78;105;106;Lm 4,13;At 7,51-53). No AT os profetas
se apresentam como guias
espirituais suscitados por Deus para levar o povo
à fidelidade à aliança .
Sua função
é além de anunciar
a Palavra de Deus ,
também despertar
a consciência do povo
de que estão sendo infiéis. Se o profeta se dirige ao povo
infiel , sua
primeira palavra
será de denúncia . Toda
pessoa tem a tendência
a identificar-se com a própria situação ,
especialmente quando
esta lhe traz vantagens .
O profeta se distancia da situação e abre os olhos
para a verdade do momento . E sendo extremamente
fiel à aliança
feita outrora
com Deus ,
o profeta é profundamente
inovador , pois
transmite a palavra do Deus vivo e
exige a transformação. Por isso , ele é mais facilmente aceito por
quem está fora
do sistema vigente. Ele
nunca é um
personagem aplaudido e elogiado pelas multidões , e menos
ainda pelos
que retém em
suas mãos
o poder , porque
o profeta contempla o mundo com os olhos de Deus .
Jesus é o Messias
– profeta . O destino
dele é o destino do profeta :
não ser
aceito em sua
pátria e ser mesmo levado à morte sobre a qual ele vêm a triunfar .
Seria um
erro pensar que a atitude dos nazarenos não
tem nada a ver
com a nossa .
Quantos de nós
já impedimos nossos
semelhantes de realizarem tudo de bom do que são capazes , simplesmente
por falta
de valorização, por não
o levarmos a sério a bondade que
deve ser feita . Quantas vezes também , nós mesmos nos sentimos bloqueados e desencorajados porque não nos dão oportunidade
de desenvolver nossas qualidades
e colocar nossos
dons a serviço .
Quantas vezes estamos maravilhados com as palavras
cheias de graça
que saem da boca
de Jesus, mas não
entendemos que se realizam hoje para nós . Deixamos assim
passar , sem
segurá-la, a oferta da salvação. E já que não podemos mais
agarrar Jesus e silenciá-lo, tentamos negar
as evidências , neutralizar
às vezes violentamente
os profetas , que
hoje ainda ,
o proclamam. Mas Jesus passa por entre nós e nos escapa ; ele vai seguindo o seu
caminho longe
de nós , para outros homens que o escutam. A única
saída para nós é abandonar as falsas seguranças , os medos
e as pretensões que
nos mantém prisioneiros .
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário