26 de Fevereiro de 2013
Naquele tempo ,
1Jesus falou às multidões e
aos seus discípulos
e lhes disse: 2“Os mestres da Lei
e os fariseus têm autoridade
para interpretar a Lei de Moisés. 3Por
isso , deveis fazer
e observar tudo
o que eles
dizem. Mas não
imiteis suas ações !
Pois eles
falam e não praticam. 4Amarram
pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros , mas eles mesmos não estão dispostos
a movê-los, nem sequer
com um
dedo . 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros . Eles usam faixas
largas, com trechos
da Escritura , na testa
e nos braços ,
e põem na roupa longas franjas . 6Gostam de lugar
de honra nos
banquetes e dos primeiros
lugares nas sinagogas .
7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre . 8Quanto
a vós , nunca
vos deixeis chamar
de Mestre , pois
um só
é vosso Mestre
e todos vós
sois irmãos . 9Na terra , não chameis a ninguém de pai ,
pois um só é vosso Pai , aquele que está nos céus . 10Não
deixeis que vos
chamem de guias , pois
um só
é vosso Guia ,
Cristo . 11Pelo
contrário , o maior
dentre vós
deve ser aquele
que vos
serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem
se humilhar será exaltado”.
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O capítulo
23 do Evangelho de Mateus
é, sem dúvida
nenhuma, uma das páginas mais violentas do Novo Testamento . Quem
o lê fica impressionado, sobretudo ,
com a linguagem
dura de Jesus. Neste capítulo , o evangelista
Mt inicia com uma introdução
(vv.1-12) para um
extenso discurso
que Jesus pronuncia contra
os líderes religiosos
de Israel da sua época
(vv.13-36) como conseqüência
de um longo
enfrentamento com
eles (Mt 21-22). Estes
ataques completam a obra
dos profetas contra
a falsa religiosidade. As palavras são
duras porque o perigo
que é denunciado é grave .
E a validade da denúncia
profética que ouvimos dos lábios de Jesus, neste capítulo ,
não perde sua
atualidade , pois
seu alcance é
universal . O “fariseu ”
a quem Jesus dirige suas
palavras duras e denúncia
é personagem típico ,
representa um paradigma
de comportamento oposto
ao Evangelho .
Uma religião
que não
liberta as pessoas ,
mas somente cheia de regras
por regras ,
não é uma verdadeira religião . A intenção
de Jesus é chamar a atenção
para um perigo que ronda toda comunidade cristã: o risco
de esconder-se atrás de normas e regras ,
o risco do abuso
espiritual , de exercer
o poder sobre
os outros sob
um pretexto
religioso , o risco
de usar a moralização para
desviar a atenção
das fraquezas humanas.
A religião
real é na essência
uma relação interior
entre Deus
e o homem . As regras
são necessárias, se forem instrumentos para facilitar este
relacionamento a fim de alcançar
a graça e a misericórdia
de Deus .
É verdade
que a experiência
interior precisa
achar expressão
externa , porém ,
esta expressão exterior
deve ser natural ,
sem exibicionismo
religioso . Sabemos que
o exibicionista é uma pessoa
de personalidade superficial
e sem ideais
sólidos . A norma
de seu comportamento
é a ostentação de si
próprio . Sua preocupação é colocar-se em
evidencia, ser notado e elogiado. Toda pessoa possui algum lado bom , e ninguém
consegue resistir à tentação
de considerar-se mais do que vale e de parecer mais do que é. Mas um exibicionista
exagera tudo .
Ele não
quer ser bom , mas quer parecer bom . Por isso , ele fica com um coração vazio . Por esta razão ,
Jesus quer que
abandonemos este comportamento
para não nos tornarmos pessoas
vazias, mas pessoas
cheias de espírito
de fraternidade e de igualdade .
A hipocrisia
consiste em enganar os outros através dos gestos religiosos ou das
prerrogativas sacrais a quem não se tem direito. Em outras palavras, tem-se a
aparência de um santo, mas por trás há podridão. Aparentemente, o hipócrita
presta culto a Deus, mas que, na verdade, ele procura varias maneiras para que
ele esteja em destaque sempre, e não Deus. Deste modo ele toma o lugar de Deus
atribuindo a si mesmo um poder que não merece (Mt 23,8-10; cf. Mt 15,3-14). Em
vez de conduzir as pessoas para Deus, o hipócrita faz com que as pessoas
estejam ao serviço de seu egoísmo. O hipócrita põe sua ciência teológica a
serviço de seu egoísmo. Por causa do desejo de querer estar sempre em destaque
o hipócrita acaba desviando o sentido das práticas religiosas. Segundo o Evangelho de hoje
hipócrita é aquele
que diz, mas
não faz. É aparentar
ser bom , sem sê-lo. É uma incoerência
de vida . É uma duplicidade, um fingimento .
Ele extremamente
se apresenta como um
homem religioso ,
alguém que
faz questão de proferir palestras bonitas sobre
o amor , sobre
a paz , sobre
o respeito para
com os outros ,
mas quando
ninguém o vê
viver assim .
A condenação
da hipocrisia religiosa
por parte
de Jesus é um aviso para
todos nós
cristãos . A hipocrisia é uma tentação permanente ao longo da história da Igreja. Ela está
presente nos sacerdotes, bispos e leigos. Todo cristão
é candidato a este
sistema de falsidade
que se manifesta
de múltiplas maneiras : na dissociação de crenças
e conduta , no divórcio
entre a fé
e a vida , no orgulho
religioso de quem
se crê bom e santo
e despreza os outros
porque falham; em
contentar-se com a estrita
observância legal ,
esquecendo a conversão do coração . A dignidade
da pessoa humana
não consiste em
parecer bom , mas em ser bom .
·
“Prestar serviço sem
humildade é, ao mesmo tempo, egoísmo e egocentrismo” (Mahatma Gandhi).
P. Vitus Gustama,svd
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