Naquele tempo ,
1Jesus e seus discípulos
chegaram à outra margem
do mar , na região
dos gerasenos. 2Logo que saiu
da barca , um
homem possuído por
um espírito
impuro , saindo de um
cemitério , foi a seu
encontro . 3Esse
homem morava no meio
dos túmulos e ninguém
conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes . 4Muitas
vezes tinha
sido amarrado com algemas
e correntes , mas
ele arrebentava as correntes
e quebrava as algemas . E ninguém era capaz de dominá-lo. 5Dia e noite ele vagava entre
os túmulos e pelos
montes , gritando e ferindo-se com pedras . 6Vendo Jesus de longe ,
o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e
gritou bem alto :
“Que tens a ver
comigo , Jesus, Filho
do Deus altíssimo? Eu
te conjuro
por Deus ,
não me
atormentes! 8Com efeito ,
Jesus lhe dizia: “Espírito
impuro , sai desse homem !” 9Então Jesus perguntou: “Qual
é o teu nome ?”
O homem respondeu: “Meu
nome é ‘Legião ’,
porque somos muitos ”.
10E pedia com insistência
para que
Jesus não o expulsasse da região . 11Havia aí perto uma grande manada
de porcos , pastando na montanha . 12O
espírito impuro
suplicou, então : “Manda-nos para os porcos , para que entremos
neles”. 13Jesus permitiu.
Os espíritos impuros
saíram do homem e entraram nos porcos . E toda a manada —
mais ou
menos uns dois
mil porcos
— atirou-se monte abaixo
para dentro
do mar , onde
se afogou. 14Os homens que
guardavam os porcos saíram correndo e
espalharam a notícia na cidade e nos campos . E as pessoas
foram ver o que
havia acontecido. 15Elas foram até
Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido
e no seu perfeito
juízo , aquele
mesmo que
antes estava possuído por Legião . E
ficaram com medo .
16Os que
tinham presenciado o fato
explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com
os porcos . 17Então
começaram a pedir que
Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo
na barca , o homem
que tinha
sido endemoninhado pediu-lhe que o
deixasse estar com
ele . 19Jesus,
porém , não
permitiu. Entretanto , lhe disse: “Vai para tua casa , para junto dos teus
e anuncia-lhes tudo o que o Senhor , em sua misericórdia , fez por
ti”. 20E o homem foi embora
e começou a pregar na Decápole tudo
o que Jesus tinha
feito por
ele . E todos
ficavam admirados.
**************
O evangelho
fala do encontro
de Jesus com os gerasenos, os pagãos . Cada encontro verdadeiro com
Jesus sempre resulta na cura e na libertação
para as pessoas
que recorrem ao seu
encontro . Libertação
é uma reconquista da própria autenticidade ; é um
encontrar-se consigo pró prio . Ao libertar
o homem possuído pelo
espírito do mal
Jesus transformou o homem em ser “dono ” de si próprio . O homem
passou de um ser
dividido para um
irmão dos demais .
Este é o resultado
de cada encontro
verdadeiro com
o Senhor : em vez de ser anti-convivência
ou anti-social
(o homem possuído morava no meio dos túmulos )
se torna um
irmão dos demais ,
vira um
amigo dos outros
(ser social ).
Há um
detalhe interessante na cena : os habitantes
da região demonstram um duplo sentimento : por
um lado ,
Jesus é para eles
um ser superior ; mas por outro lado , ele é uma
espécie que
incomoda. Eles intuem que a mensagem ,
por muito
libertadora e benéfica que ela seja,
os obrigará a transtornar seus
modos rotineiros
de vida . Por
isso , eles
suplicam que Jesus vá se embora daquela região .
Eles não
aceita a mudança de vida para uma vida de qualidade .
O grande problema
que temos não
é implementar as coisas
novas na nossa
cabeça e sim
tirar as coisas
velhas dela que não
mais nos
ajuda a crescer .
Mudança e transformação são , na verdade , o código do mundo
que nos
cerca . No entanto ,
nem sempre
queremos mudar . Quando
estamos felizes , desejamos que o relógio
pare de andar , queremos que
o tempo pare, queremos imobilizar
o instante fugido. Apenas
pensamos em mudança
por necessidade .
Mas ninguém
pode parar o crescimento .
Ou crescemos com
o mundo no seu
salto de qualidade ,
ou ficamos parados no tempo sem que haja nenhum
crescimento .
O que
nos chama
atenção do relato do evangelho de hoje
é o seu fim .
O homem curado pede que
Jesus o deixe estar com
ele : “Enquanto
Jesus entrava de novo na barca ,
o homem que
tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse estar com ele ”.
Trata-se de uma oração . Este homem quer estar com o Senhor . Pedir “para estar com Ele ” é uma expressão
que o evangelista
Marcos usa
na chamada dos Doze Apóstolos
(Mc 3,14). Por isso ,
a expressão “estar
com Ele ”
descreve a vocação apostólica; é o ir com Jesus itinerante para ser enviados por Ele .
Trata-se de uma descrição da chamada dos Doze, daqueles que
participam continuamente no mistério do Mestre e estão com
Ele em
função da Igreja ,
isto é, os apóstolos .
O homem
curado pede a Jesus para fazer
parte do grupo ,
porém recebe uma resposta
dura . É a resposta
que nos
recorda a dura resposta
dada para a mulher Cananéia (Mc 7,27; compare Mc 5,37; Mc
1,35). “Vai-te para
tua casa , para
junto dos teus
e anuncia-lhes tudo o que o Senhor , em sua misericórdia , fez por
ti” é a resposta de Jesus para o homem curado.
Jesus que lhe
dizer : esta não
é para ti; esta não
é tua vocação ! E este
se foi, apesar de sua
decepção , obviamente, e começou a proclamar a misericórdia
do Senhor “E todos
ficavam admirados”.
“Enquanto
Jesus entrava de novo na barca ,
o homem que
tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse estar com ele . “Vai-te
para tua casa ,
para junto
dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor , em sua misericórdia ,
fez por ti”, pediu Jesus a esse homem Por quê ? Jesus quer enviá-lo a anunciar . O
homem deve voltar
para os seus para anunciar as maravilhas da misericórdia
de Deus . Isto
quer nos
dizer que cada encontro verdadeiro com
Jesus tem como conseqüência
o envio para evangelizar .
Os que participam de qualquer atividade
religiosa , seja oração ,
seja missa , seja retiro
devem ser transformados em
missionários –evangelizadores
da misericórdia de Deus .
P. Vitus Gustama,svd
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