12/02/2019
VIVER
DE ACORDO COM
O CORAÇÃO RETO
E INDIVISÍVEL PARA PODER AGRADAR A DEUS
Primeira Leitura: Gn 1,20–2,4a
20Deus disse: “Fervilhem as águas de seres animados
de vida e voem pássaros sobre a terra, debaixo do firmamento do céu”. 21Deus
criou os grandes monstros marinhos e todos os seres vivos que nadam, em
multidão, nas águas, segundo as suas espécies, e todas as aves, segundo as suas
espécies. E Deus viu que era bom.
22E Deus os abençoou, dizendo: “Sede fecundos e multiplicai-vos e enchei as
águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra”. 23Houve uma tarde e
uma manhã: quinto dia. 24Deus disse: “Produza a terra seres vivos segundo as
suas espécies, animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo as suas
espécies”. E assim se fez. 25Deus fez os animais selvagens, segundo as suas
espécies, os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis do
solo segundo as suas espécies. E Deus
viu que era bom. 26Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e segundo a
nossa semelhança para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu,
e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”. 27E Deus criou o homem à
sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. 28E Deus os
abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e
submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre
todos os animais que se movem sobre a terra”. 29E Deus disse: “Eis que vos
entrego todas as plantas que dão semente sobre a terra, e todas as árvores que
produzem fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. 30E a todos os
animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a
terra e que é animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento”. E assim
se fez. 31E Deus viu tudo quanto havia
feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto
dia. 2,1 E assim foram concluídos o céu e a terra com todo
o seu exército. 2No sétimo dia, Deus considerou acabada toda a obra que tinha
feito; e no sétimo dia descansou de toda a obra que fizera. 3Deus abençoou o
sétimo dia e o santificou, porque nesse dia descansou de toda a obra da
criação. 4aEsta é a história do céu e da terra, quando foram criados.
Evangelho: Mc 7,1-13
Naquele tempo ,
1os fariseus e alguns mestres
da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram
em torno
de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos
comiam o pão com
as mãos impuras, isto
é, sem as terem lavado. 3Com efeito , os fariseus e todos
os judeus só
comem depois de lavar
bem as mãos ,
seguindo a tradição recebida dos antigos . 4Ao voltar
da praça , eles
não comem sem
tomar banho .
E seguem muitos outros
costumes que
receberam por tradição :
a maneira certa
de lavar copos ,
jarras e vasilhas
de cobre . 5Os fariseus e os mestres
da Lei perguntaram então
a Jesus: “Por que
os teus discípulos
não seguem a tradição
dos antigos , mas
comem o pão sem
lavar as mãos ?”
6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías
a vosso respeito ,
hipócritas , como
está escrito : ‘Este
povo me
honra com
os lábios , mas
seu coração
está longe de mim .
7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que
ensinam são preceitos
humanos ’. 8Vós abandonais o mandamento
de Deus para seguir a tradição dos
homens ”. 9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito
bem como anular o mandamento
de Deus , a fim
de guardar as vossas tradições .
10Com efeito ,
Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe ’. E ainda :
‘Quem amaldiçoa o pai
ou a mãe
deve morrer ’. 11Mas
vós ensinais que
é lícito alguém
dizer a seu pai e à sua mãe : ‘O sustento
que vós
poderíeis receber de mim
é Corban, isto é, Consagrado a Deus ’. 12E essa pessoa
fica dispensada de ajudar seu
pai ou
sua mãe .
13Assim vós
esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós
fazeis muitas outras coisas como estas”.
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Deus
Criou Tudo Por Amor
Continuamos a acompanhar o relato da criação
do universo por Deus. A ideia bíblica de “criação” se expressa com o verbo
hebraico “bara”, que denota não só a ação de dar princípio à realidade, mas
também a ação restauradora (re-criadora) e consumadora dessa mesma realidade. Em
outras palavras, Deus CRIA quando, primeiro, Ele chama à existência os seres
que não existem. Segundo, Deus sustenta as criaturas na existência (providência
divina), escolhe um grupo humano para que se converta em seu povo (Povo eleito)
e refaz a criação degradada pelo pecado (fruto da ganância ou da avareza
humana). Terceiro, Deus conduz essa mesma criação redimida à plenitude do ser e
de sentido que é a salvação. A história da humanidade foi, desde as origens,
orientada para a luz eterna, e toda a humanidade foi convidada a penetrar no
descanso de Deus.
Em cada uma dessas acepções da ideia da criação,
um atributo divino se destaca: o amor. Deus cria por amor. Deus se encanou por
amor. Deus redime por amor. Deus ama tanto para criar como para salvar. A ação
criadora, mais do que a onipotência é a expressão da bondade irrestrita, a
generosidade ilimitada e o amor gratuito de um Deus que atua movido
exclusivamente por sua vontade de comunicar-se. O que se pretende é revelar aos
crentes o porquê e o para quê da realidade criada. O porquê
é o amor divino enquanto comunicador de ser; o para quê é esse mesmo
amor enquanto salvador e doador de plenitude a todo o criado.
Portanto, a Primeira Leitura nos lembra que
toda a realidade humana, o mundo inteiro como habitação humana, é uma boa obra
de Deus por amor. O cristianismo não condena o que é humano, nem olha com
desconfiança para a realidade do mundo. Porque é obra de Deus e Deus viu que
"tudo era muito bom". Especialmente o homem foi criado à sua imagem.
Ao nos criar amorosamente, de alguma forma,
Deus se colocou em nossas mãos. Um místico alemão disse: "Deus tem tanta
necessidade de mim como eu preciso dele". Aquele que ama precisa do amado.
Os humanistas ateus dizem: se admitirmos a existência de Deus, o homem não
seria livre. Isso é falso. A afirmação oposta é verdadeira: se o homem existe,
Deus não é mais livre para deixar de amar o homem. O homem pode abandonar Deus,
mas Deus não abandona o homem. Deus não cria para ser dono de alguém, mas
apenas para dar, compartilhar e esperar. Deus nos espera. Ele nos ama de tal
maneira que ele se deixou morrer por nós. "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas alcance a vida eterna" (Jo 3,16).
A fé na criação de Deus implica uma ética ecológica,
um modelo de relação homem-natureza que permita contemplar essa mesma natureza
como casa e pátria do ser do homem, e ao mesmo tempo, sacramento pela real
presença nela do Criador e pela encarnação nele do Mediador da criação.
O destino do homem não é viver por viver;
trabalhar, amar, reproduzir-se ou dominar a criação e sim conviver,
compartilhar a vida com Deus e caminhar juntos movido tudo por amor.
Honrar
a Deus Com Coração
“Este
povo me
honra com
os lábios , mas
seu coração
está longe de mim .
De nada adianta o culto
que me
prestam, pois as doutrinas
que ensinam são
preceitos humanos ”.
Lendo o texto
do evangelho de hoje
logo percebemos qual
foi a situação por
trás do texto .
O evangelista Marcos
sente a necessidade de explicar
quais eram os costumes
dos fariseus e quase
de todos os judeus
(Mc 7,3-4). Isto nos
mostra que
Marcos escreveu seu
evangelho para
cristãos que
não eram da origem
judaica . Marcos
está falando para uma comunidade
cristã a fim de comunicar
um ensinamento
muito importante
de Jesus.
O ensinamento
parte da pergunta
dos escribas e dos fariseus
vindos de Jerusalém: “Por que os teus discípulos não
seguem a tradição dos antigos , mas
comem o pão sem
lavar as mãos ?”.
Jesus, colocando-se na linha
dos antigos profetas ,
cita o profeta Isaias e depois , Moises para rebater seus adversários : “Este
povo me
honra com
os lábios , mas
seu coração
está longe de mim .
De nada adianta o culto
que me
prestam, pois as doutrinas
que ensinam são
preceitos humanos ”.
Na expressão
de Jesus há antíteses : “lábios- coração ”, “render culto- preceitos humanos ”.
Na primeira antítese
se descreve a exterioridade , a aparência . Trata-se de uma vida
não vivida
na intimidade ou
na profundidade do coração .
Este tipo
de vida é chamada
de vida hipócrita ,
pois o externo
não corresponde com
o que há no coração
e nas aspirações humanas. Na segunda antítese se descreve um
culto hipócrita
porque está regido pelos
preceitos humanos
que abandonam (Mc 7,8), anulam
(Mc 7,9) e esvaziam (Mc 8,13) os mandamentos
de Deus .
“Este povo me honra com os lábios , mas seu coração
está longe de mim ”.
Com esta afirmação Jesus quer
colocar em destaque a moral
do coração e não
somente a moral
das ações . Somente
de um homem
devidamente ordenado ,
de um homem
de coração limpo
é que podem proceder
ações morais
e éticas . Uma pessoa
íntegra , de coração
indivisível sabe se governar
e se controlar , sabe ser justo e honesto . “Aquele
que não
é capaz de governar
a si mesmo
não será capaz
de governar os outros ”
(Mahatma Gandhi). É uma chamada para a retidão de intenção ou a retidão do coração . Quando o coração
está em desordem ,
então a conduta
se torna cega .
Nisto consiste um esforço
contínuo de purificação .
Para Jesus o primeiro dever do homem é ter a consciência limpa ou o coração puro . “Faz
de teu coração
um tribunal
e senta-te nele como juiz de ti mesmo .
Tua memória seja o promotor ,
tua consciência a testemunha ,
e o temor de Deus ,
o juiz ” (Santo
Agostinho: Serm. 351, 4,7). Portanto ,
não se trata
somente de fazer as coisas de coração
e sim de fazer
coisas que
procede do coração reto
e limpo . Para
Jesus o coração tem que
estar limpo para que possa estar em disposição para captar
a vontade de Deus ,
uma vontade que
não é simplesmente
letra escrita .
Não basta
superar a hipocrisia
e o formalismo ; a interiorização pede algo mais que sentimento
de sinceridade .
O coração
reto do qual
fala Jesus não
é feito somente
de coragem , de fidelidade
e de boa memória sobre
todos os ensinamentos .
O coração é feito
de disponibilidade , entendendo com isso a liberdade e a intuição .
Trata-se de criar uma situação
interior capaz
de conhecer a Deus ,
ao verdadeiro Deus ,
capaz de ler
de novo a vontade
de Deus . O coração
é o lugar onde
Deus se revela, não
simplesmente o lugar
onde se percebe a obrigatoriedade
de um esquema
já existente e onde
se encontra a coragem
de repeti-lo.
Os homens
verdadeiros e autênticos podem ser aplaudidos ou
condenados, amados ou
odiados, mas sempre
despertam nossa admiração .
Quem vive na retidão
tem como critério
a verdade e a caridade .
A verdade dita
com caridade
convence até os ateus
em tudo .
A verdade dita
com caridade
humaniza nossa maneira
de falar e de tratar
dos assuntos mais
complicados. “O amor e a verdade estão tão
unidos entre si
que é praticamente impossível
separá-los. São como
duas faces da mesma
medalha ” (Mahatma Gandhi). É preciso ter um coração indivisível e íntegro para ter uma ação
ética .
”Vós abandonais o mandamento de Deus
para seguir a tradição dos homens ”, disse Jesus citando
o profeta Isaías. Através desta afirmação Jesus quer
nos dizer que o mandamento
de Deus e as tradições
dos homens têm que
ser considerados como
duas coisas distintas. Os dois
não estão no mesmo
plano e por
isso , não
podem ser colocados no mesmo
patamar , pois
o mandamento de Deus
é perene e as tradições
dos homens são
provisionais .
P. Vitus Gustama,svd
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