04/02/2019
A
FÉ EM JESUS CRISTO E O ENCONTRO COM ELE NOS LIBERTAM
Segunda-Feira Da IV Semana Comum
Primeira
Leitura: Hb 11,32-40
Irmãos, 32 que mais
devo dizer? Não teria tempo de falar mais sobre Gedeão, Barac, Sansão,
Jefté, Davi, Samuel e os profetas. 33 Estes, pela fé, conquistaram
reinos, praticaram a justiça, foram contemplados com promessas, amordaçaram a
boca dos leões, 34 extinguiram o poder do fogo, escaparam do fio da
espada, recobraram saúde na doença, mostraram-se valentes na guerra, repeliram
os exércitos estrangeiros. 35 Mulheres reencontraram os seus mortos pela
ressurreição. Outros foram esquartejados, ou recusaram o resgate, para chegar a
uma ressurreição melhor. 36 Outros ainda sofreram a provação dos escárnios,
experimentaram o açoite, as correntes, as prisões. 37 Foram apedrejados, foram
serrados, ou morreram a golpes de espada. Levaram vida errante, vestidos com
pele de carneiro ou pelos de cabra; oprimidos e atribulados, sofreram
privações. 38 Eles, de quem o mundo não era digno, erravam pelos desertos e
pelas montanhas, pelas grutas e cavernas da terra. 39 E, no entanto, todos
eles, se bem que pela fé tenham recebido um bom testemunho, apesar disso não
obtiveram a realização da promessa. 40 Pois Deus estava prevendo, para nós,
algo melhor. Por isso não convinha que eles chegassem à plena realização sem
nós.
Evangelho: Mc 5,1-20
Naquele tempo ,
1Jesus e seus discípulos
chegaram à outra margem
do mar , na região
dos gerasenos. 2Logo que saiu
da barca , um
homem possuído por
um espírito
impuro , saindo de um
cemitério , foi a seu
encontro . 3Esse
homem morava no meio
dos túmulos e ninguém
conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes . 4Muitas
vezes tinha
sido amarrado com algemas
e correntes , mas
ele arrebentava as correntes
e quebrava as algemas . E ninguém era capaz de dominá-lo.5Dia e noite ele vagava entre
os túmulos e pelos
montes , gritando e ferindo-se com pedras . 6Vendo Jesus de longe ,
o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e
gritou bem alto :
“Que tens a ver
comigo , Jesus, Filho
do Deus altíssimo? Eu
te conjuro
por Deus ,
não me
atormentes! 8Com efeito ,
Jesus lhe dizia: “Espírito
impuro , sai desse homem !” 9Então Jesus perguntou: “Qual
é o teu nome ?”
O homem respondeu: “Meu
nome é ‘Legião ’,
porque somos muitos ”.
10E pedia com insistência
para que
Jesus não o expulsasse da região .11Havia
aí perto
uma grande manada
de porcos , pastando na montanha . 12O
espírito impuro
suplicou, então : “Manda-nos para os porcos , para que entremos
neles”. 13Jesus permitiu.
Os espíritos impuros
saíram do homem e entraram nos porcos . E toda a manada —
mais ou
menos uns dois
mil porcos
— atirou-se monte abaixo
para dentro
do mar , onde
se afogou. 14Os homens que
guardavam os porcos saíram correndo e
espalharam a notícia na cidade e nos campos . E as pessoas
foram ver o que
havia acontecido. 15Elas foram até
Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido
e no seu perfeito
juízo , aquele
mesmo que
antes estava possuído por Legião . E
ficaram com medo .
16Os que
tinham presenciado o fato
explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com
os porcos . 17Então
começaram a pedir que
Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo
na barca , o homem
que tinha
sido endemoninhado pediu-lhe que o
deixasse estar com
ele . 19Jesus,
porém , não
permitiu. Entretanto , lhe disse: “Vai para tua casa , para junto dos teus
e anuncia-lhes tudo o que o Senhor , em sua misericórdia , fez por
ti”. 20E o homem foi embora
e começou a pregar na Decápole tudo
o que Jesus tinha
feito por
ele . E todos
ficavam admirados.
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1. Firme e Perseverante Na Fé Apesar Das Dificuldades, Pois Deus
Tem a Última Palavra Para a Humanidade
“Irmãos, que mais devo
dizer? Não teria tempo de falar mais sobre Gedeão, Barac, Sansão, Jefté, Davi,
Samuel e os profetas. Estes, pela fé, conquistaram reinos, praticaram a
justiça, foram contemplados com promessas, amordaçaram a boca dos leões,
extinguiram o poder do fogo, escaparam do fio da espada, recobraram saúde na
doença, mostraram-se valentes na guerra, repeliram os exércitos estrangeiros”, escreveu o autor
aos Hebreus que se encontram na dificuldade em termos da fé.
O texto da Primeira Leitura é a continuação
do texto do capítulo anterior (Hb 11,1-19) cujo objetivo é reanimar os
convertidos do judaísmo que, por causa dos problemas e dificuldades na vivência
da fé, querem voltar para a antiga crença.
O autor quer-lhes relembrar o exemplo dos
passados judeus que eram firmes e fieis sempre na provação, sem jamais voltar
atrás, mas sempre prontos para a aventura da fé. O autor coloca, então, uma
série de heróis na fé: Gedeão, Barac e Sanção, que subjugam os reinos (livro dos Juizes) e exercem a justiça;
Davi, que alcança o cumprimento das profecias; os profetas, como Daniel, que fecha
as fauces (boca) dos leões (Dn 6,23; Juiz 14,1-10), ou três meninos, que dominam a violência
do fogo (Dn
3,49-50);
outros profetas que, como Eleazar e os sete irmãos (2Macabeus 6-7), se deixaram
torturar sem fraquejar, ou que deixaram acorrentar (Jr 20,2; 37,15) ou assassinar (Mt 23,34-35) ou deixar no deserto
(1Rs 19) sem nunca perderem a
fé no futuro de Deus que já começou no presente. Os antepassados suportaram
tudo isto, quando não podiam ainda atingir a realização da promessa: “No entanto, todos eles, se bem que pela fé
tenham recebido um bom testemunho, apesar disso não obtiveram a realização da
promessa”.
Os tempos em que todas essas pessoas viviam
eram tão difíceis ou mais do que as nossas. O que acontece é que eles tiveram
fé. Eles confiaram totalmente em Deus e perseveraram em seus caminhos. Eles não
olharam para trás, mas para a frente. Eles não se refugiaram em uma atitude
conservadora, mas arriscaram-se na aventura da fé. A carta diz que "o
mundo não era digno deles".
A fé, que é algo sobrenatural se vive dentro
da experiência humana e se caracteriza pelo dom que fazemos de nós próprios
para o futuro. É o risco que assumimos, ao abandonarmos nossa segurança, para
nos tornar disponíveis à novidade.
Numa época de mudança ou numa mudança de época
como a em que vivemos, a fé não pode cotentar-se apenas com ser mera adesão a
verdades. Mas a fé deve ser o dom de si mesmo ao futuro e à convicção de que a
morte e o fracasso de certas estruturas não podem significar a última palavra
para nossa vida. Dentro deste sentido, a Eucaristia da qual sempre participamos
é profissão de fé, pois já antecipamos logo aqui na terra o Banquete eterno na
fraternidade eterna.
A fé dos mártires é uma das mais exemplares.
Deram testemunho de Deus no absoluto de um risco total. Permaneceram fieis na prova,
quando tudo desmoronou e nada restou senão Deus ... sozinho! Quando a fé traz
segurança, consolação, vantagens humanas, é muito ambígua. Enquanto a
perseguição, o julgamento, a indigência podem ser uma oportunidade para
purificar a fé. Quando
situações muito difíceis nos esmagam, é útil pensar sobre a fé dos mártires ...
do passado e de HOJE.
Portanto, teremos que rezar verdadeiramente o Salmo Responsorial
de hoje (Sl 30) para nos arriscar mais: " Fortalecei os corações, vós que ao
Senhor vos confiais!” e espera com confiança a recompensa de Deus que não faltará:
“Amai o Senhor Deus, seus santos todos, ele guarda com carinho seus fiéis”.
2. Jesus Nos
Devolve a Autenticidade No Encontro Com Ele
O evangelho de hoje nos relata que Jesus chega à região
dos gerasenos, ou seja, a um território pagão . Isto quer nos dizer que a presença do Reino de Deus não se
limita em determinados
lugares e povo .
O amor de Deus
alcança qualquer povo
ou pessoa .
Na região
dos gerasenos encontra-se um homem que “Dia e noite
vagava entre os túmulos
e pelos montes ,
gritando e ferindo-se com pedras ” (Mc 5,5). É um
homem privado
de suas faculdades
mentais , que
não é dono
de si mesmo
e se converteu em seu
próprio inimigo
(“ferindo-se com pedras ”).
Esse mal
é que Jesus vem combater ,
esse mal
misterioso que hoje
chamamos de “alienação ” que divide o homem
no mais profundo
de si mesmo
e o empurra contra si
mesmo . Essa alienação
é que nos
afasta de nos mesmos
e do amor de Deus .
O relato indica que
o encontro com
Jesus é um encontro
de libertação para
cada um
encontrar-se consigo mesmo . Trata-se de uma conquista
da própria autenticidade .
O verdadeiro encontro
com o Senhor nos torna autênticos . Isso
é que aconteceu com
o endemoniado : de um
ser dividido e anti-social
passa a ser um homem dono de si próprio , de um anti-social passa
a ser irmão
dos outros . Libertação
é uma reconquista da própria autenticidade ; é um
encontrar-se consigo próprio .
Este é o resultado
de cada encontro
verdadeiro com
o Senhor : em vez de ser anti-convivência
ou anti-social
(o homem possuído morava no meio dos túmulos )
se torna um
irmão dos demais ,
vira um
amigo dos outros
(ser social ).
3. Para
Jesus o Homem Vale
Mais Do Que
Qualquer Coisa
Neste Mundo
Há um detalhe interessante na cena :
os habitantes da região
demonstram um duplo
sentimento : por
um lado ,
Jesus é para eles
um ser superior ; mas por outro lado , ele é uma
espécie que
incomoda. Eles intuem que a mensagem ,
por muito
libertadora e benéfica que ela seja,
os obrigará a transtornar seus
modos rotineiros
de vida . Por
isso , eles
suplicam que Jesus vá se embora daquela região .
Eles não
aceita a mudança de vida para uma vida de qualidade .
O grande problema
que temos não
é implementar as coisas
novas na nossa
cabeça e sim
tirar as coisas
velhas dela que não
mais nos
ajuda a crescer .
Mudança e transformação são , na verdade , o código do mundo
que nos
cerca . No entanto ,
nem sempre
queremos mudar . Quando
estamos felizes , desejamos que o relógio
pare de andar , queremos que
o tempo pare, queremos imobilizar
o instante fugido. Apenas
pensamos em mudança
por necessidade .
Mas ninguém
pode parar o crescimento .
Ou crescemos com
o mundo no seu
salto de qualidade ,
ou ficamos parados no tempo sem que haja nenhum
crescimento .
4. Ser Enviado Da Misericórdia
De Deus
O que nos chama atenção do relato do evangelho
de hoje é o seu
fim . O homem
curado pede que Jesus o deixe estar com ele : “Enquanto
Jesus entrava de novo na barca ,
o homem que
tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse estar com ele ”. Trata-se
de uma oração . Este
homem quer
estar com o Senhor . Pedir “para
estar com Ele ” é uma expressão
que o evangelista
Marcos usa
na chamada dos Doze Apóstolos
(Mc 3,14). “Estar com
Jesus” significa ser discípulo
de Jesus. Por isso ,
a expressão “estar
com Ele ”
descreve a vocação apostólica; é o ir com Jesus itinerante para ser enviados por Ele .
Trata-se de uma descrição da chamada dos Doze, daqueles que
participam continuamente no mistério do Mestre e estão com
Ele em
função da Igreja ,
isto é, os apóstolos .
O homem
curado pede a Jesus para fazer
parte do grupo ,
porém recebe uma resposta
dura . É a resposta
que nos
recorda a dura resposta
dada para a mulher Cananéia (Mc 7,27; compare Mc 5,37; Mc
1,35). “Vai-te para
tua casa , para
junto dos teus
e anuncia-lhes tudo o que o Senhor , em sua misericórdia , fez por
ti” é a resposta de Jesus para o homem curado.
Jesus que lhe
dizer : esta não
é para ti; esta não
é tua vocação ! E este
se foi, apesar de sua
decepção , obviamente, e começou a proclamar a misericórdia
do Senhor “E todos
ficavam admirados”.
“Enquanto
Jesus entrava de novo na barca ,
o homem que
tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse estar com ele . “Vai-te
para tua casa ,
para junto
dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor , em sua misericórdia ,
fez por ti”, pediu Jesus a esse homem . Por quê ? Jesus quer enviá-lo a anunciar . O
homem deve voltar
para os seus para anunciar as maravilhas da misericórdia
de Deus . Isto
quer nos
dizer que cada encontro verdadeiro com
Jesus tem como conseqüência
o envio para evangelizar .
Os que participam de qualquer atividade
religiosa , seja oração ,
seja missa , seja retiro
devem ser transformados em
missionários –evangelizadores
da misericórdia de Deus .
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