O HOMEM AMADO POR DEUS
ESTÁ ACIMA DA LEI
E DA CRENÇA
Naquele tempo , 1Jesus entrou de novo
na sinagoga . Havia ali
um homem
com a mão
seca . 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado , para poderem
acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca : “Levanta-te e fica aqui
no meio !” 4E
perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer
o mal ? Salvar
uma vida ou
deixá-la morrer ?” Mas
eles nada
disseram. 5Jesus, então , olhou ao seu
redor , cheio
de ira e tristeza ,
porque eram duros
de coração ; e disse ao homem : “Estende a mão ”.
Ele a estendeu e a mão
ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os
partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra
Jesus, a maneira como
haveriam de matá-lo.
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O Reino de Deus propõe a reconstrução
do ser humano
de modo integral (de dentro e de fora). Para
isso é que Jesus foi enviado por Deus Pai a este mundo por amor (cf. Jo 3,16).
Deus nos ama e essa amabilidade nos torna mais gentis, solidários, compassivos,
educados, fraternos, empáticos e assim por diante. Nos evangelhos se vê
simbolicamente que esta reconstrução vai sucedendo gradualmente: uma vez, a
cura de sua vista, outra vez, de sua mão, ou transformar suas ações,
ressuscitar quem se encontra morto. Por isso, para Jesus deixar de fazer o bem
no dia de sábado, negando uma cura para um pobre que necessita é pecar. Não
ajudar quem se encontra carente de vida quando há possibilidades e condições
para isso é pecar por omissão. Assim, a dinâmica do Reino também é exigente: se
não reconstruirmos o homem, estaremos colaborando na sua destruição.
Continuamos ainda a acompanhar a controvérsia
entre Jesus, de um
lado , e os fariseus
e os escribas , de outro
lado . O tema
da controvérsia ainda
está em torno
da observância do preceito
de Sábado . Novamente Jesus quer
manifestar sua convicção de que a lei do sábado está a serviço do homem e não o
contrário. Por isso, diante de seus inimigos que espiam suas atuações Jesus
cura o homem do braço paralisado. E Jesus o fez provocativamente dentro de uma sinagoga
no dia de sábado.
O que tem o valor supremo: a lei, ou o bem do homem e a
glória de Deus? Esta é a questão nessa controvérsia. Em sua luta contra a
mentalidade legalista dos fariseus, no texto anterior Jesus disse: “O sábado
foi feito para o homem, e não o homem para o sábado” (Mc 2,27). Hoje Jesus
aplica o principio para um caso concreto contra a interpretação que alguns
faziam que preocupados mais com uma lei minuciosa do que com o bem das pessoas,
sobretudo, com os que sofrem.
“É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou
deixá-la morrer?”. Essa foi a pergunta de Jesus aos fariseus. Trata-se de
uma pergunta que leva qualquer um a fazer uma reflexão profunda sobre o valor
de um ser humano. A dignidade do ser humano não é objeto de admiração e sim de
respeito. Por isso é que Jesus luta tanto para o bem da pessoa humana apesar das
críticas vindas dos fariseus legalistas. Ama menos quem se preocupa somente com
as regras ou normas ou preceitos religiosos. Esta pergunta leva também qualquer
pessoa a fazer-se pergunta: “O que estou fazendo neste mundo? Para qual
objetivo eu uso meu tempo nesta vida? Será que eu uso meu tempo para construir
minha vida e a vida dos outros? Se não, para que e por que, então, eu vivo?
Será que tenho consciência do tempo que me resta?”.
“Havia, na Sinagoga , um homem com a mão seca . ‘Estende a mão ’,
disse Jesus. O homem com a mão seca a estendeu e a mão
ficou curada”, assim relatou o evangelista
Marcos .
Na antropologia
bíblica, a mão está carregada de simbolismo . A mão
está ligada à idéia
de força e de poder .
Estar na mão
do outro significa estar
sob o seu
poder . A mão direita era sinal de força ,
de sabedoria e de fidelidade .
Como rezamos no Credo :
Jesus “ressuscitou ao terceiro dia , subiu aos céus ;
está sentado à direita
de Deus Pai
todo-poderoso ...”. Isto quer dizer que Jesus mostrou
sua fidelidade
à vontade de Deus
Pai até
o fim . Já
a mão esquerda
era sinal
de fraqueza , de ignorância
e de desgraça .
O homem do texto do evangelho
de hoje está com
a mão seca, sem especificar se a mão em
questão é a direita ou a esquerda (cf. Lc 6,6). É um
homem sem
iniciativa e incapaz
de lutar por
seus direitos ,
e por isso ,
é uma vitima da desumanização. Jesus é Deus
que salva .
Por isso ,
ele toma
iniciativa para
curar o homem
a fim de humanizá-lo novamente . Com
a mão curada, o homem
volta a ter
aptidão para fazer o bem . E ao colocar
o homem no meio
das pessoas , Jesus quer
recordar a todos
que qualquer
pessoa deve ser
respeitada, protegida, defendida, levada
em consideração
acima de qualquer
lei por
sagrada que
ela pareça ser
e acima de qualquer crença. Toda
religião deve se preocupar com a salvação do homem e não com a salvação de
regras religiosas.
Jesus quer nos relembrar que nenhuma religião
ou nenhuma prática
religiosa pode impedir
o encontro fraterno
e a vivência do amor
e do respeito mútuos
nem pode impedir
serviço solidário .
Ao contrário , os que
praticam religião devem ter
cada vez
a sensibilidade humana ,
devem ser mais
humanos e irmãos
para com os demais . A passagem
para chegar ate Deus passa
necessariamente pelo irmão .
O próximo é a passagem
obrigatória para
chegar ao céu .
Qualquer um
pode não encontrar
Deus , mas
não tem como
não se cruzar
com o próximo .
O próximo é ocasião
de salvação para mim
como também
sou uma ocasião de salvação para o outro . No sentido bíblico, será que
minha mão ,
sua mão
está paralisada? O que deve se fazer para deixar
de ficar paralisada?
P. Vitus Gustama,svd
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