25/01/2015
JESUS ME CHAMA A
SEGUI-LO
III Domingo
Do Tempo Comum
Ano B
14Depois que
João Batista foi preso ,
Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus
e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino
de Deus está próximo .
Convertei-vos e crede no Evangelho !” 16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão , que lançavam a rede
ao mar , pois
eram pescadores . 17Jesus lhes disse: “Segui-me
e eu farei de vós
pescadores de homens ”.
18E eles , deixando imediatamente as redes ,
seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco , viu também Tiago e João, filhos
de Zebedeu. Estavam na barca ,
consertando as redes ; 20e logo os chamou. Eles
deixaram seu pai
Zebedeu na barca com
os empregados , e partiram, seguindo
Jesus.
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O texto se encontra numa grande
seção do início
da missão de Jesus na Galiléia (Mc
1,14-3,6) onde se enfatiza a revelação de Jesus como
Messias , por um lado , e a cegueira dos dirigentes
judeus , por
outro lado ,
perante essa revelação
(leia: Mc 1,14-8,30- num contexto maior ).
O texto do evangelho deste domingo ,
podemos dividir em
duas partes de acordo
com sua
unidade literária :
a primeira parte
(vv.14-15) falam da Boa Notícia
proclamada por Jesus e conseqüência desta proclamação; e a segunda parte (vv.16-20)
fala da vocação
dos primeiros discípulos
na versão de Marcos .
I. ANÚNCIO DA BOA NOTÍCIA : Jesus Vai Ao Encontro
Dos Necessitados (vv.14-15)
Terminada a atividade
de João Batista que
representa o fim do tempo
de Moisés (Lei ) e dos Profetas , começa
a atividade de Jesus que é o início
da nova época
do relacionamento de Deus com a humanidade .
Para Mc, a obra
de Jesus só pode começar
depois de João sair
da cena . Jesus começa
sua atividade
na Galiléia. A Galiléia era considerada pelos rabinos
de Jerusalém como um
lugar onde
a obediência à Lei
(Torah) não era
tão exata
e também era
um lugar
onde acontecia o contato
com os pagãos
que causou o sincretismo
religioso .
E Jesus escolheu a Galiléia como
o centro de sua
missão salvífica (cf. Mc
1,16.28.39;3,7;7,31;9,30). O Deus de
Jesus Cristo é realmente
um Deus
de surpresa , pois
ele vai na direção
em que
o homem nunca
pensou em trilhar . Os conterrâneos desprezavam a Galiléia e Jesus a escolheu
como o centro
de sua missão .
Ele vai para
a periferia humana
que necessita da salvação. Os que a sociedade despreza , Jesus vai salvá-los. Jesus quer nos mostrar que cada ser humano é filho
(a) de Deus . Por
isso , nenhum ser humano pode ser
excluído, por o próprio Deus, como Pai da humanidade, será afetado. Tudo que
fizermos para um ser humano, faremos isso para o próprio Deus (cf. Mt
25,40.45).
Ser cristão significa ser de Jesus Cristo. A causa de Jesus
deve ser nossa causa. A vida e a missão de Jesus deve ser nossa vida e nossa missão.
Em outras palavras, nós, seguidores de
Jesus, temos que andar
atrás do Mestre que nos diz: “Segue-me!”.
Não devemos ter medo de
Ele nos
levar para onde ele quer , pois ele é “o Caminho ,
a Verdade e a Vida ”
(Jo 14,6).
Jesus anuncia e convida a crer
na Boa Notícia /Evangelho
(v.14). Qual é a Boa Notícia que ele anuncia? A Boa Notícia
indica a alegre notícia ,
pois o seu conteúdo é a salvação messiânica trazida por Jesus. Que
a partir de Jesus instaura-se na terra
o Reino de Deus
(v.15; Is 40,9;52,7) e por isso , basta entrar nele! Jesus anuncia que
se abre a possibilidade de uma sociedade nova e justa , digna do homem ,
a alternativa que
Deus propõe à humanidade .
Isto quer
dizer que a palavra “Evangelho ”
ou “Boa Nova ”
aqui significa a mensagem
total de conversão
e salvação que Jesus veio trazer . Para
Marcos a crença
nesta Boa Nova não
pode estar separada da fé
no próprio Jesus.
Jesus diz: “O tempo
está completo e o Reino
de Deus está próximo ...”
(v.15a-b). “O tempo está completo ” (“peplérotai o kairós” v.15a). “Tempo ”
ou “momento ”
aqui é uma tradução
da palavra grega
“kairós”. Mc não usa
o termo “krónos” (tempo
cronológico), mas “kairós”. “Kairós” indica um tempo determinado e tem aqui
uma conotação escatológica de tempo determinado
por Deus
para a vinda gloriosa do Cristo ;
indica um tempo
determinado por
Deus para a sua intervenção
salvífica. É tempo de graça , de favor de Deus e de oportunidade
de salvação. Como diz São Paulo: “Eis agora
o tempo favorável
por excelência .
Eis agora
o dia da salvação” (2Cor 6,2).
A expressão “O Reino de Deus
está próximo ” (v.15b) completa
a idéia sobre
o kairós. O kairós indica o tempo determinado por
Deus para o começo do Reino
de Deus . Mas
o que é o Reino
de Deus neste contexto ?
O Reino
de Deus (Basiléia) não é um conceito espacial ,
nem estático ,
mas sim
um conceito
dinâmico . Ele
indica a soberania de Deus
em ação .
Trata-se do tempo da salvação, do restabelecimento da comunhão
entre Deus
e o homem que
começa pela
fé em
Jesus Cristo . Doravante ,
os homens que
buscam a Deus , já
não se cansarão em
vão , pois Deus veio em busca de todos nós : o Seu Reino está próximo . A proximidade do Reino de Deus é
resposta explícita
a toda pergunta
e interrogação escondidas no coração humano .
Não é o homem
quem se dá a si
mesmo a última
resposta para
suas aspirações
e sim é Deus .
A proclamação da proximidade do reino de Deus
exige do homem uma atitude
nova , uma tomada
de posição . Para que essa possibilidade possa acontecer
exige, como condição ,
da parte do homem
a renúncia à injustiça ,
como ponto de
partida (convertei-vos) e a confiança
de que essa meta
é atingível, como ponto
da chegada (tende fé ).
Jesus liga sua
ordem urgente
“convertei-vos” a um chamado igualmente urgente
“crede no Evangelho ”. Para
Marcos a conversão
está ligada intimamente à fé . A crença na
Boa Nova anunciada por
Jesus não pode estar
separada da fé no próprio
Jesus.
A conversão (metanoia)
envolve uma mudança radical no próprio modo de pensar e de viver . É uma chamada
a uma mudança interior
em seus
pensamentos e sentimentos .
O ensinamento fundamental
sobre a conversão
(metanoia) contido no Evangelho de Marcos significa seguir
Jesus (tornar-se discípulo ) e ter fé nele. Não é de admirar que o primeiro ato que Jesus
realiza depois de proclamar
sua mensagem
central (converter
e crer no Evangelho )
é chamar os primeiros
discípulos (vv.16-20). Mas a capacidade
dos discípulos para
participar do chamado de Jesus à conversão não
diminui a necessidade de escutar
a mensagem de Jesus, pois
a maior parte
do Evangelho de Marcos
é dedicada ao desafio e ao fracasso
do discipulado. Apesar de todas as maravilhas que
testemunham no ministério de Jesus, os discípulos são
descritos simplesmente como pessoas que parecem não
entender a mensagem
de Jesus. Até os demônios
reconhecem Jesus (cf. Mc 3,11), contudo ,
os discípulos parecem desatentos a esse
reconhecimento . Por
isso , é sempre
hora de Deus .
Convertei-vos! Em cada
momento em
que a Boa Nova
se nos oferece, nos
convida e nos dá o poder
de começar a nova
caminhada .
De outra forma podemos dizer que a conversão
significa, simplesmente , imitar
o amor de Deus .
Porque quando
você ama , você não vai fazer a injustiça contra ninguém ;
não vai explorar
ninguém ; não
vai roubar ninguém
por um
simples razão :
você encontrou no outro
seus próprios
sentimentos e seu
próprio coração . Por isso , o critério
para saber se você cresceu ou não (critério
de maturidade ) é a sua
capacidade de amar .
Certamente Jesus nos
traz o Deus de amor
e não Deus
que castiga .
Infelizmente , o Deus
que habita na consciência
da maioria dos cristãos
é o Deus que
castiga , por
isso a vida
se torna pesada .
Mas quando
o Deus de amor
habita na nossa consciência ,
a vida se torna
leve já
que o amor
dá segurança , tranqüilidade
e crescimento . E tudo
que você ama se torna leve .
A segunda exigência é fé
na Boa Nova anunciada por Jesus. Fé não significa um
conhecimento puro
intelectualmente da mensagem ,
mas uma adesão
plena e total
do homem a Deus .
Que o homem
tenha coragem e firmeza
de dizer o seu
sim total
ao plano salvífico de Deus . A fé nos aproxima do conhecimento
de Deus . E ao participarmos da vida de Deus ,
começamos a ver e a apreciar
tudo . Conseqüentemente , tudo
se ordena e tudo ganha
seu justo
valor . A fé
nos permite entender
a realidade de uma maneira
renovada e nos transforma em homens novos .
II. O
CHAMAMENTO DE JESUS (a vocação
dos primeiros discípulos )
vv.16-20
1.Onde
e em que
situação
O que quer dizer o “lago ” na apresentação
de Marcos ?
O “lago ” é o lugar no qual
vive as pessoas da Galiléia e ali é que elas trabalham. Certamente
Jesus procura e encontra
o povo ou
cada um
de nós em
sua própria
situação e lugar .
E Jesus nos chama
a segui-lo ali onde
se encontra , na própria
situação concreta .
Ele apresenta a cada
um o convite ali onde se encontra , numa situação
comum , honesta
e honrada como aquela dos pescadores ou , então , numa situação
desonrada e moralmente difícil como
aquela do cobrador dos impostos , como Levi (cf. Mc 2,14) etc.
Se Jesus quer encontrar cada um de nós ali onde se encontra , vamos ficar , então , no nosso
lugar . Como
as letras de um
canto que
dizem: “Quando Jesus passar eu quero
estar no meu lugar”. Se eu não ocupar meu lugar, por simples que ele seja,
Jesus não vai me encontrar. Conseqüentemente, surge uma pergunta para mim:
“Onde está o meu lugar?” Concretamente digamos: se você é pai que seja pai ou
mãe que seja mãe, professor seja professor, médico seja médico etc.. Se seu
filho ou sua filha chama você de pai ou de mãe, por que ele (ela) quer que você
seja verdadeiro pai
ou verdadeira mãe
para ele ou ela . Assim por diante . Isto quer dizer que cada nome ou função é um apelo , é uma missão .
2. Como Jesus chama
e a que o chama
e a que chama ?
Sublinha-se o aspecto pessoal : através
de um colóquio
familiar . Jesus vê
Simão e André, Tiago e João e aproxima-se deles familiarmente ,
fala e os chama .
Ele faz lhes
ouvir aquela palavra
de esperança e de confiança
que é o chamado a segui-lo.
O que significa “seguir ”? Literalmente
significa “ir atrás
de alguém , pisando nas suas pegadas e
percorre o seu caminho .
Tudo isto
exige uma imensa confiança
naquela pessoa que
está na nossa frente .
É preciso entregar-se totalmente a essa pessoa . “Seguir Jesus Cristo ” segundo o Evangelho
significa aceitar seus
ensinamentos , entregar-se incondicionalmente à sua
pessoa , colaborar na sua missão e partilhar do seu destino , que inclui a
morte e a glorificação
(Jo 12,26; 14,3; 17,24). O abandono confiante a Jesus é necessário
para poder percorrer
o caminho em
direção ao conhecimento
da vida e do mistério
de Jesus.
Jesus os chama para serem “pescadores
de homens ” (v.17). Há aqui uma alusão
clara à atua profissão
dos dois irmãos
(Simão e André) e uma alusão a Jr
16,14-16. “Ser pescadores
de homens ” sublinha uma missão universal , não se limita ao povo
judeu .
3. Com que resultado Jesus chama
?
P. Vitus Gustama,sv
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