11/02/2015
NO CORAÇÃO PURO E
IMACULADO DEUS HABITA
Quarta-Feira da V Semana Do Tempo Comum
Evangelho: Mc 7, 14-23
Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e
disse: “Escutai todos e compreendei: 15o
que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do
seu interior. 16Quem tem
ouvidos para ouvir ouça”. 17Quando
Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre
essa parábola. 18Jesus lhes
disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de
fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque
não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus
declarava que todos os alimentos eram puros. 20Ele
disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que
saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades,
fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e
são elas que tornam impuro o homem”.
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Em Mc 7,1-23 há três cenas:
1.
Jesus, de um lado, e os escribas e os fariseus, de
outro lado, numa controvérsia (Mc 7,1-13).
2.
Jesus - multidão (Mc 7,14-15): Jesus convoca a multidão.
3.
Jesus - discípulos (Mc 7,17-23): ensinamento de Jesus
para os discípulos tem como objetivo educar seus discípulos para que tenham um
senso crítica sobre as tradições de seu povo a fim de colocar em destaque a lei
de Deus.
O texto do evangelho de hoje começa
com a seguinte frase: “Jesus chamou a multidão para perto de
si e disse: Escutai todos e compreendei...”. A expressão “chamou a
multidão” é um verdadeiro ato de convocação. Jesus faz isso de maneira concisa
(reduzir ao essencial) e incisiva (firme) e convida a multidão para pensar
sobre aquilo que ele vai dizer a fim de entendê-lo. Não era fácil mudar a
mentalidade daqueles que estavam ali, escutando Jesus. O grande problema de
muitas pessoas não consiste em colocar coisas novas em sua cabeça e sim tirar
as coisas velhas de sua cabeça. Para que possamos colocar coisas novas num
guarda-roupa é necessário tirarmos roupas velhas dele. Renovar significa
colocar algo novo.
Depois que atacou a hipocrisia dos
fariseus que honram Deus apenas com os lábios enquanto que seu coração está
longe d’Ele, agora Jesus expõe para todos o princípio sobre o santo e o
profano: o que separa o homem de Deus não é o que procede de fora dele: “O
que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do
seu interior”. E Marcos
acrescentou: “Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros”.
Para os adversários de Jesus (escribas e fariseus), a impureza vem de fora, de
coisas impuras que entram na pessoa que torna a pessoa impura por contaminação.
Para Jesus o problema do puro ou impuro (novo princípio de moralidade) sai de
dentro da pessoa. Com isso, Jesus declara puras todas as coisas, moralmente
falando. Nenhuma coisa torna uma pessoa impura moralmente.
O livro de Levítico (AT) enumera uma
serie de animais que são tabu para o Povo eleito. Comê-los significava
tornar-se impuro e impedia a pessoa de participar no culto de Deus (cf. Lv 11).
Semelhante proibição está em contradição com a palavra de Deus a Noé: “Tudo
o que se move e vive vos servirá de alimento...” (Gn 9,3). No entanto, era
necessário o povo eleito aceitar a proibição para se defender dos cultos pagãos
que usavam amplamente determinados animais. Por isso, não comê-los se convertia
num sinal de que o povo eleito queria viver separado dos cultos pagãos e
disponível ao culto a Deus.
Jesus não discute essa boa vontade,
e sim a forma de conceber o “puro” e o “impuro”. Por isso, Jesus declara: “O
que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do
seu interior”. A lei de
Deus não é algo exterior e sim algo presente em nosso interior, em nosso
coração que nos faz tomarmos atitudes e darmos respostas adequadas para o viver
de cada dia. O puro e o impuro não devem ser procurados fora do homem, mas no
seu coração. Dessa maneira, Jesus está em perfeita sintonia com os profetas;
não se opõe à Lei e sim a aprofunda, a espiritualiza e vai à raiz do mal. Há
uma impureza muito maior e a única que realmente se afasta de Deus: quando o
homem se decide, livremente, pelo mal. Esta é a impureza que deve ser eliminada
da vida ou do coração do homem.
Quando se fala do “coração”, deve
ser entendido no sentido de toda a interioridade da pessoa, o centro da vida,
das decisões e do encontro pessoal com Deus. Se o coração for bom, os gestos de relacionamento humano
obedecem aos imperativos de humanizar, de fraternizar e de santificar a
convivência. A pureza do agir depende da pureza do coração. Mas se o coração
for mau, a vida é envenenada pela insatisfação, pela inveja, pelo ciúme, pela
disputa, pela discriminação, pelo sensualismo, pelas más intenções e assim por
adiante. Para Jesus, o teste decisivo para saber se o coração está perto de
Deus é o comportamento fraterno para com o próximo. O coração é o lugar onde o
homem se revela e onde Deus se revela. Em outras palavras pode-se dizer que a
vida cristã se resume em uma palavra: AMOR. Mas o conceito do amor tem sido tão
manipulado e profanado que requer uma clarificação para dissipar possíveis
confusões. O amor, núcleo da vida cristã é uma atitude. Consiste em uma entrega
total e desinteressada de nossa pessoa a Deus e ao próximo. A antítese do amor
cristão é o ritualismo que utiliza Deus e os demais para o proveito próprio, ou
um ritualismo que se desliga dos compromissos com a vida e com os problemas
humanos. A relação com Deus não depende da observância de normas ou de
gestos religiosos, mas da atitude fraterna para com os demais seres humanos.
Muitas vezes, somos fiscais do
comportamento alheio como os fariseus, gente sempre pronta a julgar, a
criticar, a condenar o próximo a partir de detalhes, muitas vezes, mínimos. Às
vezes são até pessoas aparentemente boas, que acabam estragando a convivência
porque adoram exibir o seu estrito cumprimento de todas as regras, sociais e
religiosas, com o intuito de diminuir os demais. “Seja humilde para evitar o orgulho, mas voe alto para
alcançar a sabedoria”, dizia Santo Agostinho (In ps. 130,12).
Muitas vezes também nós andamos a toda hora medindo a piedade alheia pelos
padrões das nossas próprias normas, sem perceber que, ao fazermos isso, estamos
bloqueando o acolhimento, o testemunho de comunhão e de fraternidade que são
alguns dos valores importantes na Igreja e na vida cotidiana. Precisamos estar
conscientes de que a dignidade da pessoa humana não consiste em parecer bom,
mas em ser bom. “É mais
fácil simular virtudes do que possuí-las. Por isso, o mundo está cheio de
farsantes”, dizia Santo Agostinho (De mor. Eccl. Cath. 1,12).
Tudo é puro quando sai de um coração limpo. Mas tudo pode ser inútil, se for
contaminado pela vaidade, pelo exibicionismo ou pela hipocrisia. Por isso, a
conversão do coração e as vitórias interiores sempre são necessárias, pois elas
acabam melhorando a conduta de qualquer um de nós e a qualidade de nossa
convivência.
Honrar a Deus de verdade, para
Jesus, não é apenas estar em dia com os regulamentos nem seguir devoções
particulares. Honrar a Deus é fazer prevalecer a caridade fraterna, estar ao
lado dos que sofrem que nos exigem gestos concretos de bondade e de amor para
com eles. A vida no Espírito é antes uma realidade interior. A partir daí, o
exterior é manifestação de uma verdade mais profunda. A comunidade não se cria
por decreto, mas nasce quando as pessoas têm um coração que sabe amar e
respeitar aos outros e quando fazem circular um espírito novo, de união e de
preocupação mútua pelo crescimento dos outros.
Se quisermos cumprir a lei de Deus,
devemos ter em vista sempre, em primeiríssimo lugar, os objetivos do projeto de
Deus. Ele quer mais vida, mais amor, mais compaixão e misericórdia, mais
partilha, mais igualdade e mais justiça. Esse é o critério mais evangélico para
avaliar a legitimidade de nossa vida cristã e do nosso modo de seguir a lei.
Somos Igreja para nos ajudarmos uns aos outros a crescer, não para virarmos
fiscais das virtudes e da vida alheias. Somos chamados a construir um mundo
mais humano e fraterno, pois Deus é o Pai de todos. “É preciso amar os homens não pela simpatia que
nos inspiram nem pelas qualidades que apreciamos, mas porque Deus os ama”
(Martin Luther King).
P. Vitus Gustama,svd
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