21/02/2015
CONVERTER-SE PARA
SEGUIR A JESUS
Sábado depois das
Cinzas
Primeira Leitura: Is 58,9b-14
Assim fala o Senhor, 9b se destruíres teus instrumentos de
opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10 se acolheres de coração aberto o
indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz
e tua vida obscura será como o meio-dia. 11
O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da
vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como
uma fonte de águas que jamais secarão. 12
Teu povo reconstruirá as ruínas antigas;
tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor
de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar. 13 Se não puseres o pé fora de casa
no sábado, nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado
teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao
Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades,
negócios e conversações, 14 então
te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e
desfrutar a herança de Jacó, teu pai. Falou a boca do Senhor.
Evangelho: Lc 5,27-32
Naquele tempo , 27Jesus viu um
cobrador de impostos ,
chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe
disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo ,
levantou-se e o seguiu. 29Depois , Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava
aí grande
número de cobradores
de impostos e outras pessoas sentadas à mesa
com eles .
30Os fariseus e seus mestres da
Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por
que vós
comeis e bebeis com os cobradores de impostos
e com os pecadores ?” 31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico ,
mas sim
os que estão doentes .
32Eu não
vim chamar os justos ,
mas sim
os pecadores para
a conversão ”.
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As palavras
do profeta Isaias são sugestões que podem nos ajudar no esforço que a Quaresma
nos pede: pôr suavidade e bondade em todas as nossas relações..., estar atentos
às necessidades dos outros, especialmente aos dos necessitados para fazer-lhes
mais felizes. É esquecer um pouco nossas preocupações, nossos assuntos,
demasiado humanos e egocêntricos para considerar os assuntos de Deus que são
assuntos para o bem da humanidade. É abandonar nossa vontade de mandar nos
outros para começar a dialogar sobre o que é digno para ser vivido em conjunto
como irmãos e irmãs da mesma família de Deus. É parar de explorar o outro, pois
faço parte também da humanidade. É parar de cobrar dos outros tudo que não
devia ser cobrado para aprender a viver na honestidade. É ser “novo Levi” capaz
de ver a vida num horizonte novo, de ver o outro como irmão.
1. Jesus Chama Cada
Um Para Levar Adiante Tudo Que Salva a Humanidade
No evangelho
deste dia Jesus convida o publicano Levi
(Mateus ) a segui-Lo: “Segue-me”. E o publicano se levantou, deixou tudo e seguiu a Jesus.
Jesus chama
cada um
no lugar onde
se encontra , no lugar
onde trabalha
como Levi. Jesus chama
as pessoas normais .
Levi não é uma pessoa
perfeita nem
um super-homem .
Ele é um
cobrador de impostos
e por isso ,
é um ladrão
público . Um
publicano é uma pessoa desclassificada e considerada
como pecador .
Por isso ,
ele é excluído
da vida social .
Todos odiavam essa profissão ,
pois explorava o povo
para se enriquecer
ilicitamente.
Ao ouvir atentamente a Palavra
da vida eterna
(cf. Jo 6,68) Levi não resiste, pois a salvação é muito
mais importante
do que qualquer
riqueza e profissão
no mundo . Levi deixa
o poder divino operar na sua fraqueza de pecado sem
temor. Aqui se traça o caminho do verdadeiro
discípulo : encontrar-se pessoalmente com
o Senhor , ouvir atentamente sua
Palavra e ir atrás do Senhor incondicionalmente que supõe o abandono da maneira de
viver anterior. Levi abandonou tudo , pois encontrou tudo e
permaneceu com o Tudo
que é o Senhor
do Universo . Levi ganhou tudo em Jesus Cristo . Depois que conheceu Jesus Cristo ,
São Paulo escreveu: “Por
ele tudo
desprezei e tenho em conta
de esterco , a fim
de ganhar Cristo ”
(Fl 3,8b).
2. Banquete É O Momento Da Comunhão, Do Amor Fraterno
Levi oferece um
grande banquete
para celebrar sua volta para o caminho da felicidade com Deus (conversão ).
O banquete é o momento familiar onde
todos se igualam e se alimentam da mesma refeição. É o momento de fraternidade
e de alegria em conjunto.
Para a mentalidade
judaica , o banquete
é o lugar do encontro ,
da fraternidade , da igualdade
onde os convivas
estabelecem laços de família e de comunhão
mais profundos
e íntimos . Para os judeus, como para os
orientais, em geral, na época, comer juntos constituía o sinal evidente e mais
valioso de amizade e comunhão, não somente num nível simplesmente humano, mas
também no plano religioso. Por isso, os judeus evitavam o contato na refeição
com os membros pecadores de seu povo.
Jesus se comportou de forma
diferente: não somente chamou Levi, o publicano; não somente ofereceu o perdão
aos que, até então, eram pecadores, mas também fez refeição com eles e
compartilhou sua amizade.
Mas por muito humana que pareça a
atitude de Jesus, por misericordioso que seu gesto possa apresentar-se,
constitui diante dos olhos dos seus contemporâneos causa de escândalo. Na
verdade, ao fazer isso, Jesus se colocou no lugar de Deus, levando o sinal de
sua graça e comunhão aos perdidos e culpáveis deste mundo: “Os que são
sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar
os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.
É preciso nos recordar que as
refeições de Jesus com os homens, especialmente com os pecadores convertidos
são um sinal e antecipação do banquete pleno no Reino.
O símbolo
mais apropriado
do Reino de Deus
é o banquete , pois
se estabelecem a fraternidade , a comunhão e o amor
sem limites .
Não é por acaso que um dos sacramentos instituídos por Jesus o Sacramento da
Eucaristia (da refeição). A Eucaristia é a celebração da comunhão, da
fraternidade, da igualdade, da família. É um dos momentos de nossa humanização,
isto é, para nos tornarmos mais humanos, mais fraternos, mais familiares. Ao
sair de cada celebração eucarística devemos ser mais humanos, mais fraternos;
devemos pensar mais no outro, pois o outro é o nosso irmão.
Os fariseus
não entendem isso
e criticam o comportamento de Jesus de
se aproximar do publicano e de fazer
banquete com
ele . Como
os fariseus nós
também podemos ficar
numa atitude de auto-suficiência, achando que não
precisamos do dom de Deus porque
cumprimos os mandamentos , e achamos que Deus não tenha outra
solução senão
salvar-nos. E nos esquecemos de que a conversão
é uma carreira inacabada .
Além disso, quem
não tem o amor
fraterno no coração ,
como os fariseus ,
jamais entende o que
é o Reino de Deus
e desprezará a importância da conversão . A conversão
é o encontro de dois
amores : o amor
eterno de Deus
por mim
e eu voltei a amar
esse Amor
eterno que
me faz feliz
neste mundo e me
devolve na minha dignidade
como filho
amado de Deus .
A conversão é o início
do caminho da felicidade .
A quaresma
é o tempo forte
liturgicamente para dedicar
um tempo
para a reflexão
e a oração . É o tempo
para ouvir um pouco nossas
preocupações , nossos
assuntos demasiados
humanos para
levar em consideração os assuntos de Deus para nossa própria
salvação.
“Ajude-me, Senhor ,
a destruir meus instrumentos
de opressão , e a deixar
os meus hábitos
autoritários, a linguagem maldosa que
sempre emiti, o olhar que condena. Dê-me um pouco de Sua força para acolher
de coração aberto o indigente e prestar todo socorro ao necessitado, para que
possa nascer na minha vida a Vossa Luz. Que minha mão seja Sua mão estendida
para todas as pessoas em cujo caminho me coloco. Que Seu convite para abandonar
tudo que não presta para o bem comum ressoe permanentemente no meu coração, e
que não perca tempo nem demore em seguir Sua voz, Senhor. Dê-me, Senhor, a
força para seguir adiante atrás de Seus passos para que um dia possa
experimentar também Sua Ressurreição. Amém!”.
P. Vitus Gustama,svd
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