20/02/2015
Is 58,1-9
Assim fala o Senhor Deus: 1“Grita
forte, sem cessar, levanta a voz como trombeta e denuncia os crimes do meu povo
e os pecados da casa de Jacó. 2Buscam-me cada dia e desejam conhecer meus
propósitos, como gente que pratica a justiça e não abandonou a lei de Deus.
Exigem de mim julgamentos justos e querem estar na proximidade de Deus: 3“Por
que não te regozijaste, quando jejuávamos, e o ignorastes, quando nos
humilhávamos?”“. É porque no dia do vosso jejum tratais de negócios e oprimis
os vossos empregados. 4 É porque, ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e
brigas e agressões impiedosas. Não façais jejum com esse espírito, se quereis
que vosso pedido seja ouvido no céu. 5 Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em
que uma pessoa se mortifica? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco, e
de deitar-se em saco e sobre cinza? Acaso chamas a isso jejum, dia grato ao
Senhor? 6 Acaso o jejum
que prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do
jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição?
7 Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos?
Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne. 8 Então,
brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à
frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 9ª Então
invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me
aqui”.
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Mt 9, 14-15
Naquele tempo ,
14os discípulos de João
aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por
que razão
nós e os fariseus
praticamos jejuns , mas
os teus discípulos
não ?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso , os amigos
do noivo podem estar de luto enquanto o
noivo está com
eles ? Dias
virão em que
o noivo será tirado do meio
deles. Então , sim ,
eles jejuarão”.
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As leituras
de hoje nos
falam do jejum . O jejum
sempre tem sentido
de “privação ” ou
de “renúncia ”. Jejuar
consiste essencialmente em nos privar de alimento pelo
sentido da palavra ,
mas em
geral é referido a qualquer
tipo de privação .
O jejum começa
a reentrar na nossa
cultura atual
por razões
de dieta e de estética ,
ou aconselhado por
certas formas
de religiosidade, com origem no Oriente .
O jejum
é um dos componentes
fundamentais da Quaresma .
Mas podemos entender
mal as suas
motivações ou até
cair no egoísmo
e no orgulho . Por
isso , a Igreja
nos alerta
para duas dimensões
essenciais do jejum :
a sua referência
a Cristo e a sua
dimensão de solidariedade .
Mais que
a privação de alimentos ,
é o espírito com
que se realiza o jejum
que determina o verdadeiro sentido do
jejum. O jejum deve ser
uma expressão do desejo
profundo de conversão. Santo Agostinho
dizia: “Para jejuar
deveras há que abster-se, antes de mais, de todo pecado”.
Fazer jejum significa saber
renunciar a algo e dá-lo aos demais; é saber controlar nossas apetências; é
saber nos defender com liberdade interior das contínuas urgências do mundo de
consumismo. Jejuar é purificador. Jejuar não seria privar-se de tudo e sim usar
moderação em tudo, isto é, ser sóbrios. Jejum supõe um grande domínio de si, de
disciplina de olhos, de mente e da imaginação. A falta de sobriedade é uma das
causas pelas quais se obscurecem e se debilitam as melhores iniciativas e
decisões de um cristão. A sobriedade é certamente uma garantia da capacidade de
orar e de apreciar o Espírito Santo. Com a renúncia às coisas Cristo nos chama
à alegria, a uma alegria profunda, nascida da paz da alma. Fazer jejum é
renunciar a algo para dá-lo aos necessitados. O jejum com uma dimensão de
solidariedade nos tira do egoísmo, nos tira de uma vida vazia. Paradoxalmente a
vida vazia é pesada para quem a tem. Sou livre quando a graça pesa mais do que
as regras e não o contrario.
O profeta
Isaias descreve qual é o verdadeiro jejum
que agrada
a Deus (Is 58,6-9). Deus não quer o jejum formalista
que não
tem em conta
a vida do outro ,
e muito menos
a justiça . Nada
valem as ações que
excluem o amor ao próximo .
O verdadeiro jejum ,
no pensamento do profeta ,
remete ao comportamento capaz de renunciar à ganância , à avareza para começar a ser
generoso ; capaz
de renunciar ao tempo
pessoal para ir ao encontro do
necessitado (doente , prisioneiro ,
idoso etc.) para
estar com ele a fim de aliviar uma parte de sua dor . O jejum verdadeiro
consiste em quebrar
todas as cadeias injustas, em repartir o pão com o faminto . Segundo
o profeta Isaias, o culto
deve estar unido à solidariedade
com os necessitados. Caso contrário, não agrada a Deus e é estéril. As
manifestações exteriores de conversão têm a sua prova real na caridade e na
misericórdia para com os necessitados, com os pobres, com os carentes do
essencial como um ser humano para viver. O verdadeiro jejum é um verdadeiro
compromisso com os irmãos necessitados e empobrecidos ou injustamente são
presos.
Tendo presentes estas dimensões,
entendemos melhor o sentido do jejum que nos é recomendado e pedido pela
Igreja, e mais facilmente evitamos cair na busca de uma perfeição
individualista e fechada, sem nos preocuparmos com Cristo presente nos outros irmãos
necessitados (Mt 25,40.45).
A febre do consumismo hoje em dia é
um grande desafio para praticar um profundo jejum, isto é, o verdadeiro
encontro com Deus e com o próximo. Jejum é um dos caminhos da libertação. Como é bom viver livre de qualquer apego, pois se abre o caminho para novas descobertas.
·
Quebrar as cadeias injustas
·
Libertar os oprimidos
·
Repartir o pão com o faminto
·
Acolher em casa os pobres e peregrinos
·
Cobrir ou vestir os nus
·
Não desprezar o próximo.
P. Vitus Gustama,svd
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