23/02/2015
SEREMOS JULGADOS SOBRE O AMOR NO
JUIZO FINAL
Mt 25,31-46
Naquele tempo ,
disse Jesus aos seus discípulos : 31“Quando o Filho do Homem
vier em sua
glória , acompanhado
de todos os anjos ,
então se assentará em
seu trono
glorioso . 32Todos os povos da
terra serão
reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros ,
assim como
o pastor separa as ovelhas
dos cabritos . 33E colocará as
ovelhas à sua
direita e os cabritos
à sua esquerda .
34Então o Rei dirá aos que
estiverem à sua direita :
‘Vinde benditos de meu
Pai ! Recebei como
herança o Reino
que meu
Pai vos
preparou desde a criação
do mundo ! 35Pois
eu estava com
fome e me
destes de comer ; eu
estava com sede
e me destes de beber ;
eu era
estrangeiro e me
recebestes em casa ;
36eu estava nu e me
vestistes; eu estava doente
e cuidastes de mim ; eu
estava na prisão e fostes me
visitar ’. 37Então
os justos lhe
perguntarão: ‘Senhor , quando
foi que te
vimos com fome
e te demos
de comer ? Com
sede e te
demos de beber ?
38Quando foi que te vimos como estrangeiro
e te recebemos em
casa , e sem
roupa e te
vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso , e fomos te visitar ?’ 40Então
o Rei lhes
responderá: ‘Em verdade
eu vos
digo, que todas as vezes
que fizestes isso
a um dos menores
de meus irmãos ,
foi a mim que
o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que
estiverem à sua esquerda :
‘Afastai-vos de mim , malditos ! Ide para o fogo eterno , preparado para o diabo e para os seus anjos . 42Pois eu estava com fome e não me destes
de comer ; eu
estava com sede
e não me
destes de beber ; 43eu
era estrangeiro
e não me
recebestes em casa ;
eu estava nu
e não me
vestistes; eu estava doente
e na prisão e não
fostes me visitar ’.
44E responderão também eles : ‘Senhor , quando foi que te vimos com fome , ou com sede , como estrangeiro ,
ou nu ,
doente ou preso , e não te servimos?’ 45Então
o Rei lhes
responderá: ‘Em verdade
eu vos
digo, todas as vezes que não
fizestes isso a um
desses pequeninos , foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto ,
estes irão para
o castigo eterno ,
enquanto os justos
irão para a vida
eterna ”.
-----------------
O texto do evangelho lido neste dia
se encontra no quinto e o ultimo discurso de Jesus no evangelho de Mateus
chamado o Julgamento final (Mt 23-25). O evangelista Mateus quer nos recordar
que o homem jamais se esquece de que um dia sua vida na história terminará. Um
poeta espanhol escreveu: “Partimos, quando nascemos, caminhamos enquanto
vivemos, e chegamos no momento em que morremos”. São Paulo nos adverte: “Todos
nós teremos de comparecer manifestamente perante o tribunal de Cristo, a fim de
que cada um receba a retribuição do que tiver feito durante a sua vida no
corpo, seja para o bem, seja para o mal” (2Cor 5,10; cf. Hb 9,27). Segundo
São Paulo nós seremos julgados por Deus por aquilo que fizemos ou deixamos de
fazer aqui neste mundo, durante a nossa história. E o critério de avaliação vai
ser nosso amor para com os irmãos, para com todas as pessoas, principalmente
para os necessitados (cf. 1Cor 13,1-13).
Sabendo do término de nossa
caminhada um dia aqui neste mundo, o texto
do evangelho deste dia
é uma das páginas mais
incômodas de todo o evangelho .
Uma das páginas do Evangelho
que sempre
temos mais medo
é a da parábola do “Juízo
final ”. Trata-se do momento
supremo do homem ,
do momento em
que deverá prestar
contas ao seu Criador, porque todos Lhe pertencem e que Ele esteve presente na
história de todos (cf. Mt 28,20; 25,40.45; 1Cor 3,16-17 etc.). Por isso,
fala-se de condenação e de salvação, de bênção e maldição, de chamada e de
repulsa: de eternidade. Qualquer homem pode
não encontrar
Deus durante
a vida , mas
não tem como
escapar do seu
próximo com quem Jesus se identifica. O verdadeiro
próximo é aquele
em cujo
caminho eu me coloco e não apenas aquele
que eu encontro no meu caminho.
No julgamento final, Jesus nos revela
um Deus que não se pode medir com os nossos cálculos matemáticos, legais ou
rituais, um Deus que, apesar de ser o mais próximo de nós, também é o mais
afastado porque Ele é o “diferente”, o “diverso”, o “outro”.
O critério usado no julgamento
final é o AMOR ao próximo, de modo especial o bem feito aos pobres e
marginalizados, pois o cerne da religião bíblica é a prática ou a vivência do
amor. Todo o mais, por mais belo e importante que ele seja, como o conhecimento
e a fé em Deus parecem ter valores apenas “parciais”. Mesmo o testemunho do
sangue não significa nada em comparação com o amor ao próximo (cf. 1 Cor
13,1-13). Mas não se trata do bem, feito para atrair sobre si a bênção de Deus,
ou com a esperança duma recompensa, servindo-se do próximo como instrumento da
benevolência divina, mas trata-se do bem, feito ao homem pelo homem: o amor
pelo amor. O ateu pode percorrer as ruas do mundo sem encontrar Deus, mas não
pode deixar de cruzar-se com o seu próximo e com o próximo mais pobre, menos
livre, mais oprimido, mais só. Jesus se identifica com eles.
No evangelho
de hoje Jesus nos
recorda que no último
dia seremos julgados sobre o amor : “Todas
as vezes que
não fizestes isso
(caridade ) a um
desses pequeninos , foi a mim que não o fizestes!”, diz o Senhor
(Mt 25,45). Entre o homem
e Deus há um
certo laço .
Deus não
se desinteressa da conduta do homem .
As palavras
do Senhor neste dia
devem servir de exame
de consciência sobre
o estilo e a qualidade
de nossas relações com
todas as pessoas que
tratamos: falta de caridade ,
mentira , agressão ,
falsidade , exploração ,
apatia , insensibilidade
humana e assim
por diante .
Devemos nos deter
em cada
uma destas palavras e nas outras semelhantes . E cada
um deve se perguntar :
“Qual é o meu
estilo ou
meu modo
de tratar os outros ?”.
Deus se faz juiz
da qualidade de nossas relações com os
outros , e não
os comentários humanos .
Na Eucaristia ,
com os olhos
da fé , não
nos custa
muito descobrir
Cristo presente
no sacramento do pão
e do vinho . Mas
nos custa
muito descobrirmos Cristo
fora da Eucaristia ,
no sacramento do irmão .
Mas precisamente
a partir deste ângulo
é que será feita
a pergunta final ,
se descobrimos Cristo no irmão ou não . O Cristo que escutamos e que
recebemos na Eucaristia é o mesmo a quem
devemos servir nas pessoas
com as quais
nos encontramos durante
o dia .
Muitas vezes ,
e, sobretudo , em
situações de crise
perguntamos: “Onde está Deus ?”. Hoje , através do texto
de Mateus temos uma resposta clara :
nos que
sofrem, nos pobres ,
nos enfermos ,
ainda que
não queiramos ver
porque é incômodo ,
desagradável. Mas
comprometer-se, conviver , procurar qualidade
de vida , calor ,
não é isso
ser santo ?
Se decidirmos realmente
seguir a Jesus, teremos que
escolher o caminho
da vida . Optar
pela vida
é viver na solidariedade ,
na compaixão , na caridade ,
no perdão ... Mas
se escolhermos nossas ambições , o poder , a auto-suficiência, etc., então
estaremos escolher o caminho
da morte eterna .
A quaresma
é o tempo oportuno
para praticar a solidariedade pela solidariedade. Dividir o que se tem com quem
não tema nada para viver é uma das maneiras de viver a quaresma. Não basta
fazer jejum. É preciso saber partilhar com o necessitado com quem Jesus se
identifica. O modo de amar, de
abraçar, de aceitar o meu irmão mais pequeno e mais oprimido é uma participação
evidente da intimidade mesma de Deus- Amor, um valor absoluto em si próprio.
Tudo o que é amor já é de Deus. Um critério que servirá, então, para crentes e
ateus será a lei do amor aos irmãos, escrito no interior de cada ser humano,
impulso para o bem, a chamada à fraternidade. Porque alguém pode ter fé em Deus
sem amar ao próximo e alguém pode se considerar ateu, mas sabe amar ao próximo
Para Refletir
O QUE DEUS NÃO VAI PERGUNTAR
Deus não vai perguntar qual o
tamanho de sua casa, mas vai perguntar quantas pessoas você abrigou nela.
Deus não vai fazer perguntas sobre
as roupas do seu armário, mas vai perguntar quantas pessoas você ajudou a
vestir.
Deus não vai perguntar o montante de
seus bens materiais, mas vai perguntar em que medida eles ditaram sua vida.
Deus não vai perguntar qual foi o
seu maior salário, mas vai perguntar se você comprometeu o seu caráter para
obtê-lo.
Deus não vai perguntar quantas
promoções você recebeu, mas vai perguntar de que forma você promoveu outros
para que pudessem crescer.
Deus não vai perguntar qual foi o
título do cargo que você ocupava, mas vai perguntar se você desempenhou o seu
trabalho com o melhor de suas habilidades.
Deus não vai perguntar quantos
amigos você teve, mas vai perguntar para quantas pessoas você foi amigo.
Deus não vai perguntar o que você
fez para proteger seus direitos, mas vai perguntar o que você fez para garantir
os direitos dos outros.
Deus não vai perguntar em que bairro
você morou, mas vai perguntar como você tratou seus vizinhos.
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário