05/09/2015
VIVER NESTE MUNDO É VIVER EM FUNÇÃO DO BEM DO HOMEM
Sábado da XXII Semana Comum
Evangelho: Lc 6,1-5
1 Num sábado, Jesus
estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e
comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2 Então alguns fariseus disseram:
'Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?' 3 Jesus
respondeu-lhes: 'Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram,
quando estavam sentindo fome? 4 Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães
oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No
entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães.' 5 E Jesus acrescentou: 'O
Filho do Homem é senhor também do sábado.'
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A controvérsia
entre Jesus e os fariseus continua. No evangelho anterior era sobre o jejum.
Hoje é sobre o Sábado. Guardar o sábado para um judeu era algo importantíssimo;
estava entre os principais mandamentos. Transgredir o sábado podia levar o
acusado à condenação de acordo com a gravidade do ato. A punição prevista
chegava à pena de morte (cf. Ex 31,12-17; 35,1-3).
E tirar espigas
(com foice) era uma das trinta e nove formas de violar o sábado, segundo as
interpretações exageradas que algumas escolas dos fariseus faziam da lei na
época. Por isso, se escandalizam quando percebem que os discípulos de Jesus
arrancam as espigas para matar a fome no dia de sábado. Na verdade Dt 23,25 determina: “Quando
entrares na seara de trigo do teu próximo, poderás colher espigas com a mão,
mas não usarás a foice”. Era permitido, então, colher espigas com a mão. Só
não era permitido passar a foice.
Os fariseus ficam
presos com suas próprias idéias e usam os textos da Sagrada Escritura em função
de suas idéias. Ler e meditar a Palavra de Deus é para descobrir a vontade de
Deus. Precisamos rezar, a o exemplo de Samuel, quando lemos e meditamos a
Palavra de Deus: “Fale, Senhor; vosso servo escuta!” (1Sm 3,10). A Bíblia é
inspirada por Deus e por isso, precisamos pedir ao Espírito Santo que nos
inspire na hora de ler e de meditá-la. Em outras palavras, quando lermos e
meditarmos a Palavra de Deus temos que ter uma mente aberta e um coração
necessitado da graça de Deus.
Jesus veio ao
mundo para salvar a humanidade por amor (cf. Jo 3,16). Por isso, Jesus aplica
um princípio fundamental para todas as leis, em função dos homens: “O Sábado foi feito para o homem e não o homem para o
Sábado”. O homem está sempre no centro da doutrina de
Jesus. Sua preocupação é fazer o bem para o homem; é salvá-lo mesmo no dia de
Sábado, mesmo “transgredindo” a lei religiosa. A lei do Sábado foi dada
precisamente a favor da liberdade, do bem e da alegria do homem (Dt 5,12-15). Mas
os fariseus querem controlar tudo. O Papa Francisco na sua Exortação Apostólica,
Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho) disse: “Muitas vezes agimos como controladores da
graça e não como facilitadores. Mas a Igreja não é uma alfândega; é a casa
paterna, onde há lugares para todos com a sua vida fatigante” (n. 47). Como
os fariseus, muitas vezes, somos fiscais do comportamento alheio, gente sempre pronta
a julgar, a criticar, a condenar o próximo a partir de detalhes, muitas vezes,
mínimos. Muitas vezes também nós andamos a toda hora medindo a piedade alheia
pelos padrões das nossas próprias normas, sem perceber que, ao fazermos isso,
estamos bloqueando o acolhimento, o testemunho de comunhão e de fraternidade
que são alguns dos valores importantes na Igreja e na vida cotidiana.
Para Jesus, o
espírito da lei deve estar sempre ao serviço de Deus para glorificá-Lo, e ao
serviço do ser humano para dignificá-lo. A glória de Deus é a vida e a
felicidade de seus filhos, os seres humanos. Para Jesus, as leis, ainda que
sejam sagradas, não podem estar por cima da vida, das necessidades vitais, da
felicidade, da plena realização dos seres humanos. Por isso Jesus tem coragem
de afirmar: “O Sábado foi feito para o homem e não o homem para o Sábado”.
A lei civil é uma afirmação dupla: a existência dos maus e a dos bons. Para que
os bons sejam protegidos é necessário ter lei. Se todos fossem bom, se todos
tivessem capacidade de amar, a existência da lei não teria sentido. “Ama e faze
o que quiseres. Por esse caminho não existe outro”, dizia Santo Agostinho.
A lei é boa e
necessária. A lei é, na verdade, o caminho para levar à prática o amor fraterno.
Somente o mandamento do amor rompe fronteiras, divisões, prejuízos e
escravidões (Jo 13,34-35; 15,12). Por isso mesmo a lei não pode ser
absolutizada. O Sábado, (para nós o domingo), está pensado para o bem do homem.
É um dia em que nos encontramos com Deus, com a comunidade, com os irmãos, com
a natureza e com nós mesmos. O descanso é um gesto profético que nos faz bem a
todos para fugir ou escapar da escravidão do trabalho ou da carreira
consumista. O dia do Senhor é também dia do homem, com a Eucaristia como
momento privilegiado.
“O sagrado do
sábado”, comenta o rabino Nilton Bonder, “não é o descanso em si, mas o
ritmo mágico do trabalho ao descanso e ao trabalho novamente. É essa entrada e
saída que é sagrada. (...) Sem as pausas há apenas ilusão; sem os silêncios há
apenas ilusão da música; sem a luz-transparência há apenas ilusão da cor” (Código
Penal Celeste).
“Por que fazeis o
que não é permitido em dia de sábado?”, perguntaram alguns fariseus a Jesus. O
homem sempre tem uma tendência fastidiosa em dar uma importância aos meios,
esquecendo-se muitas vezes do fim. Na minha fé, nos costumes religiosos, nos
ritos há de ver primeiro sua finalidade, seu objetivo profundo, e os modos de
expressão podem mudar. O legalismo religioso pode matar o espírito cristão. Toda
comunidade em que os interesses particulares, as desigualdades, o monopólio têm
espaço, deixa de ser campo para o triunfo do Espírito Santo. Jesus nos pede que
acima de tudo deve ficar a misericórdia, o amor: “A caridade é a plenitude da
Lei” (Rm 13,10b). Nascemos do Amor criador e devemos levar essa marca divina
para toda a nossa vida. Não nascemos para odiar. Nascemos por amor. O amor é
nossa natureza. Quando crescermos é que aprendemos a odiar. Por que não queremos
manter nossa natureza que é o amor? Deus envia Jesus para nos salvar por amor
(cf. Jo 3,16). Somos filhos de Deus em Jesus Cristo e não
estranhos, e, portanto, devemos atuar e viver como tais. Somos membros do Corpo
de Cristo unidos pela fé, amor e esperança. Somos chamados a viver em comunhão
da fé, amor, esperança, vida e solidariedade. Temos que nos salvar juntos.
Todos nós temos que chegar juntos à casa do Pai (cf. Jo 14,1-6). Mas diante da responsabilidade não podemos pretender que os outros
realizem a parte que a cada um corresponde. Cada um é insubstituível na sua
responsabilidade.
Jesus nos convida,
então, a fazer da Palavra de Deus um instrumento de libertação. Sua Palavra é a
constituição para os cristãos, o novo povo de pessoas livres.
Precisamos nos
perguntar: “Não somos, às vezes, demasiados legalistas? Não julgamos nossos
irmãos quando cremos que eles não cumprem as leis ou as regras, sejam as leis
humanas, as leis da Igreja ou as leis consideradas como divinas? Se para Jesus
o homem está sempre no centro de seu ensinamento, será que colocamos o ser
humano como centro de nossas atividades?”. A denúncia da escravidão ao sábado
nos convida a nos libertarmos da religião da observância formal e segui-la
pelos caminhos do amor libertador. Quando as coisas materiais ou rituais
mandam, e não a lei do amor, o homem se faz escravo. Se quisermos cumprir a lei de Deus, devemos ter sempre em vista, em
primeiríssimo lugar, os objetivos do projeto de Deus. Ele quer mais vida, mais
amor, mais compaixão e misericórdia, mais partilha, mais igualdade e mais
justiça.
P. Vitus Gustama,svd
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