O ESPÍRITO DA VERDADE E
O CONHECIMENTO DA PESSOA DE JESUS
Quarta-Feira da VI
Semana da Páscoa
28 de Maio de 2014
Evangelho: Jo 16,12-15
Naquele tempo, disse Jesus aos seus
discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as
compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele
vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo
o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo
anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o
que ele receberá e vos anunciará, é meu”.
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Continuamos ainda no discurso de
despedida de Jesus de seus discípulos (Jo 13-17). E no evangelho lido neste dia Jesus disse aos
discípulos: “Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena
verdade”.
Na filosofia conhecemos a verdade
lógica e a verdade ontológica ou transcendental. A verdade lógica se define
como conformidade da inteligência com seu objeto (adaequatio intellectus ad rem). A verdade ontológica ou
transcendental se define como conformidade da coisa com a inteligência (adaequatio rei ad intellectum). A
verdade lógica é uma propriedade da inteligência que conhece. Enquanto que a
verdade ontológica é uma propriedade das coisas: a propriedade pela qual as
coisas são conforme a seu tipo ideal. Uma banana é conhecida como uma banana.
Se alguém estiver com uma banana na mão, ele não vai dizer que é uma manga,
pois uma manga tem seu próprio tipo como manga.
Para os hebreus a verdade é o termo
que designa a fidelidade e a confiança em alguém. A verdade para o mundo da
Bíblia é uma relação interpessoal que se experimenta ao longo de uma história.
O contrário da verdade é a ruptura de um vínculo de confiança que perdurava no
tempo.
O texto do evangelho de hoje
identifica Jesus com a verdade: Jesus-Verdade. Por isso para o evangelho de
João, a verdade não é um conceito nem uma categoria e sim uma pessoa. Jesus é a
própria Verdade (Jo 14,6), ou a própria Palavra de Deus (Jo 1,1). E o Espírito
Santo é o Espírito de Cristo que Cristo envia do Pai, e por isso, é o Espírito
da Verdade. Somente os que aceitarem o Espírito da Verdade é que poderão
compreender plenamente a verdade e o sentido da vida.
“Quando, porém, vier o
Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade”, disse Jesus. A
verdade plena é a compreensão mais profunda de Jesus e de sua mensagem. É pleno
no sentido mais profundo. Através da experiência diária sabemos que o
conhecimento de uma pessoa não acontece uma vez por todas. Vamos conhecendo a
pessoa ao longo de nossa vida e ao longo da convivência. Conforme o evangelho
de hoje, o Espírito da Verdade nos facilita a alcançarmos esse conhecimento
gradualmente: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes
de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos
conduzirá à plena verdade” (Jo 16,12-13). O Espírito da Verdade não
ensinará novas verdades e sim nos conduzirá ao pleno conhecimento da Verdade, o
pleno conhecimento da pessoa de Jesus e de seus ensinamentos. Este Espírito nos
recorda tudo o que o Pai revelou uma vez por todas em Jesus Cristo, que é sua
Palavra. O Espírito não obscurece a posição reveladora de Jesus. A função de
guia do Espírito está em conexão com Jesus como Jesus em conexão com o Pai: “Eu
e o Pai somos um”, disse Jesus. O Espírito não anuncia nada novo e sim que abre
a mensagem própria de Jesus para as situações mudadas da comunidade de forma
que essa mensagem possa adquirir seu sentido sempre atual.
“Até as coisas futuras (o Espírito
da Verdade) vos anunciará”. “Anunciar as coisas futuras” significa fazer entender,
para as gerações vindouras, o significado de tudo que Jesus fez e ensinou. A
partir do texto do Evangelho deste dia, a melhor preparação cristã para o
porvir não é uma previsão exata do futuro e sim um conhecimento profundo do que
Jesus significa para cada época. Há muito chão inexplorado na verdade de Jesus,
isto é, em sua pessoa, que somente pode ser conhecida (a pessoa de Jesus) na
medida em que a experiência coloca a comunidade e cada cristão diante de novos
fatos ou circunstâncias aberto para o impulso do Espírito da Verdade. Para
isso, os cristãos devem estar abertos à vida e à história e à voz do Espírito
Santo simultaneamente, pois somente o Espírito da Verdade é capaz de tirar o
sentido de cada fato ou experiência. O Espírito Santo possibilita um maior
conhecimento do que Jesus significa para cada época: suas enormes
possibilidades de vida, de força transformadora para nosso mundo. Principalmente
possibilita para o maior entendimento o fascinante, maravilhoso e surpreendente
Deus de Jesus que ama o mundo apaixonadamente sem limitar as condições (Jo
3,16). Ele ama o mundo porque quer salvá-lo.
O Novo Catecismo nos diz:
· “É o
Espírito Santo que dá aos leitores e ouvintes, segundo a disposição dos seus
corações, a inteligência espiritual da Palavra de Deus. Através das palavras,
acções e símbolos, que formam a trama duma celebração, o Espírito Santo põe os
fiéis e os ministros em relação viva com Cristo, Palavra e Imagem do Pai, de
modo a poderem fazer passar para a sua vida o sentido daquilo que ouvem, vêem e
fazem na celebração” (1101).
· “Na
liturgia da Palavra, o Espírito Santo «lembra» à assembléia tudo quanto Cristo
fez por nós. Segundo a natureza das ações litúrgicas e as tradições rituais das
Igrejas, uma celebração «faz memória» das maravilhas de Deus numa anamnese mais
ou menos desenvolvida. O Espírito Santo, que assim desperta a memória da
Igreja, suscita então a ação de graças e o louvor [doxologia]” (1103).
O Espírito da Verdade é o dom de
Deus. É preciso que estejamos abertos diante dele e precisamos pedir sua
presença na nossa vida diária para entender o sentido da vida e seus
acontecimentos. Pedimos ao Senhor que o nosso espírito seja guiado e que jamais
nos consideremos como satisfeitos definitivamente, conhecedores de tudo,
orgulhosos de nossos conhecimentos doutrinais, pois há verdade e atitudes que
não foi ainda descoberto seu sentido. Que o Senhor nos conduza à verdade
completa dando-nos Sua santa paciência e Sua pedagogia.
P. Vitus Gustama,svd
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