SENHOR, DAÍ-NOS SEMPRE O
PÃO DA VIDA
Terça-Feira da III Semana da Páscoa
06 de Maio de 2014
Evangelho: Jo 6, 30-35
Naquele tempo, a multidão perguntou
a Jesus: 30 “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti?
Que obras fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está
na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”. 32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés
quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do
céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao
mundo”. 34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus
lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê
em mim nunca mais terá sede”.
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Jesus acabou de realizar a
multiplicação dos pães para saciar a multidão (Jo 6,1-15). As pessoas comeram
um alimento perecível ou efêmero. Mas há outro alimento que serve para a vida
eterna (Jo 6,26-27). A multidão buscou um realizador de “milagres”, mas a
personalidade de Jesus é de outra ordem e por isso, Jesus se afastou da
multidão que quis torná-lo rei. Jesus não caiu na armadilha do poder que mata a
fraternidade e a igualdade. As obras que o povo realizou até esse momento não
são as que vão merecê-lo a salvação. A única obra que conta é seguir Jesus
Cristo (Jo 6,28-29) e viver seus ensinamentos.
O “milagre” (= sinal) da
multiplicação dos pães e dos peixes foi um acontecimento de tal profundidade
que se constitui para o evangelista João num verdadeiro exemplo de uma leitura
simbólica. Jesus convida a multidão a ir além do sinal da multiplicação dos
pães e dos peixes para descobrir seu verdadeiro significado.
No Evangelho de hoje, as pessoas
simples pedem a Jesus “sinais”: “Que sinais tu realizas para que possamos
ver e crer em ti?”. O “milagre” de partilha generosa dos pães não foi
suficiente para levá-las à verdadeira fé em Jesus. Elas não encontraram ainda o
“milagre” da partilha, que faz todos saciados, e ninguém fica em necessidade.
Ao contrário, o egoísmo deixa a maioria em necessidade, pois uns poucos agarram
a maioria dos alimentos. E quase como provocando-lhe, elas disseram que Moisés
havia feito sinais: o maná que proporcionou aos seus na travessia do deserto
(cf. Ex 16,1-36). Elas não saem de seu horizonte habitual: trabalhar… comer… Mas,
será que a vida consiste apenas em trabalhar e comer? Será que a verdadeira
vida consiste em ganhar muito e muito mais materialmente? Quanto por cento
conseguimos consumir de tudo que ganhamos? E o resto?
O povo permanece no nível
superficial da fé: quer uma solução fácil para seus problemas materiais; quer
correr atrás de “milagres”. Por mais espetacular que sejam os “milagres”, as
pessoas continuam na sua desconfiança sobre a identidade de Jesus como Filho de
Deus apesar de estar diante do “milagre” do Pai que é seu Filho Jesus, prova de
sua benevolência para a humanidade faminta de sentido. Jesus é o sinal
permanente do amor do Pai que indica o caminho para chegar ao Pai: amor mútuo
(cf. Jo 15,12). Quem acolhe Jesus com seus ensinamentos que se resumem no amor
fraterno (ágape), coloca-se no caminho da salvação. Qualquer outro sinal
(milagre) seria inútil, se este sinal fundamental não fosse percebido.
Jesus busca despertar nas pessoas,
a partir de suas necessidades materiais, aspirações mais altas, de ordem
religiosa e espiritual, mas sempre com conseqüências ou aplicação na
convivência humana diariamente. Jesus sacia a multidão a partir do ato generoso
de um menino que representa todos os generosos para dizer que com a partilha há
sempre alimento que sobra (cf. Jo 6,13). O egoísmo ou a ganância não deixa que
os alimentos sejam partilhados ou distribuídos para todos.
Literariamente o evangelista
construiu a cena para dar lugar à continuação ao discurso de Jesus sobre o Pão
verdadeiro. Todo o discurso seguinte
vai ser como uma homilia em torno do tema do pão: o pão que Jesus multiplicou
no dia anterior, o maná que Deus deu ao povo no deserto, e o Pão que Jesus quer
anunciar. A frase crucial é uma citação do Sl 77,24: “Senhor, dá-nos sempre
desse pão”. “Não nos deixe, Senhor, sem esse pão, diariamente, pois nossa fome
do sentido da vida não se satisfaz somente com o pão material. Queremos nos
alimentar com o Pão que nos dá calma, paz, serenidade. E este Pão é o Senhor”.
Aqui se estabelece o paralelismo
entre Moisés e Jesus, entre o pão que não sacia e o pão que dá vida eterna,
entre o pão com minúscula e o Pão com maiúscula. A partir da experiência da
multiplicação e da recordação histórica do maná, Jesus conduz seus ouvintes
para a inteligência mais profunda do Pão que Deus lhes quer dar, que é ele
mesmo, Jesus Cristo. Se no deserto o maná foi a prova da proximidade de Deus
para com seu povo, sinal de que Deus não abandona seus fiéis, agora o mesmo
Deus quer dar para a humanidade o Pão verdadeiro que é Jesus em quem devemos
acreditar. Jesus é a encarnação do amor do Pai pela humanidade. Deus quer fazer
sua moradia no meio de nós em Jesus Cristo (Jo 1,14).
“Senhor, dá-nos sempre
desse pão”.
O homem de hoje está sedento, está
faminto, mas o próprio homem não sabe de quê? Ele quer satisfazer seus desejos e deixa seus
anseios profundos gritarem permanentemente. Por isso, há uma busca sem trégua
tratando de encontrar algo que possa o saciar verdadeiramente. Ele o busca no
prazer, no poder, na fama, no dinheiro e assim por diante. Mas, infelizmente, quem
vive somente em função do prazer é porque não tem prazer de viver. Afinal, o
resultado é sempre o mesmo: vazio e solidão. Somente Jesus é o Pão que sacia.
Somente a vida no amor de Deus pode dar sentido à vida: “Eu sou o Pão da
vida. Quem vem a mim, não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”
(Jo 6,35). O Pão da Vida não somente satisfaz a fomente física do homem, e sim
satisfaz sua vida ou sua existência. A única satisfazao para a existência
humana está em Cristo. Somente seu amor enche nossos vazios e nossas solidões.
A vida em Cristo se transforma em plenitude. Por isso, quem tem Cristo tem
tudo, quem não O tem, não tem nada.
Enquanto não crermos plenamente em
Jesus Cristo, nosso ser andará buscando saciar sua sede e sua fome em qualquer
lugar. Por isso, nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em Deus e
enquanto não se nutrir do Pão da Vida que é seu Filho Jesus Cristo através de
uma plena e verdadeira comunhão com Ele. Uma vez que crermos em Jesus de todo
coração, uma vez que nascermos do Espírito Santo, “nascer do alto” então nos
daremos conta de que não teremos sede jamais. Simplesmente viveremos na
Presença do grande “Eu-Sou”.
Quem se alimenta é porque quer
continuar vivendo. Mas o alimento temporal somente prolonga nossa vida por um
pouco tempo. O Senhor Jesus nos dá vida eterna. Quem O aceitar, terá essa vida.
Mas ter a vida não significa somente usufruí-la de um modo egoísta ou passá-la
bem. A vida é como um fruto que os demais devem usufruir, pois, junto com eles,
estaremos trabalhando para que todos vivam com maior dignidade. Nós nos
alimentamos de Cristo para poder alimentar o mundo, convertidos em pão de vida
e deixando de ser, para o mundo, um pão venenoso, podre e deteriorado.
Comungar o Pão Eucarístico, o
próprio Corpo do Senhor significa ser pão para os demais. O cristão é chamado a
ser pão, a ser alimento, a ser vida para os outros a exemplo de Cristo Jesus.
Ser pão significa que já não posso mais viver para mim e sim para os demais.
Significa que tenho que estar inteiramente disponível a tempo completo.
Significa que eu devo cultivar a ternura e a bondade porque assim é o pão,
terno e bom. Significa que devo estar sempre disposto ao sacrifício como o pão
que se deixa triturar. Significa que devo viver sempre no amor capaz de morrer
para dar vida aos demais, como o pão. Nisto se encontra o sentido da vida e a
satisfação plena de nossa existência. Para isso,precisamos pedir ao Senhor, o
Pão da Vida, por excelência: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. Ao que Jesus
nos responde: “Eu sou o Pão da vida. Quem vem a mim, não terá mais fome e
quem crê em mim nunca mais terá sede”.
P. Vitus Gustama,svd
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