31/08/2015
VIVER
COMO UNGIDOS DE DEUS
Segunda-Feira
da XXII Semana Comum
Evangelho:
Lc 4,16-30
Naquele tempo, 16
veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume,
entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17
Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em
que está escrito: 18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me
consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para
proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para
libertar os oprimidos 19 e para proclamar um ano da graça do Senhor”. 20
Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam
na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21 Então começou a dizer-lhes:
“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22
Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de
encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?” 23
Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico,
cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer
que fizeste em Cafarnaum”. 24 E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que
nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25 De fato, eu vos digo: no
tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve
grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26 No
entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em
Sarepta, na Sidônia. 27 E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos
leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o Sírio”. 28
Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29
Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o
qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30
Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.
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O texto do evangelho
de hoje nos fala do início da pregação pública de Jesus segundo Lucas. A
pregação inaugural (discurso programático em Nazaré) tem como lugar numa
sinagoga em Nazaré, por ocasião de um culto sinagogal no Sábado. E a leitura
que Jesus fez e sobre o qual comentou é o texto do Trito-Isaias (cf. Is
61,1-2) que fala da missão do Messias. E a missão do Messias, do Ungido de
Deus, é proclamar a Boa Notícia que consiste na libertação dos prisioneiros do
sofrimento, da opressão, da injustiça e proclamar a Boa Notícia,
preferencialmente, para os pobres, os escravos, os marginalizados: os leprosos,
os doentes, os publicanos, as mulheres. E Jesus se apresenta como o Ungido, o
Messias (cf. Lc 3,21-22). Em outras palavras, o que o livro de Isaias anunciava
se cumpriu em Jesus: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que
acabastes de ouvir”. Jesus veio ao encontro do homem para devolver sua dignidade
como pessoa humana e filho (filha) de Deus.
Trata-se de uma cena
bem significativa, programática que se pode dizer que dá sentido a todo
ministério messiânico de Jesus: sua primeira pregação na sinagoga de seu povo
de Nazaré. Trata-se de uma cena densa, muito bem narrada por Lucas com uma
série de detalhes significativos: o costume de ir à sinagoga todos os sábados;
o convite para que leia a Palavra de Deus; o comentário de Jesus sobre a
leitura do Livro de Isaias cujo conteúdo é o programa do ministério de Jesus:
“Hoje se cumpriu a Escritura...”; as primeiras reações e aprovação por parte
dos seus conterrâneos que ficam bloqueados em seu caminho de fé, pois conhecem
demais Jesus: “Não é este o filho de José?”; a queixa de Jesus sobre essa falta
de fé; a reação de ira.
A parte central da
liturgia do Sábado nas sinagogas consistia na leitura da Palavra de Deus. Normalmente
há duas leituras: Lia-se ante um texto do livro da Lei (Pentateuco: os
primeiros cinco livros da Bíblia). Depois lia-se algum texto dos livros dos
profetas. Qualquer homem adulto podia fazer leitura e comentário sobre o que o
texto lido. Quem fazia a segunda leitura podia escolher o texto de sua preferência.
E Jesus escolheu um texto do livro do profeta Isaias e fez o comentário sobre o
texto.
“O Espírito do
Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa
Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos
a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da
graça do Senhor”, assim o texto que Jesus leu.
O texto se refere a
um profeta que, mais ou menos, 400 anos antes de Cristo, foi enviado por Deus
para consolar os israelitas que tinham voltado do exílio da Babilônia. Os israelitas acabaram de ser libertados da opressão
dos poderosos da Babilônia. Porém, infelizmente entraram em outro tipo de opressão
vinda dos israelitas ricos que exploravam os pobres, dos patrões que não pagavam
seus empregados (nova escravidão), dos poderosos políticos e religiosos que
oprimiam os mais fracos (cf. Is 56,10-57,2). O profeta se sentiu impulsionado
pelo Espirito de Deus para denunciar essas injustiças e todos os tipos de escravidão.
Jesus começou seu
comentário sobre o texto dizendo: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura
que acabastes de ouvir”. Jesus quer dizer aos ouvintes, mesmo que que
eles não o entendam, que através d´Ele chegou para a humanidade a hora (kairós)
da liberdade, a vitória sobre qualquer opressão, qualquer escravidão. Em Jesus
e com Jesus todos serão capacitados a ver o mundo com a clareza divina (os
cegos enxergarão), todos poderão andar com leveza e alegria(os coxos andam, os
oprimidos libertados). Assim a vida se torna uma festa (Ano da graça). Para que
tudo isso possa acontecer é preciso seguir a Jesus e viver seus ensinamentos.
A idéia de
libertação, de liberdade, está subjacente em todo o Evangelho de Lucas (e
outros evangelhos). Toda vez que Deus visita e se aproxima do homem, Ele o faz
para libertá-lo: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou
e redimiu o seu povo...” (Lc 1,68). E toda vez que o homem se aproxima de
Deus, ele ganha a libertação e a liberdade. A aproximação de Deus em Jesus
Cristo tem como objetivo libertar o homem: libertar para ser livre.
Jesus vem ao
encontro do homem para que este se torne mais humano e mais irmão dos outros, e
para fazer que o homem seja capaz de se levantar contra si próprio, isto é,
contra àquilo que não é humano dentro de si, penetrando até o intimo de seu ser
para destruir o que é caduco e podre dentro de si próprio a fim de fazer florescer
o que tem de esplêndido e admirável dentro de si. Jesus vem ao encontro do
homem para que este seja capaz de jogar para longe as cadeias de seu egoísmo
que prejudica a convivência fraterna. Jesus vem ao encontro do homem para que
este seja capaz de sentir-se, com todas as suas conseqüências, filho de Deus e
irmão dos demais homens. Jesus vem para libertar o homem em sua totalidade a
fim de fazê-lo apto para construir o hoje e o aqui do Reino de Deus que Ele
anuncia e quer construir como tarefa prioritária de sua vida e missão. Jesus
vem para libertar o homem daquilo que se chama “pecado” e que consiste em
subverter a escala de valores e no lugar de buscar o Reino de Deus e sua
justiça (cf. Mt 6,33), buscar a própria e direta satisfação acima de qualquer
valor. Jesus vem para que, ao libertar o homem, desaparecem da terra o ódio, a
guerra, a violência, a extorsão, a exploração, a injustiça, a miséria, a
opressão, a intolerância, e assim por diante. Jesus vem para construir o homem
novo capaz de colaborar na realização da nova terra e do novo céu (cf. Ap
21,1-8).
Jesus veio como o
verdadeiro Libertador dos homens. Convém pensar serenamente na passagem do
Evangelho deste dia e saborear a cena num momento no qual vivemos na atualidade
com proliferação dos que se dizem “libertadores” ou “os liberais” e que pregam
tantas “liberdades” ou “libertinagem”. Estamos rodeados dos libertadores
oficiais que nos querem liberar para gozar do sexo, da vida, de cada momento
que se escapa de nossas mãos como rapidez. No entanto, nunca o homem está tão
prisioneiro de si próprio, prisioneiro, precisamente, daquilo por onde dizem
que vem a libertação ou uma simples liberação de tudo. Trata-se de uma
liberação ou libertinagem que arranca um sorriso limpo e estimulante de tantos
lábios, a violência mortal ao impor os próprios modos de conceber a vida a
ponta de uma pistola ou de um revolver, a fome que é possível morrer em nossas
civilizadas e estupendas cidades, uma solidão que enche de vazio nossas
populosas cidades, a injustiça que se traduz em pobreza institucionalizada.
Esses são os frutos da liberação ou da libertinagem que nos anunciam os messias
de turno. Diante deles se levanta Jesus, com a Escritura na mão, anunciando que
real e verdadeiramente libertação consiste em romper as cadeias pessoais para
conseguir ser o que se deve ser: filhos de Deus e irmãos dos demais homens.
Para um cristão o que deve ser é ser um sincero e verdadeiro filho de Deus, com
toda a amplitude e a exigência que essa realidade traz consigo. É preciso
escutar a Palavra anunciada por Jesus, a Palavra do Pai.
Na sinagoga Jesus
leu uma passagem da Escritura e fez o comentário sobre ela. Os nazarenos ficaram
admirados com a explicação de Jesus, mas, ao mesmo tempo, se escandalizaram
porque para eles Jesus é o filho de um simples carpinteiro. Jesus que anuncia é
tão “humano” e por isso, ele é uma presença de Deus. O anúncio tão humano de
Jesus não se trata de filantropia ou de ação social, mas trata-se, precisamente
do projeto de Deus e da ação do Espírito Santo: “O Espírito do Senhor está
sobre mim para...”. A presença de Jesus é uma chuva de benefícios
para todos: para os pobres, para os cativos, para os cegos, para os
oprimidos...
Quando escutamos a
Palavra de Deus, temos que recebê-la não como um discurso humano e sim como uma
Palavra que tem um poder transformador em nós, pois tudo o que diz está
profundamente cheio de sentido e de amor. Deus não fala para nossos ouvidos e
sim para nosso coração. A Palavra de Deus é uma fonte inextinguível de vida. A
Palavra de Deus sai do próprio coração de Deus. Desse Coração, do seio da
Trindade veio Jesus, a Palavra do Pai, para os homens (cf. Jo 1,1-4.14).
Por isso, cada dia,
quando lemos ou escutamos o Evangelho, nós temos que dizer, como Maria:
“Faça-se em mim segundo a Tua Palavra” (Lc 1,38). Ao que Deus nos responderá: “Hoje
se cumpriu a Escritura que acabastes de ouvir”. Os nazarenos não
compreenderam as palavras de Jesus, pois olhavam somente com os olhos humanos:
“Não é este o filho de José?” (Lc 4,22). Viam a humanidade de Jesus, mas se
escondia a Sua divindade aos olhos dos nazarenos. Toda vez que escutamos a
Palavra de Deus, além de seu estilo literário, da beleza das expressões ou da
singularidade da situação, temos que saber e estar conscientes de que é Deus
Quem nos fala.
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque
ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me
para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista;
para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”,
disse Jesus, citando o profeta Isaias. Jesus se sente ungido pelo Espirito de
Deus. Por isso, Ele é chamado “Cristo”, o Ungido. Os seguidores de Cristo serão
chamados de “cristãos”, isto é, os ungidos de Deus. Ninguém pode ser chamado de
“cristão” sem viver o espirito de Jesus. O espirito de Jesus consiste em
libertar os oprimidos de todos os tipos de escravidão, em dar e defender vida,
em alegrar e consolar os tristes, em ajudar os pobres e assim por diante. Viver
como cristão é viver como ungido de Deus a exemplo do próprio Cristo.
O Senhor “ me enviou
para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista;
para libertar os oprimidos”. A vida de Jesus é nossa vida. A missão de Jesus é
nossa missão. Temos missão de libertar as pessoas de suas “ataduras” de vida;
de fazer as pessoas enxergarem sua vida e a realidade ao redor para tomar
posição como cristão, de viver na alegria do Senhor apesar dos contra-tempos.
Mas para podermos libertar os outros temos ser, primeiro, livres, pois somente
quem é livre pode libertar. É bom cada um de nós lançar a seguinte pergunta: “Será
que eu vivo e convivo com os demais como ungido de Deus?”.
P. Vitus Gustama,svd
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