24/10/2015
CONVERTER-SE
PERMANENTEMENTE PARA CRESCER E PRODUZIR CONSTANTEMENTE BONS FRUTOS
Sábado
da XXIX Semana Comum
Evangelho: Lc 13, 1-9
1 Naquele tempo, vieram algumas pessoas
trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado,
misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2 Jesus lhes respondeu:
“Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros
galileus, por terem sofrido tal coisa? 3 Eu vos digo que não. Mas se vós não vos
converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4 E aqueles dezoito que
morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais
culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5 Eu vos digo que não.
Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. 6 E Jesus contou esta
parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela
procurar figos e não encontrou. 7 Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos
que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que
está ela inutilizando a terra?’ 8 Ele, porém,
respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e
colocar adubo.
9 Pode ser que venha a
dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.
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Continuemos a ouvir atentamente as últimas e
mais importantes lições de Jesus no seu caminho para Jerusalém (Lc 9,51-19,28),
pois logo depois ele será crucificado, morto e glorificado.
No dia anterior o evangelista Lucas nos
relatou a exortação de Jesus sobre a importância do discernimento sobre os
sinais dos tempos para perceber neles o querer ou o apelo de Deus para nossa
salvação. Para isso é preciso ter um coração e a mente abertas. Como foi dito
anteriormente, o coração aberto é a chave para a mente aberta, e vice-versa.
Por isso, em seguida, Jesus nos dá a lição sobre a importância da conversão
permanente. É a lição dada por Jesus no evangelho de hoje. O pecado ofusca a
vontade de Deus. É preciso trilhar i caminho de volta para Deus (a conversão). A
conversão não implica apenas a mudança de pensamento (metanoia), mas uma mudança radical de direção do próprio caminho
que se vive na experiência cotidiana. A conversão é abertura constante para o
futuro do Reino que se experimenta antecipadamente, embora não seja completo
ainda.
A existência humana na história não é eterna.
Um dia o homem partirá deste mundo. Mas o momento dessa partida é incerto ou
desconhecido. O fato de não conhecermos o momento em que a morte virá, nos leva
à conversão diariamente. O tempo da salvação e o da conversão se encontram na
nossa história. Não procuremos a salvação fora da história. Cada momento é kairós,
isto é, o momento de Deus, e, por isso, é o momento de salvação que precisamos
saber usá-lo para nosso bem. A resistência à conversão nos torna excluídos do
Reino de Deus. Deus não quer excluir ninguém do Reino, pois ele quer salvar a
todos (1Tm 2,4). Mas alguém pode se excluir pela própria opção. Alem disso, do
ponto de vista humano, viver sem a conversão paralisa nosso crescimento e nos
torna cruzes para os demais. Os erros não corrigidos é uma forma de cometer
outros novos erros.
“Vós pensais que esses galileus eram mais
pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? Eu vos digo que não.
E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles?
Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém?
Eu vos digo que não”,
assim nos disse o Senhor hoje.
Para o pensamento na época de Jesus não há
culpa sem castigo. Se há grandes catástrofes é porque há grandes pecados.
Qualquer doença é a conseqüência do pecado cometido. É uma maneira fácil de
justificar-se e de calar a consciência. Será que ainda encontramos este tipo de
pensamento na nossa época?
Em vez de seguir esse pensamento, Jesus opta
por outro caminho. Trata-se de um apelo permanente para a conversão: “Mas se vós não vos converterdes, ireis
morrer todos do mesmo modo”, disse Jesus. Para Jesus, viver sem
conversão é uma morte eterna preanunciada. A conversão é polivalente. Em sentido
geral indica mudança de vida (mentalidade e modo de viver); deixar o
comportamento habitual não-evangélico de
antes para empreender outro novo mais de acordo com os ensinamentos do Senhor
que se resume no amor fraterno; prescindir da busca egoísta de si mesmo para
colocar-se a serviço do Senhor que se traduz no serviço ao irmão, especialmente
ao mais necessitado. Conversão é toda decisão ou inovação que de alguma forma
nos aproxima da vida divina e nos torna mais próximos para com os outros.
Na Bíblia, a noção básica da conversão é a
mudança. Envolve voltar-se do pecado, da morte e das trevas para a graça, a
nova vida e luz. A ação dual de voltar-se sempre leva a pessoa a um novo nível
de existência humana. É uma mudança total do próprio modo de pensar e de agir,
uma renovação total e integral do eu. É um abandono total em Deus. Somente
abandonando-se a Deus a ponto de se deixar transformar inteiramente por Ele e
permanecer amistosamente abraçado com Ele. O móvel da conversão não é tanto a
ameaça de castigo ou de perder a salvação, quanto a fascinação de penetrar na
vida do amor trinitário divino. A conversão conduz as pessoas juntas à
maturidade espiritual, que se reflete em sua aversão ao mal e sua atração pelo
bem. Um aspecto da conversão específico do NT é estar intimamente ligado à
pessoa de Jesus Cristo, em quem o Reino se realiza. A conversão é realidade
cristológica. É união com o corpo de Cristo e íntimo conhecimento pessoal de
Jesus Cristo como Senhor ressuscitado e Salvador. Esta conversão total não pode
ser obra do homem; é tarefa que supõe dom e graça. Só pode realizar-se como
participação do mistério pascal de Cristo. A conversão só se realiza na fé;
propõe-se como resposta ao chamado de Deus, como correspondência à graça
redentora.
A conversão envolve mudanças internas (de
atitude) e externas (comportamentais) na vida. A autêntica conversão cristã
nunca está separada de ações concretas que espelham a realidade interior
mudada. Assim, a conversão sempre leva a algum aspecto de responsabilidade e
justiça sociais.
A conversão é crescimento contínuo; não é um
acontecimento instantâneo, pontual e de uma vez por todas; não é uma carreira
acabada, mas que constitui um crescimento sem interrupção e ascendente. Por
mais decidida que seja a entrega de um cristão ao Reino, ela tenderá sempre a
ser precária. De um coração convertido aos valores do Reino e do Evangelho se
seguirão naturalmente os frutos visíveis de uma conversão que atinge a
realidade da vida.
Jesus quer nos libertar dessa concepção que
por um lado, impede-nos de enfrentar as verdadeiras causas dos males que
ocorrem conosco ou na sociedade, remetendo-os a demônio para desviar alguém da
própria responsabilidade ou a uma espécie de fatalidade que nos leva a nos
afundarmos na passividade. Por outro lado, Jesus quer nos apresentar a imagem
do Deus de amor e de vida e não um Deus de castigo. Pecar é não dar fruto, não produz nada pelo
bem da humanidade ou dos outros. Esta é a mensagem da parábola da figueira
estéril. Esse Deus que Jesus nos apresenta espera com paciência, até o último
minuto de nossa vida, os bons frutos que produzimos.
Para os ouvintes de Jesus era familiar a
imagem da figueira infértil, para indicar o comportamento infiel do povo de
Deus (cf. Jr 8,13;Mq 7,1). Mas esta imagem é atual para nós. A parábola da
figueira estéril revela-nos um Deus paciente e bondoso conosco. Mas ele é
paciente para esperar que produzamos bons frutos para o Seu Reino. Perante
tamanho amor para com a vinha e para com a pobre figueira, somos convidados a
responder e corresponder produzindo bons frutos para uma convivência mais
fraterna. Ser útil para os demais não
significa esperar recompensa ou reconhecimento. Precisamos ser como a figueira
que produz frutos sem saber quem vai se alimentar com seus frutos ou de seus
figos. O importante é que outros possam viver com nossa presença frutífera. É
necessário que a parábola seja aplicada para nós individualmente e como uma
comunidade cristã ou Igreja. Uma Igreja, uma comunidade que não der frutos
perde razão de ser. Mas Deus continua esperando, pois para Deus nada é
impossível (cf. Lc 1,36-37). Sempre espera com toda esperança.
P. Vitus Gustama,svd
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