PARA
AMAR A JESUS VERDADEIRAMENTE E AO PRÓXIMO TEMOS QUE APRENDER A PERDOAR, ATÉ OS
INIMIGOS
Primeira Leitura: Dt 26,16-19
Moisés dirigiu a palavra ao povo de Israel e lhe disse: 16 “Hoje, o Senhor teu Deus te manda cumprir esses preceitos e decretos. Guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma. 17 Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus, para seguires os seus caminhos, e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedecerdes à sua voz. 18 E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos. 19 Assim ele te fará ilustre entre todas as nações que criou, e te tornará superior em honra e glória, a fim de que sejas o povo santo do Senhor teu Deus, como ele disse”.
Evangelho: Mt 5,43-48
Naquele
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O Senhor é Nosso Deus e Nós Somos Seu
Povo
“Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus, para seguires os seus caminhos, e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedecerdes à sua voz. E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos”.
O Deuteronômio, o último livro do Pentateuco, de onde foi tirada a Primeira Leitura de hoje, é, paradoxalmente, apesar da extensa parte legislativa que contém, um dos menos jurídicos. Sua finalidade é mais homilética do que legislativa e seu senso aguçado de história e das relações pessoais com Deus fazem dele, acima de tudo, um livro religioso.
O texto de hoje recorda o conteúdo da Aliança e sublinha seu caráter espiritual. E a Aliança é uma realidade sempre atual. O Deuteronômio insistiu fortemente sobre este valor e por isso, se usa a palavra “hoje” (“hoje” nos vv. 16-18; cf. Dt 5,3; 6,10-13). Por isso, não se trata de viver de uma economia antiga; o passado não serve mais que para definir melhor o presente, pois tira-se apenas sua lição e consequentemente, as maravilhas passadas não cessam de renovar-se na atualidade. Sem a renovação e a inovação a humanidade não avança. A vida feliz e a glória (v.19) são a recompensa prometida por Deus para aqueles que observam a Aliança. Com efeito, a lei não é uma simples nomenclatura de preceitos impostos ao homem e sim que compromete muito mais uma atitude religiosa: “Eu serei teu Deus (v.17) e tu serás meu próprio povo” (vv.18-19).
Esta frase “Eu serei teu Deus e tu serás meu próprio povo” é para ser recordado por qualquer um de nós em todos os momentos de nossa vida, especialmente nos momentos de prova.
Viver Cristãmente É
Caminhar Na Direção Do Bem e Da Salvação
“Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus, para seguires os seus caminhos, e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedecerdes à sua voz. E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos”.
O antigo semita é nômada. A estrutura do êxodo de Israel possui três momentos: saída, caminho no deserto e a chegada à Terra prometida (vida estabelecida). O êxodo de Israel constitui um processo de libertação feliz: libertado da escravidão do Egito à Terra prometida, uma “terra que mana leite e mel” (Ex 3,8). O caminho é seco e duro como o deserto, mas ao mesmo tempo não faltam as bênçãos de Deus durante essa caminhada. Neste contexto, o êxodo é entendido como marcha de um povo ou de um grupo de pessoas em busca de algum lugar melhor para se estabelecer, mas sempre com a ajuda divina. “Quem não contar com Deus não sabe contar” (Pascal). Caminho, via e sendas desempenham um papel essencial em sua existência. Como a coisa muito normal utiliza este mesmo vocabulário para falar da vida moral e religiosa e tal uso se manteve na língua hebraica.
E o êxodo existencial de um ser humano possui três fases: iniciar, transitar e terminar. A vida terrena de um ser humano tem, então, seu início, faz-se no pleno desenvolvimento e aponta para seu término inevitável. O êxodo da vida humana é sempre um caminho de crescimento, uma saída da “própria terra”, de si mesmo. Neste caminho de crescimento suscitam inevitáveis interrogações sobre o próprio homem, sua condição e destino: “Quem sou eu? Que sentido tem a vida? Qual é o sentido da minha vida? O que estou procurando nesta vida? Para onde a vida vai me levar?”. Sem uma resposta a estas perguntas, o itinerário ou o êxodo que conduz para o crescimento ou à plena realização pode terminar em um beco sem saída. Quem tem um porquê para viver, encontrará frequentemente o como viver.
Caminho, em sentido figurado, tem na Bíblia várias acepções. Fala-se de dois caminhos: o caminho da vida e o da morte que Deus põe diante do homem (Jr 21,8); o caminho bom (1Sam 12,13) e o caminho mau (Jr 18,11); o caminho dos justos e o dos pecadores (Sl 1,6). Os caminhos de Deus são distintos dos caminhos dos homens (Is 55,8-9). Os caminhos de Deus conduzem à paz (Is 59,6; Lc 1,79) e à vida (Mt 7,14). Os caminhos dos homens, ao contrário, levam à morte (Pr 14,12) e à perdição (Mt 7,13). Os caminhos de Deus são Sua própria vontade, as normas de conduta sempre retas, verdadeiras e justas (Ap 15,3). A missão fundamental de Jesus Cristo foi ensinar para o homem estes caminhos (Mt 22,16). O próprio Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6). Nos Atos dos Apóstolos, o conjunto dos ensinamentos cristãos é chamado caminho, o caminho do Senhor (At 9,2; 18,25-26; 19,9.23; 22,4; 24,14-22).
A ideia do caminho descreve muito bem nossa vida. Moisés falou sobre isso para seu povo. Na Quaresma nos é recordado ou lembrado de maneira mais explicita que nós cristãos temos um caminho próprio, um estilo de vida que nos traça a Palavra revelada por Deus. A Palavra de Deus nos direciona para a vida em plenitude. Basta ler e meditá-la diariamente, especialmente durante a Quaresma, para que possamos caminhar bem na vida. Temos que nos comportar como o povo da Aliança: continuar a seguir somente Deus e Sua Palavra, palavras que têm vida eterna (Jo 6,68). Deus, por sua parte, nos promete ser nosso Deus, ajudar-nos, fazer de nós o “o povo consagrado”, eleito que dá testemunho de sua salvação em meio do mundo. Deus e Sua Palavra são o único caminho que leva à salvação, à felicidade, à Páscoa definitiva. Deus nos é sempre fiel. Por nossa vez, devemos ser fiéis a Ele e cumprir Sua vontade “com todo o coração e com toda a alma”.
Somos o povo em peregrinação para a eternidade, para a comunhão plena com Deus. Por isso, o apego, a ganância, o materialismo se tornam inúteis, pois nada se levará. Precisamos de pão, mas “não só de pão o homem vive” (Dt 8,3; Lc 4,4). É preciso viver muito além do pão, pois a nossa fome não é só de pão, mas de outros valores que nos dão o sentido da vida.
Para Estar No Caminho Do Senhor É Preciso a Aprender a Perdoar e Reconciliar-se
O Evangelho de hoje nos põe diante de um exemplo muito concreto deste estilo de vida que Deus quer de nós. Jesus nos apresenta seu programa como estilo de vida cristã: amar inclusive nossos inimigos. É o programa árduo. Mas a Páscoa a que nos preparamos é a celebração de um Cristo Jesus que se entregou totalmente pelos demais. Ele morreu perdoando todos os que O crucificaram.
Ser seguidores do Senhor Jesus é assumir seu estilo de vida. O modelo deste estilo de vida é o próprio Jesus, Deus-Conosco e o próprio Pai do céu que “faz nascer o sol para os bons e maus e faz cair a chuva para os justos e injustos”, pois Deus é o Pai de todos.
O texto do evangelho lido neste dia faz parte do Sermão da Montanha (Mt 5-7). Estamos na seção chamada de antíteses (Mt 5,21-48) conhecidas pelo uso da seguinte expressão: “Ouvistes... Porém eu vos digo...”.
Jesus continua analisando a
A palavra “perdão” provém do latim “per”: intensificação e “donare”: doar, dar. Assim o perdão é um ato de doação, tanto para aquele que o recebe como para aquele que o brinda. Ambos se enriquecem com o benefício da paz; ambos se libertam do cárcere que os aprisiona. Por isso, o perdão é seguir avançando; é amparo e encontro. O perdão revela a graça. O ato de perdoar é um ato da misericórdia de Deus que apaga os pecados (Am 7; Ex 32,12.14; Jr 26,19; Ez 36,29.33). Perdoar é estar com Deus que perdoa sem medida. Perdoar é estar do lado de Deus.
“Amai
As
"
Para pensar:
“As três coisas mais
difíceis do mundo são: guardar um segredo, perdoar uma ofensa e aproveitar o
tempo.” (Benjamin Franklin).
P. Vitus Gustama,svd
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