AMOR- VOCÊ ME AMA?
Jo 21,15-23
Jo 21,15-23
O Senhor , então , perguntou-me: “Se você fosse surdo , ainda ouviria Minha Palavra ?” Como poderia ouvir algo sendo surdo ? Então , eu entendi. Ouvir a Palavra de Deus não é simplesmente usando os ouvidos , mas nosso coração . Eu respondi: “Seria difícil , mas eu ainda ouviria a Tua Palavra ”.
O Senhor novamente perguntou: “Se você fosse mudo , ainda louvaria Meu Nome ?” Como poderia louvar sem uma voz ? Então , me ocorreu: Deus quer que cantemos de toda nossa alma e de todo nosso coração . Não importa como possa parecer . E louvar a Deus não é sempre com uma canção , mas quando somos oprimidos , nós louvamos a Deus com nossas palavras de gratidão . Então , eu respondi: “Embora eu não pudesse fisicamente cantar , eu ainda louvaria Teu Nome , Senhor ”.
E o Senhor perguntou: “Você realmente Me ama ?” Com coragem e forte convicção , eu respondi seguramente : “Sim , Senhor ! Eu Te amo , Tu és o único e verdadeiro Deus !” Eu pensei ter respondido bem , mas então Deus perguntou: “Então , por que pecas?” Eu respondi: “Porque eu sou apenas um ser humano . Não sou perfeito !” “Mas por que em tempos de paz você vagueia ao longe ? Por que somente em tempos de problemas você ora com fervor ?” Sem respostas . Somente lágrimas .
O Senhor continuou: “Por que cantas somente nas confraternizações e nos retiros , nas festas de aniversário ? Por que me buscas somente nas horas de adoração ? Por que me perguntas coisas tão egoístas? Por que me fazes perguntas tão sem fé ?” As lágrimas continuavam a rolar em minha face . “Por que você está com vergonha de mim ? Por que você não está espalhando as boas novas ? Por que em tempos de opressão , você chora a outros quando eu lhe ofereço Meu ombro para você chorar nele? Por que cria desculpas quando lhe dou oportunidades de servir Meu Nome ? Você é abençoado com vida . Eu não lhe fiz para que jogasse este presente fora . Eu lhe abençoei com talentos para Me servir , mas você não progride em conhecimento . Eu falei com você , mas seus ouvidos estavam fechados. Eu mostrei minhas bênçãos , mas seus olhos se voltaram para outra direção . Eu lhe mandei servos , mas você se sentou ociosamente enquanto eles eram afastados. Eu ouvi suas orações e respondi a todas elas ”.
O Senhor respondeu: “Esta é Minha graça , minha criança . Você é minha criação , você é minha criança . Eu nunca te abandonarei. Quando você chorar , Eu terei compaixão e chorarei com você . Quando você estiver alegre , Eu vou rir com você . Quando você estiver desanimado, Eu te encorajarei. Quando você cair , Eu vou te levantar . Quando você estiver cansado , eu te carregarei. Eu estarei com você até o final dos tempos e te amarei para sempre ”.
******
Reflitamos o texto do evangelho lido neste dia : Jo 21,15-23:
No texto do evangelho deste dia , antes de transmitir o “poder de apascentar ” o povo de Deus (“minhas ovelhas ”) Cristo Ressuscitado pergunta a Pedro se ele ama a Jesus com o amor ágape . “Ágape ” é uma palavra grega que significa o amor que se dirige unicamente para o outro , incondicional e que não espera nada em troca . É uma doação pura de si mesmo . Para servir e trabalhar com e para o Senhor pelo bem dos demais é necessário ter amor puro no coração . Jesus morreu por amor aos homens (Jô 13,1; 15,14). A Igreja de Cristo conduzida por Pedro e seus sucessores deve se converter em sacramento visível do ágape , do amor fraterno , de doção de si . Cada líder na Igreja do Senhor , desde o Papa até aos agentes pastorais , deve ser transformado em líder de amor . Por isso , é sempre um desafio de todos os dias .
“Sim , Senhor , eu te amo ”, responde Pedro. “Apascenta as minhas ovelhas ”, diz Jesus a Pedro. A intimidade da fé e a resposta de amor de Pedro não são escritas para ser saboreadas sentimentalmente e sim para ser transformadas em responsabilidade . Se me ama , Pedro, então , apascenta as minhas ovelhas . O amor a Jesus se transforma em responsabilidade de cuidar dos demais , pois eles são de Jesus (“minhas ovelhas ”). Ao dizer que ama a Deus , o homem se transforma em responsável pelos outros . Amor e responsabilidade são , para Jesus, uma moeda de dois lados .
Jesus chama Pedro por seu nome original “Simão, filho de João”. E Pedro escuta atentamente a voz do Senhor . Seu coração foi crescendo em maturidade e agora compreende que Jesus não é o Messias político que ele esperava (Jo 13,37; 18,10) e sim o ser humano generoso que dá sua vida em serviço à humanidade deprimida e abandonada (Jo 15,13.15). Agora Pedro se encontra disponível para seguir a Jesus, o Caminho , não sob seus próprios interesses e sim animado pelo Espírito do Ressuscitado. A tríplice pergunta e afirmação são uma rememoração do itinerário do discípulo . Pedro partiu de uma adesão fervorosa , chegou à negação (Jo 18,27), passou pela dura experiência da morte de Jesus e agora chega a um novo ponto de partida . A adesão de Pedro não é simples militância e sim é amor entranhável por um ser humano que lhes ensinou o verdadeiro caminho para Deus : o caminho de amor que se transforma em serviço à comunidade : “Apascenta minhas ovelhas ”.
Vitus Gustama, SVD
Nenhum comentário:
Postar um comentário