04/03/2015
Quarta-Feira da II Semana da Quaresma
Naquele tempo ,
17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele
tomou os doze discípulos à parte e, durante
a caminhada , disse-lhes: 18“Eis que estamos
subindo para Jerusalém, e o Filho
do Homem será entregue
aos sumos sacerdotes
e aos mestres da Lei .
Eles o condenarão à morte ,
19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para
flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia
ressuscitará”. 20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com
a intenção de fazer
um pedido .
21Jesus perguntou: “Que queres ?” Ela
respondeu: “Manda que
estes meus
dois filhos
se sentem, no teu Reino ,
um à tua direita
e outro à tua esquerda ”.
22Jesus, então ,
respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por
acaso podeis beber
o cálice que eu vou beber ?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes
disse: “De fato , vós
bebereis do meu cálice ,
mas não
depende de mim conceder
o lugar à minha
direita ou
à minha esquerda .
Meu Pai
é quem dará esses
lugares àqueles
para os quais
ele os preparou”. 24Quando os outros
dez discípulos
ouviram isso , ficaram irritados contra os dois irmãos . 25Jesus, porém ,
chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes
das nações têm poder
sobre elas
e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim . Quem
quiser tornar-se grande , torne-se vosso servidor ;
27quem quiser ser
o primeiro , seja vosso
servo . 28Pois ,
o Filho do Homem
não veio
para ser servido, mas para servir
e dar a sua vida como resgate em favor de muitos ”. (Mt 20,17-28)
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O Evangelho
deste dia fala
do anúncio da paixão, morte e
ressurreição de Jesus Cristo na sua subida para Jerusalém (vv. 17-19) e a
reação dos discípulos diante do mesmo, especialmente dos irmãos Tiago e João
(vv. 20-28). Em nove lugares diferentes dos evangelhos encontramos esse
anúncio: Mt 16,21-23; 17,22-23; 20,17-23; Mc 8,31-33; 9,30-32; 10,32-34; Lc
9,22. 44-45; 18,31-33.
Notamos que
Jesus não somente
anuncia a sua morte ,
mas também a sua ressurreição. A vida em
sintonia com a vontade de Deus não termina na cruz e sim na ressurreição ou na
sua glorificação. Deus aprova com a glorificação todos aqueles que passarem por
provações na vivência da vontade de Deus. Encarar as cruzes como conseqüência da vida vivida de
acordo com os valores vividos por Cristo é sinal de nosso amor a Deus, e
a ressurreição é o amor
que Deus nos mostra por tudo isso ou a ressurreição é a resposta de Deus
para quem vive de acordo com os ensinamentos de Cristo. Em outras palavras, com
a ressurreição Deus quer dizer a cada um de nós, neste contexto: “Você está
aprovado!”.
Ao ouvir o anuncio de Jesus sobre
sua própria morte, os irmãos João e Tiago logo querem pedir a Jesus postos
importantes para poder mandar mais. Mas Jesus nunca
deu espaço para
o egoísmo e para
o poder mundano
no seu coração .
Sua existência
é um serviço
generoso para
libertar os homens
de qualquer tipo
de escravidão . Pelo
bem do homem
e em nome
do bem praticado para a
salvação do homem Jesus aceitou ser crucificado e morto. Porém, Deus o ressuscitou. O mal
não é capaz de enterrar o bem. O ódio é incapaz de eliminar o amor, pois “Deus
é amor” (1Jo 4,8.16). Por isso, o bem ou a bondade é o investimento que nunca
falha, pois tudo isto tem característica divina. Tudo que é divino não conhece
a morte.
Contrastando com
Jesus é a atitude dos filhos
de Zebedeu: João e Tiago. Ambiciosos sem limite querem garantir um lugar de destaque
no Reino do Messias
para receberem honrarias
e serem servidos.
A ambição
em si
não é negativa .
Dentro do seu
limite , a ambição
pode servir de estímulo
para nobres ações e para melhorar uma condição
humilde . A ambição
só se transformará em
vício quando
a afirmação de si mesmo
for exagerada e os meios para
atingir a glória
forem desonestos . O ambicioso ,
quando dominado pelo
vício , não
suporta competidores ou rivais . Ele gosta de humilhar os outros até eliminá-los em
nome de sua
ambição . Um
viciado em ambição
dificilmente se preocupa com ser justo . Ele utiliza os outros
como escada
sobre os quais
ele pisa
para chegar à própria afirmação ou
glória . Uma pessoa de coração nobre não sai à procura
das honras e dos aplausos ,
mas do bem , e
ela reconhece o bem
onde estiver.
Na cabeça
dos dois filhos
de Zebedeu têm apenas ideais de grandeza ,
postos a serviço
do próprio egoísmo .
Não lhes
passa pela
cabeça sacrificarem-se pelos outros , mas exigir que os demais
se sacrifiquem por eles .
“Quem
quiser tornar-se grande , seja vosso servidor ”.
Atrás destas palavras
Jesus quer nos
alertar que
existe um grande
risco de transformar
nossa missão ,
nossos trabalhos ,
nossa “liderança ”
na comunidade /Igreja
num exercício de poder
e de ambição . Daí sairá a frase : “Quem manda aqui sou eu !”. Este tipo de frase
na Igreja de Cristo
é a expressão de um
conceito de uma eclesiologia totalmente fora
daquilo que Jesus quer :
“Quanto a vós ,
nunca vos
deixeis chamar de Mestre ,
pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos ”.
(Mt 23,8). A comunidade cristã é uma comunidade de irmãos .
Como irmãos
um deve se preocupar
com outro ;
um deve cuidar do outro e todos se protegem. Trata-se de uma família onde ninguém é superior
ao outro . Conseqüentemente ,
na comunidade cristã, a autoridade
e a responsabilidade , inclusive
a fraternidade devem ser
sinônimos de serviço .
Na comunidade dos que
seguem os ensinamentos de Cristo não tem cabimento o domínio ,
o autoritarismo , a ambição sem limite e a vontade de
poder e de exibicionismo .
Se alguém tiver alguma ambição na comunidade é porque está querendo tirar
alguma vantagem pessoal em vez de pensar no bem comum. Aquele que serve aos outros
em função
do bem dos outros
é grande no Reino
de Deus . Porque
se Deus é o Bem
absoluto , logo
aquele que
pratica o bem é de Deus ,
tem algo de Deus
nele e por isso ,
está com Deus
ou do lado
de Deus .
A comunidade de Jesus deve ser
constituída pelas pessoas capazes de abandonar definitivamente toda prática
egoísta onde tudo se compra e se vende, até a consciência, em nome da vantagem
pessoal. A opção pelo Reino equivale a uma opção pela humanização e
fraternização. Tudo isto requer o abandono de todo tipo de ambição e de poder para
deixar o poder da graça que salva operar na nossa vida e na nossa convivência.
Assim, seremos o sacramento de Deus neste mundo.
“Enquanto Jesus subia para
Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte...”. A Quaresma é também uma
“subida para Jerusalém”. É um caminho para a cruz. Nossa vida deve ser uma
subida contínua até Deus. Podemos até fazer algumas paradas, mas jamais uma
paralisia.
“Vós
não sabeis o que
estais pedindo”, diz Jesus aos filhos de
Zebedeu. Também nós
pedimos muitas coisas a Deus , sem que de fato ,
“saibamos” o significado de nossos pedidos .
·
“Quem
quiser tornar-se grande , torne-se vosso servidor ;
quem quiser ser
o primeiro , seja vosso
servo . Pois ,
o Filho do Homem
não veio
para ser servido, mas para servir
e dar a sua vida como resgate em favor de muitos ”. “A vida
é dada a nós
e nós a merecemos dando-a” (Rabindranath Tagore).
P. Vitus Gustama,svd
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