21/03/2015
O JUSTO E INOCENTE
É UMA CENSURA VIVA
PARA OS PODEROSOS
Sábado da IV Semana da
Quaresma
Primeira Leitura: Jr 11,18-20
18 Senhor, avisaste-me e eu
entendi; fizeste-me saber as intrigas deles. 19 Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e
não sabia que tramavam contra mim: “Vamos cortar a árvore em toda a sua força,
eliminá-lo do mundo dos vivos, para seu nome não ser mais lembrado”. 20 E tu, Senhor dos exércitos, que
julgas com justiça e perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a vingança
que tomarás contra eles, pois eu te confiei a minha causa.
Naquele tempo, 40ao
ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam: “Este é, verdadeiramente,
o Profeta”. 41Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam:
“Porventura o Messias virá da Galileia? 42Não diz a Escritura que o
Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era
Davi?” 43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns
queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas
do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes
perguntaram: “Por que não o trouxestes?”
46Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este
homem”. 47Então os fariseus disseram-lhes: “Também vós vos deixastes
enganar? 48Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou
nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!” 50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado
com Jesus anteriormente, disse: 51“Será que a nossa Lei julga
alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?” 52Eles responderam:
“Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não
surge profeta”. 53E cada um voltou para sua casa.
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Na primeira
leitura (Jr 11,18-20) o profeta Jeremias utiliza a imagem
do cordeiro manso
levado ao matadouro
para falar de sua própria inocência e mansidão .
Para manter a fidelidade à aliança
com Deus
o profeta Jeremias denuncia os crimes e as traições
cometidos pelo seu
próprio povo .
Em outras palavras ,
Jeremias chama o seu
povo à conversão ,
a voltar ao Deus
da Aliança . Infelizmente ,
como conseqüência ,
Jeremias é odiado pelo bem
que faz. Até
para fazer o bem encontramos, muita
das vezes , obstáculos
ou dificuldades
postos pelas outras pessoas .
Jeremias é uma vitima inocente comparada
a um cordeiro
manso . “Toda
vez que
um justo
grita , um
carrasco vem calar .
Quem não
presta fica vivo , quem
é bom , mandam matar ”
(Cecília Meireles).
A sorte ou o destino do profeta
Jeremias que viveu seis séculos antes de Jesus é a mesma sorte, o mesmo destino
de Jesus. Jesus é também perseguido por ser fiel à Palavra de Deus. O cordeiro
manso que o profeta Jeremias usa é imagem de Jesus que, como Cordeiro, morrerá
para tirar o pecado do mundo (Jo 1,29).
A imagem do “cordeiro” nos sugere a
inocência dessa pequena vitima que não merece ser sacrificada. Essa imagem nos
sugere a liturgia do Cordeiro pascal cujo sacrifício é útil para o povo
inteiro.
Percebemos das leituras
de hoje que
até para fazer o bem encontramos dificuldades , inclusive a violência da parte
daqueles que defendem seus próprios interesses mesmo
que sejam errados eticamente. Mas todo homem que sofre
inocentemente e injustamente
é uma imagem de Cristo
sofredor. Todo sofrimento fruto da colaboração
para salvar o mundo , para edificar
a humanidade , para
defender os sem
voz e sem
vez é o sofrimento do próprio
Cristo . Todos
esses sofredores estão no coração de Deus :
“A vida dos justos
está nas mãos de Deus ,
nenhum tormento
os atingirá... Os que confiam em Deus
compreenderão a verdade e os que
são fieis
permanecerão junto a ele no amor , pois graça e misericórdia são
para seus santos e sua visita é para seus eleitos” (Sb 3,1.9). Jesus continua sofrendo nos justos
perseguidos. Jesus continua sendo crucificado nos
inocentes vítimas
dos que retém o poder
nas mãos .
No evangelho de hoje lemos como a
pessoa de Jesus e sua maneira de viver provocam discussões e posturas diversas.
A vida dos homens se decide de acordo com sua atitude vivencial com Jesus.
Uns dizem que
é o Messias , outros
dizem que é o profeta .
Jesus é o sinal de contradição
no mundo : divide os homens
com sua
simples presença
entre os homens
(cf. Lc 2,34-35). Jesus continua sendo um
mistério para seus contemporâneos .
Os escribas e os fariseus eram a
mais alta autoridade doutrinal, os melhores especialistas em discussões sobre a
Escritura. Segundo eles, em Jesus não se cumprem todas as condições
necessárias. Por isso, Ele não é o Messias, apesar das evidências. Segundo eles
o Messias não vem da Galiléia e sim de Belém (Jo 7,52). Mas os fatos não negam, mesmo que alguém
tente argumentar. Os fatos falam por si.
O pior cego é aquele que não
reconhece a própria cegueira a fim de poder pedir a ajuda. Daí nós concluímos
que a condição essencial para conhecer a Deus é a humildade. Há que saber
renunciar aos nossos próprios pontos de vista, deixar-nos conduzir pela luz da
sabedoria divina. A crença bíblica não basta para descobrir verdadeiramente
quem é Deus em Jesus Cristo. A vida e seus acontecimentos são outra “Escritura”
que Deus nos deixou para que leiamos cada dia uma página para saber o recado de
Deus para nós e sobre nós. O conhecimento de Deus não é questão de
intelectualidade. O Espírito é que nos sensibiliza para nos abrirmos à verdade
de Deus, ao seu amor, à vida nova que Ele quer nos comunicar, à luz com que Ele
quer iluminar nossa escuridão.
Nicodemos, o fariseu
notável que
pertencia ao circulo dos membros do Sinédrio (Sinédrio ou Sanhedrin era uma assembleia de juízes judeus
que constituía a corte
e legislativo supremos
da antiga Isarael) e que havia visitado Jesus de noite
(Jo 3,1-21), mostra sua
preocupação pela
justiça : “Será que
a nossa Lei
julga alguém , antes
de ouvi-lo e saber o que
ele fez?”. Ele
pensa que
a Lei deve ser
usada como instrumento
de justiça . No entanto ,
ele é reprovado pelos
colegas ao chamá-lo de ”galileu ” (chamar alguém de “galileu ”
na época era um palavrão ): “Também tu és galileu , porventura ?
Vai estudar e verás que
da Galileia não surge profeta ”. No lugar
de responder Nicodemos, eles
o insultam, tratando-o como um ignorante . Para eles , segundo a Lei
na qual eles
se apóiam e não em
Deus , profetas
jamais sairiam da Galileia, enquanto que Deus sopra para onde quer e através
de qualquer pessoa
e em qualquer
lugar . Basta
cada um
ficar atento para captar a passagem de Deus
em cada
momento na vida
de qualquer homem .
“Será que a nossa Lei julga
alguém , antes
de ouvi-lo e saber o que
ele fez?”. Esta frase nos
convida a refletirmos profundamente sobre nosso comportamento ou
nosso julgamento
em relação
aos outros . Jamais
podemos falar além
daquilo que vemos e daquilo que sabemos, pois cairemos na
invenção dos fatos
e no julgamento sem
fundamento e faremos aquele que
julgamos sofrer injustamente .
Não podemos julgar
qualquer pessoa
apressadamente . É preciso
sabermos ouvir e conhecermos a pessoa
e suas obras .
Não podemos nos
deixar guiar por nossos motivos egoístas e interesseiros .
Lembremo-nos de que a palavra é poderosa
e por isso
é perigosa. Uma vez pronunciada, a palavra não tem
volta . Se feriu, a ferida
fica. Se curou, a pessoa fica livre
de sua prisão .
Não podemos falar
o que pensamos, mas
temos que pensar
bastante sobre
tudo que
vamos falar . O silêncio
dá conteúdo para
nossas palavras . Temos que silenciar nossa boca , para o intelecto ter vez em escolher palavras certas
para momentos
certos a fim de não ferir gratuitamente as pessoas .
Os escribas
e os fariseus se sentem seguros na Lei
a ponto de chamar “maldito ” quem não conhece a Lei .
Em nome
desta Lei , eles
vão crucificar
e matar Jesus Cristo
sem ouvir
Jesus e sem verificar
o que Ele
faz. Nas mãos dos escribas
e dos fariseus a Lei
não é um
instrumento de justiça
e sim de vingança .
Eles confundem o conhecimento
da Lei com
o conhecimento de Deus .
Para eles , os
que estão fora
da Lei são
considerados desviados, malditos . Mas na verdade , os próprios fariseus
e os escribas estão fora
do conhecimento de Deus .
Conhecer Jesus consiste em
se preocupar com
o bem do homem
e sua salvação. Quem
não se preocupa com
o bem do homem
e com a sua
salvação, ele se separa de Deus , o Pai , que quer a vida para todos os homens ,
seus filhos
(cf. Jo 10,10).
Os simples têm, ao contrário,
facilidade de captar a mensagem de Jesus e de considerar Jesus como Messias ou
Profeta: “Este é, verdadeiramente, o Profeta. Ele é o Messias”. Jesus
dirá mais tarde: “Minhas ovelhas escutam minha voz”. “Escutar” e “crer” são
quase sinônimos no evangelho de João.
A condição essencial para conhecer
Deus é a humildade e a simplicidade. A simplicidade é a condição fundamental
para conhecer o projeto de Jesus sobre o homem. Há que saber desprender-se de
si mesmo, renunciar a seus próprios pontos de vista, de suas “regrinhas” (como
os escribas e os fariseus presos na própria Lei que acabam não conhecendo o
verdadeiro Deus) e deixar-se conduzir pelo Espírito divino.
Deus permanece escondido atrás das
aparências humanas. Cada um tem que descobrir esse Deus diariamente. “Se
dizes ‘já basta’, tu estás perdido; aumenta sempre, progride sempre, avança
sempre, não te pares no caminho, não voltas para trás, não te desvies!”
dizia Santo Agostinho.
P. Vitus Gustama,svd
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