30/03/2015
USE O DINHEIRO
PARA VALORIZAR AS PESSOAS E NÃO USE
AS PESSOAS PARA
VALORIZAR O DINHEIRO
1Seis dias antes
da Páscoa , Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro ,
que ele
havia ressuscitado dos mortos . 2Ali ofereceram a Jesus um
jantar ; Marta
servia e Lázaro era
um dos que
estavam à mesa com
ele . 3Maria, tomando quase meio litro de perfume
de nardo puro e muito
caro , ungiu os pés
de Jesus e enxugou-os com seus cabelos . A
casa inteira
ficou cheia do perfume
do bálsamo . 4Então , falou Judas
Iscariotes, um dos seus
discípulos , aquele
que o havia de entregar :
5“Por que
não se vendeu este
perfume por
trezentas moedas de prata ,
para dá-las aos pobres ?”
6Judas falou assim , não porque se preocupasse com
os pobres , mas
porque era
ladrão ; ele
tomava conta da bolsa
comum e roubava o que
se depositava nela. 7Jesus, porém , disse:
“Deixa-a; ela fez isto
em vista
do dia da minha
sepultura . 8Pobres ,
sempre os tereis convosco ,
enquanto a mim ,
nem sempre
me tereis”. 9Muitos judeus ,
tendo sabido que
Jesus estava em Betânia, foram para lá , não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro , que Jesus ressuscitara dos mortos .
10Então , os sumos sacerdotes
decidiram matar também
Lázaro , 11porque por causa dele, muitos
deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.
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Os textos dos evangelhos desta
semana santa nos fazem revivermos hora por hora os últimos instantes de Jesus
em Jerusalém: a unção em Betânia, em casa de seus amigos: Lázaro, Marta e Maria;
a última Ceia com seus discípulos; e a traição de um dos Doze: Judas
Iscariotes.
O evangelho deste dia está cheio de
significados. O jantar de Jesus, em Betânia, é prelúdio da Última Ceia. A
refeição, tomada em grupo, era um gesto sagrado porque indicava comunhão de
sentimentos e de vida, e era uma oportunidade preciosa para dar graças a Deus
por todos os Seus dons, a começar pela vida.
Jesus foi convidado para uma
refeição na casa de Lázaro (que foi “ressuscitado” por Jesus), Marta e Maria.
Lázaro era entre os comensais, Marta estava servindo e Maria era a mulher que
ungiu Jesus.
Essa refeição
ou ceia
é uma ação de graças
a Jesus pelo dom
da vida . Recuperada de sua tristeza , a comunidade celebra a vida
recebida, reconhecida em Jesus como fonte da vida e em Lázaro como o
beneficiado. Esse banquete
que era
em memória
de um morto
(Lázaro ) se converte em ação de graças para celebrar
a presença do autor
da vida e a vitória
sobre a morte .
Este banquete ,
como a própria
Eucaristia , antecipa também , em certo modo , o banquete final ,
cujos comensais
serão todos
os que receberam a vida
definitiva . Maria mostra
seu agradecimento pelo
dom da vida ;
o preço do perfume
é símbolo de seu
amor sem
medida e é símbolo
do amor da comunidade
por Jesus que
responde ao amor que
Ele mostrou, comunicando-lhe a vida . O amor
plenifica e enche a vida das pessoas como o aroma do perfume que encheu a casa
inteira em
Betânia. ”Somos para Deus
o perfume de Cristo
entre os que
se salvam e entre os que se perdem” (2Cor
2,15). A mensagem do amor de Jesus devolve a alegria
para as pessoas .
Maria, a comunidade cristã usa o
dinheiro para valorizar o amor e as pessoas. Jamais um cristão usa as pessoas
para valorizar o dinheiro. Judas desvaloriza o amor para valorizar o dinheiro.
Judas usa os pobres como o pretexto para sua própria ganância: “Por que não se
vendeu este perfume por trezentas moedas de prata para as dar aos pobres?”. Mas
João acrescentou: “Judas falou assim não porque se preocupasse com os pobres,
mas porque era ladrão”. A comunidade não se distingue dos pobres; é uma
comunidade de pobres que se amam e que, através do compartilhar, expressão do
amor, superam sua condição de oprimidos.
A unção feita por Maria em Jesus
antecipa a sepultura de Jesus. Maria, ungindo os pés de Jesus, representa a
comunidade em sua relação íntima com Jesus. O gesto de Maria de ungir os pés de
Jesus mostra seu agradecimento pelo dom da vida. O perfume que Maria derramou
sobre Jesus é símbolo do amor da comunidade por Jesus que responde ao amor que
Jesus mostrou à comunidade, comunicando-lhe a vida. E o alto preço do perfume
usado na unção, que equivalia a 10 meses de salário de um trabalhador rural, é
símbolo do amor sem limites e sem mancha por Jesus. E a aroma que enche a casa
inteira antecipa a fragrância do amanhecer do domingo da Páscoa em que Jesus
matou a morte para que todos tenham vida abundantemente em Jesus Cristo (Jo
10,10).
Para a crítica de Judas, Jesus dá a
seguinte recado: “Pobres, sempre os estareis convosco, enquanto a mim,
nem sempre me tereis” (Jo 12,8). Por um lado, o Pobre, por excelência,
é Jesus, que nos dá tudo quanto possui, tudo quanto é. Por isso, só Ele deve
ser o centro da nossa vida, sem qualquer espécie de cálculos. O Mestre dá-nos
tudo! Há que dar-lhe tudo, sem cálculos nem reservas. A nossa entrega total a
Cristo acaba por beneficiar toda a Igreja: “a casa encheu-se com a fragrância
do perfume”. Por outro lado, se lermos esta frase à luz das palavras que Jesus
disse em Mt 25,40.45: “Tudo que você fizer para um dos pequeninos, você fará isso
para mim”, entenderemos o sentido da frase. O que fizermos para qualquer pobre
e necessitado, faremos isso para Jesus. Apesar de aumentar o número dos ricos,
os pobres continuam a ser a maioria neste mundo: “Os pobres estarão sempre
convosco”.
Portanto, o nosso seguimento de
Jesus pode desenrolar-se como caminho da morte à vida, como aconteceu a Lázaro,
ou como solicitude atenta e cuidadosa no serviço ao Mestre e aos seus, como
aconteceu com Marta; pode também assemelhar-se a um caminho de amor adorante,
como aconteceu com Maria, ou a um caminho de resistências e de calculismos
materiais, que acabam por sufocar quem os segue, como aconteceu com Judas.
Judas prefere o dinheiro ao amor e não crê no amor generoso. E o próprio
dinheiro o sufocou e o matou. Maria colocava o dinheiro no devido lugar para
valorizar o amor.
Judas desvaloriza o amor para
valorizar o dinheiro, usa as pessoas para valorizar o dinheiro. E morreu sem
amor e sem dinheiro. Maria, a comunidade dos discípulos de Jesus, usa o
dinheiro para valorizar o amor fraterno, pois onde há partilha, expressão do
amor fraterno não haverá famintos. É bom cada um tentar se colocar: no lado de
Judas ou no lado de Maria?
P. Vitus Gustama,svd
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