17/03/2015
1Houve uma festa dos judeus ,
e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em
Jerusalém, perto da porta
das Ovelhas , uma piscina
com cinco
pórticos , chamada
Betesda em hebraico. 3Muitos doentes
ficavam ali deitados — cegos , coxos e paralíticos . 4De fato , um anjo descia,
de vez em
quando , e movimentava a água da piscina ,
e o primeiro doente que aí
entrasse, depois do borbulhar
da água , ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí
se encontrava um homem ,
que estava doente
havia trinta e oito anos .
6Jesus viu o homem deitado e sabendo que
estava doente há tanto
tempo , disse-lhe: “Queres
ficar curado?” 7O doente
respondeu: “Senhor , não
tenho ninguém que
me leve
à piscina , quando
a água é agitada .
Quando estou chegando, outro entra na minha
frente ”. 8Jesus disse:
“Levanta-te, pega tua cama
e anda ”. 9No mesmo instante ,
o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar . Ora , esse
dia era
um sábado .
10Por isso ,
os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado !
Não te
é permitido carregar
tua cama ”. 11Ele
respondeu-lhes: “Aquele que me curou
disse: ‘Pega tua cama
e anda ’”. 12Então lhe
perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda ’?” 13O homem
que tinha
sido curado não sabia quem fora , pois Jesus se tinha
afastado da multidão que se encontrava naquele lugar .
14Mais tarde ,
Jesus encontrou o homem no Templo e lhe
disse: “Eis que
estás curado. Não voltes
a pecar , para que não te aconteça coisa pior ”. 15Então
o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem
o havia curado. 16Por isso , os judeus
começaram a perseguir Jesus, porque
fazia tais coisas
em dia
de sábado .
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Jo 5,1-16 como
o texto de nossa
reflexão neste dia
se encontra na primeira
parte do evangelho
de João (Quarto Evangelho ).
A primeira parte desse evangelho é conhecida
como “Livro
dos sinais ” (Jo 2,1-12,50). Chama-se “Livro dos Sinais ”
porque , nesta parte ,
referem-se aos sete sinais
realizados por Jesus. Os sete sinais são : a transformação da água
em vinho
(Jo 2,1-12), a cura do filho do funcionário
real (Jo 4,46-54), a cura do paralítico
(Jo 5,1-9), a multiplicação dos pães /partilha dos pães
(Jo 6,1-15), Jesus anda sobre as águas
(Jo 6,16-21), a cura do cego de nascença
(Jo 9,1-41), e a “ressurreição ”/reanimação de Lázaro
(Jo 11,1-44).
O “sinal ”,
por definição ,
visa a outra
realidade além
de si mesmo .
Por isso ,
este nome
(sinal ) indica que
se trata de ações
simbólicas, pois os sete
sinais são
as setas indicadoras que nos
impulsionam a buscarmos muito mais além do episódio concreto ,
uma realidade mais
profunda para
a qual aponta o relato narrado.
No evangelho de hoje, Jesus cura um
paralítico perto da piscina. É o tema da água viva, água que vive e dá a vida.
Podemos ler também este tema através da revelação na visão do profeta Ezequiel
na primeira leitura (Ez 47,1-9.12). A água como príncipio de vida é uma imagem
que se encontra frequentemente na Bíblia (Por exemplo: Jl 4,18; Zc 14,8; Is 35
etc.).
A água de Ez 47 é protótipo de a
água dos últimos tempos abertos por Cristo: “Se alguém tem sede, venha a mim
e beba. Quem crê em mim, do seu interior manarão rios de água viva” (Jo
7,37-38; cf. Zc 14,8; Is 58,1). Em Jesus se cumpriu a profecia do profeta
Ezequiel. Dele nos vem a grande efusão do Espírito que simbolizava a água.
Unicamente de Jesus nos pode vir a fecundidade, a vida individual e
coletivamente. A única salvação, a única solução se encontra em Jesus Cristo: “Em
nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos
homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4,12).
O evangelista João nos apresenta
Jesus, no evangelho de hoje, como libertador, como aquele que vem salvar a
humanidade. A libertação se adquire não por meios mágicos, como o correr da
água da piscina de Betesda, e sim mediante um encontro pessoal com o Senhor.
Buscar a proximidade de Deus, permanecer junto a Ele, respirar Sua própria vida
é o único mandamento que Deus propõe ao homem para que o homem seja salvo.
1. Jesus é Água viva
O nome
da piscina onde
se encontra o paralítico ,
como outros
enfermos , é “Betesda”. Sua etimologia aramaica significaria “casa
da misericórdia ” (outros
dizem que significaria “lugar do derramamento”: beth ‘eshdah, em hebariaco).
É uma espécie de refúgio
para adoentados
de todo tipo .
Essa piscina foi descoberta
pelos arqueólogos
em 1931-1932 entre
as ruínas da basílica
de Santa Ana .
Os enfermos
(cegos , coxos
e paralíticos ) estavam próximos dessa piscina porque
acreditava-se que aquelas águas tinham poder curativo . Acreditava-se, conforme
o relato, que quem
pulasse primeiro nessas águas ,
ficaria curado de sua doença .
Por isso, podemos imaginar cada disputa e concorrência sem piedade, pois cada
um quer ficar curado. Raiva, rancor e expectativa se misturam numa pessoa só.
Raiva e rancor ao ver que o outro conseguiu rapidamente entrar na água.
Expectativa porque cada um fica esperando o borbulhar da água para poder pular
a fim de ficar curado. Mas isso supõe pessoas prontas para ajudar o doente a
entrar na piscina. Mas até quando pode pular na piscina, tendo tanta gente
doente perto da piscina. O nome “Betesda” que significa “casa de misericórdia”
se torna um paradoxo, pois há mais miséria do que misericórdia.
Podemos imaginar também a solidão
de um que sofria durante trinta e oito anos sem ninguém para ajudá-lo. Trinta e
oito anos de sofrimento. Só faltavam dois anos para completar uma geração. É um solitário que necessita da misericórdia
de outras pessoas ali presentes, mas quem daria lugar para ele para pular na
piscina? Cada uma dessas pessoas se preocupa com seu próprio doente.
O doente em questão está num estado
desesperador: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a
água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. O evangelista João gosta de ressaltar casos
tão desesperadores, como Lázaro enterrado há quatro dias (Jo 11,39-44), o cego
de nascença (Jo 9,1-41) para destacar o poder de Deus que ultrapassa os limites
humanos, que faz o impossível em possível (Lc 1,37), o morto em uma pessoa viva
etc..
“Ora ,
esse dia era um sábado” e o homem curado carrega sua cama no sábado que é
proibido para os judeus. Com isso, o relato da cura
do enfermo da piscina
Betesda nos coloca diante
da polêmica típica
dos evangelhos : a primazia
do amor sobre
a lei . Jesus enfatiza que a necessidade
do ser humano
está acima de qualquer
lei ainda
que uma lei
seja sagrada . Jesus não
se preocupa em cumprir
o preceito de descanso
(Jo 5,9b); para ele
conta somente o bem do homem em qualquer
circunstância, muito mais ainda quando se trata de uma vida em jogo. Jesus comunica uma nova
vitalidade que
permite os homens se levantarem de prostração . Para os dirigentes do povo ,
ao contrário , conta
somente a observância
da lei ou
do preceito (Jo 5,10). A observância
da lei de descanso
equivale à observância da lei toda ; sua violação é
a violação da lei
inteira . O foco
da atividade de Jesus é o homem e não a própria atividade .
Precisamos nos
examinar se freqüentamos a Igreja
só para cumprir preceitos ou para celebrar
alguma coisa . Precisamos nos
perguntar também
se colocamos pessoas no centro de nossas atividades
ou fazemos apenas
uma agitação estéril .
Se não colocarmos as pessoas como o centro de todas as nossas atividades
pastorais , trabalharemos inutilmente na Igreja de Jesus Cristo .
Ama menos que se preocupa demasiadamente com as regras. As regras devem ajudar
o homem a crescer e a se aproximar mais de Deus.
3. Jesus é a nossa única esperança
Os enfermos
estão próximos da piscina ,
não podem entrar
no Templo , estão esperando uma possibilidade
de encontrar-se com Deus .
Para o paralitico do evangelho
de hoje , símbolo
de tantos que
esperam, a agitação da água era algo que o
mantinha na esperança ainda que essa esperança levasse já
muitos anos
sem ver-se realizada: 38 anos de sofrimento, quase
uma vida inteira
(o numero 40 representa uma geração ).
A única
coisa que
mantinha o paralítico na esperança , apesar
de um longo
sofrimento, era a água
agitada de cura .
Mas apareceu o inesperado ,
maior do que
a água agitada :
Jesus Cristo , Água
viva .
O que
mantém você na esperança
nesta vida ? Qual é
sua esperança
nesta vida ?
Jesus se aproxima do paralítico com
esta pergunta : “Queres
ficar curado?”. Apesar
de seu relato pouco
longo , Jesus compreende que o paralítico
quer realmente
a cura . Por
isso , logo
em seguida
Jesus disse as seguintes palavras : “Levanta-te, pega
tua cama e anda ”.
A cama carregava o paralítico
durante tanto tempo e o fazia deitado nela. Agora
é ele quem
carrega a cama . É superação! A força
de Jesus penetra na vida
desse homem que
o faz capaz de superar
tudo na vida e de carregar tudo, pois a
força que está dentro é a própria força do Senhor.
“Queres
ficar curado?” é a pergunta
dirigida a cada um
de nós . Queres
ficar curado do teu
pecado e de tua mesquinhez? Queres ficar curado da tua angústia , da tua confusão , e de
tua preocupação ? Queres
ficar curado da tua doença ,
da tua depressão ? Mas
será que nós
sabemos o que queremos? Será que ainda somos
capazes de querer
e de querer viver ? Quem nos dará hoje a vontade
de viver , de reviver ? Quem nos dará forças para lutar
e andar ?
“Levanta-te e anda!”. Levantar-se e
andar é o começo de uma vida nova. Deus quer um “homem de pé”, um homem que
avança, um homem capaz de superar-se. O pecado é uma paralisia. O pecado
paralisa o homem. O “homem de pé” é capaz de levar sua “cama” que o oprimia, é
capaz de suportar-se a si mesmo. Para isso o homem precisa escutar atentamente
a Palavra de Deus.
P. Vitus Gustama,svd
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