SEJAMOS BONS FERMENTOS
DO SENHOR
Terça-Feira Da VI Semana
Do Tempo Comumda
18 de Fevereiro de 2014
Primeira Leitura: Tg 1,12-18
12Feliz o homem que suporta a provação. Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu àqueles que o amam. 13Ninguém, ao ser tentado, deve dizer: “É Deus que me está tentando”, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e tampouco ele tenta a ninguém. 14Antes, cada qual é tentado por sua própria concupiscência, que o arrasta e seduz. 15Em seguida, a concupiscência concebe o pecado e o dá à luz, e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. 16Meus queridos irmãos, não vos enganeis. 17Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem sombra de variação. 18De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas.
Evangelho: Mc 8,14-21
Naquele tempo, 14os
discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um
pão. 15Então, Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado
com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. 16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas
Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda
não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo
olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de
quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós
recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: E quando reparti sete
pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?
Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”
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A partir de um episódio de pouca
importância, isto é, o esquecimento de os discípulos levarem pães suficientes
no barco, Jesus aproveita a ocasião para dar uma lição sobre o fermento que
eles devem evitar. “Cuidado! Guardai-vos do fermento dos
fariseus e do fermento de Herodes”.
O fermento é um elemento pequeno,
simples, humilde, mas que é capaz de fermentar para o bem ou para o mal toda a
massa de farinha de trigo. Ele trabalha silenciosamente e imperceptível, mas o
resultado é bem notável.
No AT a festa da Páscoa implicava,
entre outras coisas, o rito de comer pães não fermentados. O fermento era
considerado como sinal e causa de corrupção. A Páscoa era a festa da novidade,
da renúncia ao velho, da busca de um Deus que se revela no novo. O NT aprofunda
este sentido da novidade e vê em Jesus o homem novo diante do homem velho (1Cor
15,20-23; Rm 6,1-11). Assim fica patente como o fermento se põe em relação com
a maldade e a bondade (cf. 1Cor 5,7-8).
Na literatura judeu-helenista a
metáfora do fermento se aplicava freqüentemente não a qualquer “corrupção”
moral e sim muito concretamente ao orgulho/à arrogância, à soberba, à
hipocrisia. Na passagem paralela o evangelista Lucas acrescenta expressamente:
“Acautelai-vos do fermento, isto é, da hipocrisia dos fariseus”
(Lc 12,1).
Jesus alerta, então, a todos os
seus seguidores sobre o perigo do orgulho e da soberba. O orgulhoso/arrogante
não se preocupa em conhecer a verdade, mas apenas em ocupar uma posição em que
ele possa ser o centro de atenção e a norma para o resto. O orgulhoso tem todos
os vícios como o egoísmo, a injustiça, a ingratidão, a imoralidade, a
hipocrisia. Normalmente o orgulho encontra o abrigo nas pessoas desequilibradas
ou de pouca personalidade. A arrogância é uma forma de não aceitar as próprias
fraquezas e defeitos.
É preciso que estejamos conscientes
de que somos criaturas dependentes da graça de Deus para viver e conviver em
harmonia com os demais, com a natureza e com o próprio Criador. Por isso, são
Paulo diz: “Eu sou o que sou pela graça de Deus” (1Cor 15,10). A
graça é a razão principal de nossa alegria e de nossa coragem: “Basta-te
a minha graça”, responde o Senhor quando são Paulo se queixa do
aguilhão em sua carne (2Cor 12,9).
Há fermentos e fermentos. O bom
fermento faz crescer a massa e a converte em pão, alimento básico. Na época de
Jesus era difícil entender a vida diária sem o pão feito com trigo ou com
cereais. Para fazer o pão é necessário o fermento. Uma pequena quantidade de
fermento é suficiente para transformar uma quantidade maior de farinha de
trigo. Mas existem outros fermentos, capazes de estragar a massa, de
empobrecê-la. O bom fermento transforma a massa de trigo em pão saboroso. Mas o
mau fermento estraga a massa e o pão já não será fonte de vida, mas será fonte
de enfermidade e de morte.
Um fermento bom ou mau dentro de
uma comunidade pode enriquecê-la ou destruí-la. Jesus quer que todos os seus
seguidores evitem o fermento dos fariseus e de Herodes isto é, o orgulho/arrogância,
a soberba, a hipocrisia.
O orgulhoso não se preocupa em
conhecer a verdade, mas apenas em ocupar uma posição em que ele possa ser o
centro e a norma. Ele pretende que tudo esteja sujeito a si próprio. O orgulhoso
gosta de desprezar, maltratar e colocar os outros na parede. Seus atos não precisam
respeitar moral nenhuma, mas impõe aos outros normas morais e éticas.
Um hipócrita gosta de simular
virtudes, sentimentos nobres e boas qualidades que não existem nele, com o
intuito de conquistar a estima dos outros e obter louvores. Ele julga seus atos
a partir da aprovação dos outros e não a partir do valor moral e ético. Ele é tão
habilidoso em camuflar-se a ponto de nós o admirarmos. O hipócrita não tem consciência
de que a dignidade da pessoa humana não consiste em parecer bom e sim em ser
bom. “Foge por um instante do homem irado, mas foge sempre do
hipócrita”, dizia Confúcio, sábio chinês.
Estes fermentos têm uma força
suficiente para destruir uma comunidade por dentro. Uma atitude interior de
vaidade, de hipocrisia e do legalismo (como os fariseus), de rancor, de
egoísmo, de arrogância, de superficialidade interesseira e de sensualismo (como
Herodes), pode destruir nossa própria vida e a vida de uma comunidade.
Mas quando dentro de nós e de uma
comunidade há fé e amor fraterno tudo se transforma em fermento bom. Nossos
atos visíveis têm sua raiz em nossa mentalidade e em nosso coração. O coração é
de cada um de nós, mas o nosso rosto é dos outros, isto é, aquilo que tem no
nosso coração passa a ser visível no nosso rosto e no nosso comportamento. Por
isso, São Paulo nos dá o seguinte conselho: “Não sabeis que um pouco de
fermento leveda a massa toda? Purificai-vos do velho fermento, para que sejais
massa nova, porque sois pães ázimos, porquanto Cristo, nossa Páscoa, foi
imolado. Celebremos, pois, a festa, não com o fermento velho nem com o fermento
da malícia e da corrupção, mas com os pães não fermentados de pureza e de
verdade” (1Cor 5,6-8).
O fermento bom transforma a massa
de trigo em pão saboroso, alimento básico para o ser humano. O fermento
mau/ruim estraga a massa de trigo e o pão se torna fonte de enfermidade e de
morte. Que tipo de fermento sou eu na minha comunidade, no meu grupo ou na
minha família? O que tem na sua mão diante da “massa” da comunidade: fermento
bom ou fermento mau/ruim? “O espírito se
enriquece com aquilo que recebe; o coração com aquilo que dá” (Victor Hugo).
P. Vitus Gustama,svd
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