SER SAL
E LUZ DO MUNDO
V DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO “A”
Primeira Leitura: Is 58,7-10
Assim diz o Senhor: 7 Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne. 8 Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 9 Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”. Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10 se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia.
1 Irmãos, quando fui à vossa cidade anunciar-vos o mistério de Deus, não recorri a uma linguagem elevada ou ao prestígio da sabedoria humana. 2 Pois, entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este crucificado. 3 Aliás, eu estive junto de vós, com fraqueza e receio, e muito tremor. 4Também a minha palavra e a minha pregação não tinham nada dos discursos persuasivos da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito, 5 para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens.
Evangelho: Mt 5,13-16
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13 Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15 Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa. 16 Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.
O texto do Evangelho lido neste domingo pertence ao complexo do Sermão da Montanha (Mt 5-7) e
continuação imediata das bem-aventuranças. Continuando seu discurso, usando
pronome “vós”, que se iniciou na última bem-aventurança, Jesus dirige-se
explicitamente aos discípulos para falar-lhes da sua missão no mundo (identidade
do discípulo): ser “o sal da terra” e “a luz do mundo”. Estas duas comparações
formam parte do preâmbulo do Sermão da Montanha e estão muito relacionadas com
a última bem-aventurança (Mt 5,11-12) que reflete a experiência de perseguição
vivida pela comunidade de Mateus. Seu objetivo é animar aos discípulos
perseguidos e mostrar qual é a missão daqueles que vivem segundo o espírito das
bem-aventuranças.
“Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo”.
Jesus não diz isto porque o são: o são porque ele o disse, porque os chamou e,
uma vez recebida sua adesão, os instaura em sua missão de “sal e luz”, como
fará mais adiante com Simão quando lhe confiará a missão de Pedro (cf. Mt
16,18-19). Simão é Pedro porque Jesus o fez assim. O discípulo é “sal da terra”
e “luz do mundo” porque Jesus quer. São duas definições de discípulos que se
unem aos precedentes, sobretudo, à de “misericordioso” e a de “portador de
paz”, delineando o papel do discípulo na história ou no mundo.
Vós sois o sal da terra (v.13).
O sal é um protagonista muito especial, para não dizer
indispensável, no âmbito culinário. Ele é elemento familiar para qualquer
cultura, pois desde sempre foi empregado para dar sabor à comida. Até o
surgimento do frio industrial(geladeira, freezer/frigorífico) era praticamente
o único meio para preservar da corrupção os alimentos, especialmente
carne. Sua presença discreta na comida
não é detectada; mas sua ausência não pode ser dissimulada(embora hoje em dia
exista o sal artificial, mas nunca substituirá o sal verdadeiro). O sal
dissolve-se completamente nos alimentos e se perde em agradável sabor(principalmente para quem
não tem problema de pressão). Sua condição é passar despercebido, mas atuar
eficazmente.
Na cultura bíblica o sal tinha uma grande função. O
sal, que assegura a incorruptibilidade, usava-se nos pactos como símbolo de sua
firmeza e permanência. No AT, prescrevia-se que tudo o que se oferecesse a Deus
devia estar condimentado com sal para significar o desejo de que a oferenda
fosse agradável, principalmente como sinal da permanência da aliança(Lv 2,13;Nm
18,19;2 Cr 13,5). O sal significava também a sabedoria. E não é em
vão que nas línguas latinas os vocábulos sabor, saber e sabedoria pertencem à
mesma raiz semântica e família lingüística. Uma pessoa sem sal é uma pessoa
pouco agradável, sem conteúdo. Uma pessoa- sal é aquela que tem muito
sabedoria, uma pessoa sensata.
Os discípulos de Jesus, os cristãos são o sal que
assegura a aliança de Deus com a humanidade (terra). Como o sal é firme e
permanente na comida, os discípulos devem ser fiéis ao projeto de Jesus. A
missão dos discípulos é dar um sentido mais alto a todos os valores humanos,
evitar a corrupção, trazer com as suas palavras a sabedoria aos homens. O
discípulo é aquele que consegue dar sabor e sentido a tudo aquilo que acontece,
difunde uma palavra de sabedoria onde existe dor e semeia bondade onde existe
ódio, rancor e a vontade de vingar-se. Com a sua presença o discípulo impede
que a humanidade se corrompa, não permite que a sociedade seja conduzida por
princípios perversos, apodreça e descambe para a ruína.
Se o sal perder seu sabor com nada se pode
recuperá-lo. Assim acontece com cada discípulo de Jesus. Se aqueles que se
chamam cristãos/discípulos de Jesus não forem fiéis aos ensinamentos de Jesus,
sem dúvida, merecerão o desprezo dos homens cuja libertação deviam ter
colaborado (veja Mt 7,26). Uma comunidade ou um discípulo que, em sua prática,
trai a mensagem evangélica perde a razão de existir e a credibilidade será
tirada do cristão.
O texto sublinha também o modo de presença do
discípulo. Como o sal que passa despercebido, mas atua eficazmente e se torna
em agradável sabor, assim sublinha a sublime tarefa do discípulo: transbordar
sem ostentação a riqueza de uma vida cristã interior, fecunda, alentadora para
os outros. Na prática do bem e da bondade o cristão não pode fazer barulho ou
trocar trombeta. As obras boas falam por si sobre quem as fez ou praticou. O
cristão deve ser como Cristo que passou a vida fazendo o bem. O cristão não
pode deixar o tempo passar sem fazer o bem ou a bondade. A bondade é o único
investimento que jamais falha. A única coisa que o cristão pode exagerar é
praticar a bondade. Para o resto ele tem que ser bastante moderado.
Vós sois a luz do mundo (v.14)
Quem vive num país tropical o sol faz parte de seu
dia-a-dia. Talvez, por isso, esqueçamos este grande privilégio. Quando
estivermos na escuridão é que sentimos a importância de uma luz. Quando
estivermos na prisão é que começamos a valorizar a liberdade. A presença é mais
sentida na sua ausência. É o paradoxo da vida cotidiana. Quem vive no polo
norte ou sul sabe muito bem o que significa a presença do sol. Mas, na verdade,
não é necessariamente a presença da escuridão para valorizar a importância da
luz na nossa vida, como não precisamos ter a fome para comer, mas precisamos
comer/nos alimentar para viver e ajudar quem carece dessa necessidade básica.
A luz serve para iluminar os objetos e aquece,
especialmente a luz do sol. A luz existe
não para ser olhada diretamente, pois pode causar a cegueira se for forte como
o sol ou uma lâmpada de grande watt. Não se deve olhar para a luz, mas para as
coisas iluminadas. Numa escuridão ninguém usa uma lanterna direcionada para os
olhos, mas para o caminho para que seja iluminado, assim facilitará a caminhada
sem tropeços.
Na Bíblia, a luz é a glória ou esplendor de Deus mesmo
que, segundo Is 60,1-3, devia luzir ou brilhar sobre Jerusalém. A interpretação
deste texto (v.3) aplicava a frase a Israel; também à Lei e ao Templo(Is 2,2) e
à cidade de Jerusalém (Is 60,19), sempre como reflexo da presença de Deus
neles. Deus é a luz de Jerusalém e de seu povo; assim, este povo se torna, por
sua vez, luz para o mundo.
Chamados a ser “a luz do mundo”, os discípulos devem
viver como reflexos de jesus Cristo, a Luz do mundo (Jo 8,12). Só assim eles
podem garantir a continuidade da missão de Jesus. Essa presença radiante e
perceptível se verificará doravante nos discípulos. Essa luz há de ser
percebida: a comunidade cristã e cada cristão não se podem esconder nem viver
cerrados em si mesmos. A glória de Deus não mais se manifesta no texto da Lei
nem no lugar do templo, mas no modo de agir dos que seguem Jesus e vivem seus
ensinamentos fielmente. Os discípulos são a luz do mundo à medida que são os
reflexos autênticos da vida e do ensinamento de seu Mestre Jesus, e não como os
vaga-lumes que só piscam de vez em quando.
A parábola da lâmpada (v.15) explicita a metáfora da
luz. Uma lâmpada acesa colocada debaixo de uma vasilha se apaga a chama.
Deve-se colocá-la, de preferência, em um candelabro, num lugar bem alto, para
aumentar o alcance da luz e conseqüentemente, todos os moradores se beneficiam
da claridade. A conclusão tirada disto é clara: os discípulos não têm o direito
de se omitir na transmissão da luz, pois ser a luz é a identidade deles. Por
isso, devem eles estar bem visíveis e brilhar todos os que se aproximarem deles
ou todos os que conviverem com eles. Mas nenhuma luz faz barulho. Simplesmente
ilumina silenciosamente. É o silêncio que faz efeito.
Por isso, apesar de os discípulos serem a luz, eles
não podem praticar as boas obras para chamar a atenção sobre si, para ser
admirados e elogiados (como objetivo e não como conseqüência). Não é para eles
que os homens devem olhar, mas para Deus de Bondade, fonte de todas as boas
obras. Os discípulos devem permanecer discretos, pois se a luz bate diretamente
nos olhos, somente prejudica, incomoda e irrita.
Da vida prática, sal e luz são duas coisas que devem
ser bem dosadas, como tudo na vida. O sal dá sabor ao alimento, mas quando
excessivo tira-lhe o sabor e faz o paladar provar apenas o dissabor do sal.
Acontece mesma coisa com a luz. Para ver, precisamos necessariamente da luz,
pois nossos olhos têm capacidade de ver somente os objetos iluminados, os olhos
só funcionam quando existe a luz, pois na escuridão ninguém enxerga nada,
apesar de ter os olhos saudáveis. Mas quando a luz é excessiva, pode até cegar,
eliminando a capacidade de visão dos olhos.
A prática da religião, das virtudes e o bom exemplo,
quando mal dosados, podem causar efeito contrário. Se praticarmos as virtudes
para criticar quem não as tem e querendo que os outros sejam como nós, nasce,
então, a aversão e ainda impede os outros de serem melhores, como quem toma um
raio luminoso diretamente nos olhos que só cega. Mas se as pessoas virem a
nossa fé religiosa e a nossa conduta, orientadas para a fraternidade e o amor,
reconhecer-nos-ão como portadores da luz de Cristo e glorificarão o Pai.
Para Mateus, ser luz (e ser sal) consiste, antes de
tudo, em praticar as boas obras para que todos os homens dêem glória a Deus.
Com esta menção das boas obras se introduz o corpo do Sermão da Montanha, cujo
tema principal será, precisamente, aclarar quais são as boas obras que o
discípulo deve pôr em prática.
Por isso, devemos nos perguntar se os outros, os
colegas, os nossos familiares, ao perceberem as nossas boas obras e vêem nelas
a luz de Cristo, os levam a glorificar a Deus e os levam a praticar as mesmas.
Já paramos para pensar sobre como podemos fazer para um testemunho evangélico mais
eficaz na nossa vida cotidiana? Na escuridão não percebemos se a roupa que
usamos está suja ou limpa, pois somente existe uma cor: preta. Se não
conseguirmos distinguir mais o que é certo e errado, cuidado, talvez estejamos
na escuridão.
O famoso Mahatma Gandhi um dia disse: “Cristo, se os
teus fossem como Tu, hoje toda a Índia seria Tua”. Sempre que alguém nos diz:
“Cristo sim, mas vocês, cristãos, não”, devemos sempre pensar que existe em nós
qualquer coisa que não é Cristo ou não é de Cristo, que Deus morreu em nós em
certa medida, e que temos o dever de O fazer ressuscitar. Se Deus não conseguir
ser visto no mundo é porque não se vê mais na vida de quem se chama cristão. Quem
crê em Jesus se converte em luz para si mesmo e para os outros.
P. Vitus Gustama,svd
Um comentário:
Muito bom, traz grande ensinamento. Obrigada e Shalom!
Julia
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