VII DOMINGO DO TEMPO COMUM “A”
23 de Fevereiro de 2014
Primeira Leitura: Lv 19,1-2.17-18
1O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2“Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e dize-lhes: ‘Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. 17Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele. 18Não procures vingança, nem guardes rancor dos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor!’”
Irmãos: 16Acaso não sabeis que sois santuários de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós? 17Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo, e vós sois esse santuário. 18Ninguém se iluda: Se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; 19pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito, está escrito: “Aquele que apanha os sábios em sua própria astúcia”, 20e ainda: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos”. 21Portanto, que ninguém ponha sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence: 22Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro; tudo é vosso, 23mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.
Evangelho: Mt 5,38-42
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. 43Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!”
_________________________
Estamos ainda
no Sermão da Montanha
(Mt 5-7). O evangelho deste dia fala das
ultimas instruções de Jesus para seus seguidores em forma de antítese . A estrutura literária
é semelhante à dos precedentes. O preceito de Torah é introduzido pela
fórmula : “Ouvi o que
foi dito ” (ekoúsate óti erréthe).
O preceito é seguido pelo
comentário de Jesus ou
sua reflexão
profunda que
é introduzido com a seguinte
fórmula : “Eu ,
porém , vos
digo” (egò dè légo ymin).
Na primeira
instrução neste texto ,
que é a quinta
antítese , Jesus faz seu
comentário sobre
a lei de talião
do Antigo Testamento .
No Livro do Êxodo lemos: “Vida por
vida , olho
por olho ,
dente por
dente , mão
por mão ,
queimadura por queimadura, ferida por ferida , golpe por golpe ”
(Ex 21,23-25; cf. Lv 20,17-22).
A lei
de talião era
conhecida em
todo o Oriente
Antigo . Ela
é encontrada no Código Hammurábi, nas leis assírias, na Torah bem
como também
entre os gregos
e os romanos . A finalidade
primordial dessa lei
era colocar um limite a uma vontade desenfreada de vingança
em uma sociedade
em que
a vingança era
quase que
institucionalizada (cf. Gn 4,23-24). Portanto ,
a intenção dessa lei
era proteger
os direitos da pessoa
contra os excessos
de violência .
Na quinta
antítese do Sermão
da Montanha Jesus nos
diz: “Ouvistes o que foi dito aos antigos :
‘Olho por
olho e dente
por dente ’.
Eu , porém ,
vos digo: Não
resistais ao homem mau .
Pelo contrário ,
se alguém te
bater na face
direita , oferece-lhe também a esquerda .
Se alguém quiser levar-te ao tribunal , para ficar com a tua túnica , deixa-lhe também
o manto . Se alguém
te obrigar
a acompanhá-lo durante um quilômetro , caminha dois com ele . Dá a quem te pedir e não vires as costas
a quem te
pede emprestado” (Mt 5,38-42).
A reação
paradoxal que
Jesus sugere aos cristãos , seus seguidores ,
diante da violência ,
tem uma finalidade concreta :
mostrar as possibilidades extremas de aplicação do seu mandamento de amor .
Quem é movido por
um amor
incondicional ao próximo ,
descentrando-se de si mesmo , será capaz
de fazer gestos
radicais para
coibir a violência ,
sem responder
com a mesma
moeda . Tudo
supõe que se tenha um
coração limpo .
A lei do talião
é excluída pela limpeza
de coração e pela
compaixão . “Uma vez
que você chega ao ponto em que se sente
completamente convencido
da preciosa necessidade
da compaixão e da tolerância ,
você vivencia a sensação
de haver sido tocado, tem a impressão
de ter sido transformado por
dentro ” (Dalai Lama ,
em : Dalai
Lama Fala
de Jesus).
Os
cristãos , na linha
das Bem-aventuranças , se caracterizam como mansos e pacíficos . Por
serem mansos , recusam-se terminantemente a recorrer
à violência . Por
serem pacíficos , eles
fazem tudo para
que os laços
com o próximo
não sejam rompidos, mesmo
à custa de gestos
paradoxais . No lugar
de ódio , o desejo
do bem (amor
e oração ). Ser
filho de Deus
significa parecer-se com ele no modo de agir (Mt 5,9). O que torna o homem perfeito (inteiramente
bom ) e semelhante
a Deus , não
é a observância da Lei ,
como disseram os fariseus ,
mas é amor
que não
conhece exceções .
Na
ultima antítese , a sexta ,
Jesus nos diz: “Ouvistes o que foi dito : ‘Amarás o teu
próximo e odiarás o teu
inimigo ’”. A parte
relativa ao amor
ao pró ximo é tirada de Lv 19,18. Enquanto
que a parte
do ódio ao inimigo
é tirada da tradição
judaica . A tradição
judaica , na época ,
considerava próximo apenas
o judeu ou
o estrangeiro que
morava no país .
O
comentário de Jesus é este :
“Eu , porém ,
vos digo: Amai os vossos
inimigos e orai por
aqueles que
vos perseguem, para
serdes filhos do vosso
Pai que
está nos Céus ;
pois Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos . Se amardes aqueles
que vos
amam, que recompensa
tereis? Não fazem a mesma
coisa os publicanos? E se saudardes apenas os vossos
irmãos , que
fazeis de extraordinário ? Não o fazem também
os pagãos ? Portanto ,
sede perfeitos ,
como o vosso
Pai celeste é
perfeito ”.
Jesus
não dá apenas
leis novas
para os cristãos
e para as pessoas
de boa vontade . Ele
dá aquilo que
não cabe dentro
de nenhuma lei : uma atitude
totalmente nova
que não
se explica humanamente . “Amigo ”
e “inimigo ” não
serão nem
salvos por
minha simpatia ,
nem malditos
por meu
ódio . Pelo contrário , o que
será julgado, salvo ou
maldito , será meu
ódio e meu
amor . No relacionamento com o próximo , na minha facilidade
de distinguir amigos
e inimigos , o julgado sou eu . “Se saudais apenas
vossos irmãos ,
que fazeis de extraordinário ?
Não fazem isso
também os pagãos ?
(Mt 5,47). O decisivo , portanto , não é
o meu sentimento ,
mas a fé
de que eles
também estão colocados diante da face
de Deus .
O
próprio Jesus, após ter sofrido escárnio e ultraje , faz o que
é incomparavelmente mais do que apenas “agüentar ”: “Pai ,
perdoai-lhes porque não
sabem o que fazem” (Lc 23,34). Esta atitude Jesus é força
de conversão e causa
de toda confiança
para todas as consciências
culpadas (cf. Mt 11,28-30).
Deveríamos realizar
um progressivo
desarme intelectual , moral e religioso .
Não justificar
o injustificável . É crer
na força do amor .
É tirar da Eucaristia
a certeza de curar
nossas feridas profundas. Toda vez que fazemos memória
da morte e ressurreição
de Cristo , o mesmo
Senhor nos
introduz, pelo Espírito ,
na plenitude de sua
existência pascal .
Para Refletir:
·
“A não-violência é uma força ativa da mais elevada
ordem. É a força espiritual, o poder de Deus em nós. Participamos da divindade
na medida em que realizamos a não-violência. (Mahatma Gandhi).
·
“A não-violência é um estado de perfeição. É uma
meta para a qual a humanidade inteira progride, ainda que inconscientemente”
(idem).
·
“A religião da não-violência não é apenas para os
santos e para os sábios, ela é igualmente destinada às pessoas comuns. A
não-violência é a lei da espécie humana, da mesma forma que a violência é a lei
da brutalidade animal” (idem).
·
“O primeiro princípio da ação não-violenta é o da
não-cooperação com tudo que é humilhante” (idem).
·
“O ódio que se opõe ao ódio consegue apenas aumentar
a superfície e também a profundeza do ódio” (idem).
“Quando por inveja, os outros
abusam de mim,
me insultam ou me prejudicam,
aceitarei a
derrota e oferecerei a vitória aos
outros. Quando
alguém que beneficiei e em quem
depositei
grandes esperanças me causa grandes
males,
eu o considerarei como meu sagrado
amigo
espiritual”.
(Oração tibetana)
P. Vitus Gustama,svd
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