12 'Agora ,
diz o Senhor , voltai para
mim com
todo o vosso
coração , com
jejuns , lágrimas
e gemidos ; 13 rasgai o coração , e não
as vestes ; e voltai para
o Senhor , vosso
Deus ; ele
é benigno e compassivo ,
paciente e cheio
de misericórdia , inclinado a perdoar o castigo '.14
Quem sabe, se ele
se volta para
vós e vos
perdoa, e deixa atrás
de si a bênção ,
oblação e libação
para o Senhor , vosso Deus ? 15 Tocai
trombeta em
Sião, prescrevei o jejum sagrado , convocai a assembléia ;
16 congregai o povo , realizai cerimônias de culto ,
reuni anciãos , ajuntai crianças e lactentes ;
deixe o esposo seu
aposento , e a esposa ,
seu leito .
17 Chorem, postos entre
o vestíbulo e o altar ,
os ministros sagrados
do Senhor , e digam: 'Perdoa, Senhor ,
a teu povo ,
e não deixes que
esta tua herança sofra infâmia e que
as nações a dominem.' Por que se
haveria de dizer entre
os povos : 'Onde
está o Deus deles?' 18 Então o Senhor encheu-se de
zelo por sua terra e perdoou ao seu povo .
Naquele tempo ,
disse Jesus aos seus discípulos : 1“Ficai atentos
para não praticar a vossa justiça na frente
dos homens , só
para serdes vistos
por eles .
Caso contrário ,
não recebereis a recompensa
do vosso Pai
que está nos
céus . 2Por isso ,
quando deres esmola ,
não toques
a trombeta diante
de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas
e nas ruas , para
serem elogiados pelos homens . Em verdade vos digo: eles já
receberam a sua recompensa .
3Ao contrário , quando deres esmola , que a tua mão esquerda não saiba o que faz
a tua mão direita ,
4de modo que
a tua esmola fique oculta. E o teu
Pai , que
vê o que
está oculto , te
dará a recompensa . 5Quando
orardes, não sejais como
os hipócritas , que
gostam de rezar de pé ,
nas sinagogas e nas esquinas
das praças , para
serem vistos pelos
homens . Em
verdade vos
digo: eles já
receberam a sua recompensa .
6Ao contrário , quando orares ,
entra no teu quarto ,
fecha a porta ,
e reza ao teu Pai
que está oculto .
E o teu Pai ,
que vê
o que está escondido, te dará a recompensa . 16Quando jejuardes, não fiqueis com
o rosto triste
como os hipócritas .
Eles desfiguram o rosto ,
para que os homens vejam que
estão jejuando. Em verdade
vos digo: eles
já receberam a sua
recompensa . 17Tu ,
porém , quando
jejuares , perfuma a cabeça
e lava o rosto ,
18para que
os homens não
vejam que tu
estás jejuando, mas somente
teu Pai ,
que está oculto .
E o teu Pai ,
que vê
o que está escondido, te dará a recompensa ”.
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A quaresma
é um tempo
especial para
pormos em ordem
nossa vida
humana e cristã. Devemos estar
atentos e conscientes
de que as principais
ameaças à nossa
sobrevivência e à nossa
convivência já
não vêm da natureza
externa , e sim
de nossa natureza
humana interna .
São nossas hostilidades ,
nosso descaso ,
o egoísmo , o desamor ,
a arrogância , os comentários
maldosos , a maledicência ,
a difamação , a apatia ,
a indiferença , a ignorância
deliberada etc. que põem a humanidade , a convivência e
o mundo em
perigo . Muitas vezes
somos mais rivais
do que fraternais .
“A enfermidade que
padece o mundo , a enfermidade
principal do homem ,
não é a pobreza
ou a guerra ,
é a falta de amor ,
a esclerose de coração ”
(Madre Teresa de Calcutá). A vida baseada sobre estas tendências
negativas é uma vida
que se deteriora progressivamente .
E se o mal
vem de dentro de cada
indivíduo , a luta
contra o mal
deve começar , então ,
dentro de cada
indivíduo e todo
o resto segue daí. O pecado é, com efeito , uma questão do coração .
O pecado é como um espelho quebrado que em vez de refletir Deus ,
reflete em si
a imagem da matéria
informe .
O que
nos é pedido
na Quaresma é somente
uma coisa : que
nosso coração
seja mais misericordioso, que nosso coração transborde de misericórdia ,
que prolonguemos e nos
aproximemos da infinita misericórdia de Deus .
Esta é a quaresma mais
bela que
podemos praticar .
Ao recebermos as cinzas ouvimos uma das fórmulas
usadas: “Tu és pó ,
e em pó
te hás de tornar ”
(Gn 3,19). A cinza recorda ao homem o reconhecimento
de sua origem .
A cinza é leve
e por isso ,
ela é a imagem
das coisas frágeis e efêmeras. Tudo é caduco .
E toda a vaidade ,
todo o brilho
falso e esta vida
mortal , um
dia conhecerão um
fim . Recebemos as cinzas
para nos relembrar de que
somos pó ; é uma lembrança
de que somos pó ,
de que não
temos morada certa
neste mundo , de que
a morte é a única
realidade inevitável
no futuro de nossa
existência . Na verdade ,
não é a morte
que é absurda
e sim a vida
sem a morte . Muitos se esquecem da morte
e por isso ,
acabam vivendo absurdamente e acabam
vivendo somente em
função do prazer .
Como foi dito
uma vez , quem
vive em função
do prazer , não
tem prazer de viver . O prazer deve ser resultado de um
viver bem . E para nós cristãos viver bem significa viver de acordo com os valores cristãos .
A cinza é uma lembrança
incômoda para
quem acredita que
o presente histórico
é absoluto . Mas
esta lembrança , na verdade ,
nos ajuda
a vivermos bem , a colocarmos as coisas
no seu devido
lugar para ganhar seu justo valor e sua justa perspectiva .
E somente
quando o homem
reconhece que é pó ,
que faz parte
da terra , e que
tudo o mais
provém de Deus , brotará novamente a vida
desse pó . E certamente
as cinzas usadas na Quarta-feira
de Cinzas provém das palmas do Domingo
de Ramos do ano
anterior , palmas
triunfais do Cristo
vitorioso sobre
o pecado e a morte .
Cristo , morrendo, deu nova vida à terra , conquanto o homem se reconheça como
terra , pó . A quem assim
confessa o próprio nada
faz-se ouvir a promessa
de Jesus Cristo que
vem triunfar do pecado
e da morte , consolar os
aflitos e dar-lhes, em
lugar de cinzas ,
um diadema ,
uma coroa de um
rei .
Ao receber
as cinzas , o cristão
testemunha o absoluto
de Deus em
sua vida .
E como conseqüência
da profissão sobre
o absoluto de Deus ,
o cristão relativiza todas as coisas . Isto quer dizer que as coisas somente têm seu valor em relação ao seu Criador . Sob o sinal das cinzas ,
o cristão reafirma hoje
a sua liberdade
de filho de Deus
e ao mesmo tempo
reafirma sua condição
como pó
ou criatura
e que só
pode sobreviver como
tal por
causa da misericórdia
de Deus . E Deus
não tem como
não ajudá-lo, pois
o ser humano
foi feito de acordo
com a própria
imagem de Deus
(cf. Gn 1,26). Devemos ler , portanto ,
as três práticas
de piedade apresentadas através do evangelho
deste dia que
abre nossa caminhada
quaresmal.
A leitura
do Evangelho quer
responder a seguinte
pergunta : “Como
agradar a Deus ?”.
A prática da esmola , da oração e do jejum
tem finalidade de sintonizar-nos com a vontade
do Pai , de forma
a preparar-nos da melhor maneira possível ,
para a celebração
da Páscoa .
Jesus enuncia o princípio geral
sobre a prática
dessa piedade . Estas obras de piedade
não se devem praticar
para ganhar prestígio diante
dos homens e com
isso , adquirir
posição de poder
ou privilégio .
Os que fazem assim
privam-se da comunicação divina , cessa a relação
de filho-Pai com Deus .
Segundo Jesus, ninguém
merece a graça de Deus
se ele finge executar
ação que não corresponde à atitude interior que ele chama de hipocrisia .
A esmola (vv.1-4)
A linguagem
utilizada por Mt nesta passagem e nas outras duas seguintes
revela uma forte polêmica
entre cristãos
e judeus . Os hipócritas
são os fariseus
do tempo do evangelista
que praticavam e queriam impor
aos outros um
cumprimento externo
da Lei de Moisés. Segundo
Jesus aos quer querem entrar
no Reino dos céus
devem cumprir a vontade
do Pai sem
ostentação .
A expressão
utilizada por Mt para
descrever esta atitude e comportamento (praticar a justiça ) somente aparece
neste evangelho (sete
vezes . Cinco
delas se encontram em Mt 5-7) e tem uma grande importância
para a teologia
de Mt. Mas não
se trata da justiça
como a entendemos. Quando
se fala da justiça
nos círculos
judaicos trata-se do conjunto de atos
que fazem o homem
merecedor da salvação. Entre os fariseus
do tempo de Jesus estes
atos de piedade
eram fundamentalmente três : a esmola , a oração e o jejum .
Mas para muitos estas práticas
se tornavam uma questão puramente
externa e um
motivo de orgulho ,
até o ponto
de que alguns
faziam exibição pública
de sua religiosidade(justiça ).
Os profetas
do AT falam freqüentemente do dever da compaixão para com o pobre , mas eles acentuam muito
mais a justiça
do que a caridade .
O mendigo ou
o pobre é acusação
de um sistema
injusto que
gera pobres e miseráveis ,
dependentes da “bondade ”
alheia .
Mendigo é o fruto
de uma sociedade que
não quer
partilhar seus
bens para os outros (Mas de outra lado , certo mendigo é aquele que quer uma vida fácil , pois pela experiência ,
muitos não
querem trabalhar , apesar
de alguém oferecer-lhe trabalho .
Mas eles
são apenas
um grupo
pequeno ).
A esmola
deve ser expressão
da misericórdia que
existe no coração de quem se faz solidário
com a carência
alheia . A solidariedade
acontece quando o homem
tem compaixão , quando
sente na própria pele
o sofrimento alheio . O que sobra para nós , por pouco que seja, sempre
faz falta para
os outros que
não tem nada .
Mas sempre
ficamos incomodados, pois sabemos que isso nunca resolverá completamente
o problema do mendigo
ou do pobre .
Mas a esmola
é um sinal ,
um lembrete
de que devemos lutar
por um
sistema econômico
que realmente
faça uma partilha justa dos bens . Reflitamos as palavras
de São Basílio(+ 379): “Ao faminto
pertence o pão
que guardas .
Ao homem nu ,
o manto que
guardas até
nos teus
cofres . Ao que
anda descalço ,
o calçado que
apodrece em tua casa .
Ao miserável , o dinheiro
que guardas
escondido. É assim que
vives oprimindo tanta gente que
poderias ajudar ”. E Santo
Agostinho acrescenta: “O Senhor
te fez servo
bom , mas
tu criaste em
teu coração
um mau
senhor . Ficas alegres
por causa da riqueza do cofre e não te lamentas
pela pobreza
de teu coração ?
Há acréscimo em
tua arca , mas
observa bem o que
diminui em teu
coração ”.
O próprio
Jesus menciona a esmola para
censurar a ostentação (cf.
Mt 6,22ss). Isso devemos começar
dentro de nossa
família . Enquanto
isso não
acontece, ficamos incomodados.
Ao dar a
esmola Jesus pede
a separação da pessoa
quem a dá do seu
gesto : “...a tua mão esquerda ignore aquilo
que faz a direita ...E
o teu Pai ...dar-te-á
a recompensa ”(vv.3-4). O resultado
do bem fica escondido ao homem
que recusa de ser
o juiz de seus
atos .
O único capaz
de apreciar é um
Deus invisível que
habita no segredo e não
presta conta a ninguém .
Um dito
popular diz: “Se você
fizer um benefício ,
nunca se lembre dele; se receber
um , nunca
se esqueça dele”. A vida vivida apenas para satisfazer a própria pessoa nunca satisfaz ninguém .
Não há melhor
exercício para
fortalecer o coração
do que estender
o braço para baixo e erguer pessoas . A bondade
é o único investimento
que nunca
falha .
A oração
(vv5-6)
A instrução
sobre a oração
(vv.5-15) é a mais extensa
das três práticas
de piedade judaica
e está situada no centro literário do Sermão
da Montanha . Esta instrução
está composta por
uma introdução sobre
a forma de orar (vv.5-8),
o Pai-Nosso (vv.9-13) e uma conclusão que fala do perdão (vv.14-15).
Mt enfrenta um
problema em
relação à prática
de oração . A oração
como as demais
práticas religiosas os fariseus convertem em
um motivo
de ostentação e em
uma prática pura
externa . A oração
não é mais
um momento
de falar com
Deus , mas
serve de instrumento para
alcançar honra
e prestígio diante
dos homens .
Mt convida os cristãos
a recuperar o sentido
religioso da oração ,
purificando-a daquilo que há desviado a oração de seu fim . Para Mt a oração do cristão
deve estabelecer um
relacionamento íntimo com o Pai : “...entra no teu
quarto , fecha
a porta , e reza ao teu
Pai ” (v.6a), num clima de abandono
e confiança em
Deus : “O Pai de vocês
já conhece as necessidades
que vocês
têm”(v.8). Os cristãos devem orar como Jesus
orava. E o estilo desta oração é condensado na oração
do Pai-Nosso (vv.9-13).
Uma das principais
raízes da vida cristã que nos ajuda a “sugar ” a energia inesgotável
do amor divino
é a prática da oração .
Nossa oração
deve ser discreta ,
vivida na intimidade
de nosso coração ,
repleta de silêncio
capaz de perceber
as insinuações do Espírito
Santo . Mas
só se cresce na vida
de oração , reservando a ela , diariamente, o mesmo
tempo , pelo menos , que
reservamos às refeições que nutrem o nosso
corpo . Para superar as forças maiores que as
nossas só pode ser
na oração . Orar
ou rezar é estar com Deus . A oração também nos faz mais humanos e mais filhos e
filhas de Deus .
O jejum
Mt relata que
Jesus praticou o jejum para
preparar-se antes de exercer
sua missão
(Mt 4,12). E a comunidade de Mt
praticava o jejum (Mt 9,15), mas Mt quer dar um sentido novo a esta prática , evitando toda
a ostentação exterior .
O jejum
que agrada
a Deus , diz o profeta
Isaías (Is 58,1-14) é quebrar as cadeias injustas, libertar
os oprimidos , realizar
a justiça .
A quaresma ,
neste sentido , é o tempo
em que
reassumimos a nossa vida
cristã com um
engajamento efetivo de transformação do mundo em vista do Reino
de Deus . Não
deixemos que este
tempo tão
especial para
nosso retiro
pessoal passe
sem que
haja alguma transformação ou renovação
na nossa vida .
Se não houver nenhuma transformação em nós neste tempo , a quaresma
será apenas mais
uma quaresma na nossa
vida .
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