Naquele tempo , 18vieram ter com Jesus alguns saduceus, os quais afirmam que não existe ressurreição e lhe propuseram este caso : 19“Mestre , Moisés deu-nos esta prescrição : Se morrer o irmão de alguém , e deixar a esposa sem filhos , o irmão desse homem deve casar-se com a viúva , a fim de garantir a descendência de seu irmão ”. 20Ora , havia sete irmãos : o mais velho casou-se, e morreu sem deixar descendência . 21O segundo casou-se com a viúva , e morreu sem deixar descendência . E a mesma coisa aconteceu com o terceiro . 22E nenhum dos sete deixou descendência . Por último , morreu também a mulher . 23Na ressurreição , quando eles ressuscitarem, de quem será ela mulher ? Porque os sete se casaram com ela !” 24Jesus respondeu: “Acaso , vós não estais enganados, por não conhecerdes as Escrituras , nem o poder de Deus ? 25Com efeito , quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão , pois serão como os anjos do céu . 26Quanto ao fato da ressurreição dos mortos , não lestes , no livro de Moisés, na passagem da sarça ardente , como Deus lhe falou: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’? 27Ora , ele não é Deus de mortos , mas de vivos ! Vós estais muito enganados”.
______________________
Uma das coisas que sempre preocupam o homem é o seu destino final . O que passa depois da morte ? Nós nos encontramos hoje diante da Palavra de Deus que toca um dos pontos mais difíceis de entender em nossa vida : a realidade da morte e a proposta cristã da Ressurreição . Ainda não entendemos as propostas cristãs da Ressurreição porque constantemente vivemos aferrados a uma falsa corporalidade pelo medo que nos inculcaram diante da realidade da morte . Cada dia os homens e as mulheres de nosso tempo vivem em um pânico constante diante da morte . Pânico que nos faz viver a vida de forma escrupulosa e de falsos moralismos .
A esperança na ressurreição é a força capaz de ordenar as realidades humanas numa escala de valores posta na vida eterna . Por isso , Jesus ensina que a vida eterna será dada na gratuidade e a universalidade na relação entre os homens , não haverá domínio de uns sobre outros , a existência será uma grande festa de vida eterna e plena . A ressurreição não pode ser entendida na perspectiva dos valores temporais . Isso é o que no texto significam os anjos .
A morte é um mistério , também para nós . Mas fica iluminada pela afirmação de Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida ; quem crê em mim , ainda que esteja morto viverá” (Jo 11,25). Não sabemos como , mas estamos destinados a viver , a viver com Deus , participando da vida pascal de Cristo , nosso irmão . A ressurreição é a morte de nossa morte para vivermos eternamente com Deus . Santo Agostinho nos dá o seguinte conselho : “Confia em Deus ; Ele sempre dá o que promete. Sabe o que promete, porque é a verdade . Pode prometer porque é onipotente . Dispõe de tudo porque é a própria vida . Oferece todas as garantias porque é eterno ” (In ps. 35,13). “Deus , de quem separar-se é morrer , a quem retornar é ressuscitar , com quem habitar é viver . Deus de quem fugir é cair , a quem voltar é levantar-se, em quem apoiar-se é estar seguro . Deus , a quem esquecer é morrer , a quem buscar é viver , a quem ver é possuir ” (Solil. 1,1,3).
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário