41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa . 42Quando ele completou doze anos , subiram para a festa , como de costume . 43Passados os dias da Páscoa , começaram a viagem de volta , mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana , caminharam um dia inteiro . Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos . 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura . 46Três dias depois , o encontraram no Templo . Estava sentado no meio dos mestres , escutando e fazendo perguntas . 47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas . 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho , por que agiste assim conosco ? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura ”. 49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai ?” 50Eles , porém , não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente . Sua mãe , porém , conservava no coração todas estas coisas .
_________________
A devoção ao coração de Maria foi propagada por São João Eudes no século XVII. Em 1942, Pio XII consagrou toda a humanidade ao coração de Maria, e fixou a celebração de sua festa no dia 22 de Agosto , oitava da Assunção , no intuito de pedir a paz . Esta festa é colocada no dia imediato à solenidade do coração de Jesus para voltar à origem histórica desta devoção . No século XVII, São João Eudes, em seus escritos , não separava os dois corações nos projetos litúrgicos : Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria.
O coração de Maria esteve sempre cheio de Deus (cf. Lc 1,28). O seu coração imaculado é chamado santuário do Espírito Santo (LG 53), em virtude da sua maternidade divina e da inabitação contínua e plena do Espírito divino na sua alma . O Verbo que Maria deu à luz segundo a carne foi antes concebido segundo a fé no seu coração (Santo Agostinho). Foi em vista do seu Coração Imaculado , cheio de fé e de amor humilde , que Maria mereceu trazer o Filho de Deus no seu seio virginal. É claro que a benevolência de Deus que está acima de qualquer coisa , pois a escolha é sempre de Deus . O coração de Maria conservava as palavras de Jesus Cristo (cf. Lc 2,19.51). Por isso , podemos dizer que o coração de Maria foi um sacrário . O Coração de Maria é a projeção do Evangelho para nosso século . Maria viveu o Evangelho em seu mais puro e elevado espírito na interioridade de seu coração .
O cristão de nossos dias , que pretender adaptar sua vida às exigências do Evangelho , tem que penetrar com o máximo respeito no sagrado Coração de Maria e ver e aprender como ela viveu as exigências da Palavra de Deus (cf. Lc 1,38).
Do coração de Maria brotam torrentes de graças de perdão , de misericórdia , de ajuda nas situações difíceis. Por isso , queremos pedir-lhe hoje que nos dê um coração puro , humano , compreensivo com os defeitos dos que convivem conosco .
Terminamos a nossa oração pedindo ao Senhor : “Ó Deus , que preparastes no Imaculado Coração de Maria uma digna morada para o vosso Filho e um santuário para o Espírito Santo , concedei-nos um coração limpo e dócil , para que , sempre submissos aos vossos preceitos , Vos amemos sobre todas as coisas e ajudemos os nossos irmãos em todas as suas necessidades como Maria ajudou Isabel nas suas necessidades (cf. Lc 1,39-56)”.
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário