27Naquele tempo , Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo , os sumos sacerdotes , os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: 28“Com que autoridade fazes essas coisas ? Quem te deu autoridade para fazer isso ?” 29Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta . Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso . 30O batismo de João vinha do céu ou dos homens ? Respondei-me”. 31Eles discutiam entre si : “Se respondermos que vinha do céu , ele vai dizer : 'Por que não acreditastes em João?’ 32Devemos então dizer que vinha dos homens ?” Mas eles tinham medo da multidão , porque todos , de fato , tinham João na qualidade de profeta . 33Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também , não vos digo com que autoridade faço essas coisas ”.
_______________________
Jesus e seus discípulos se encontram em Jerusalém. Por isso , a cena do evangelho de hoje tem como local Jerusalém. O texto está carregado de tensão . É o confronto direito entre Jesus e os dirigentes do povo . A fama de Jesus pela sua preocupação em lutar pela igualdade , pela convivência na fraternidade universal , pela verdadeira vivência da religião , pelo bem de todos , provoca o desconforto para os dirigentes que querem manter seus privilégios e seu domínio . Os dirigentes queriam desmoralizar Jesus e suas atividades em favor do povo através das seguintes perguntas : “Com que autoridade tu fazes essas coisas ? Quem te deu autoridade para fazer isso ?”. Essa pergunta só pode sair da boca de quem adora o poder e a desigualdade. Ama menos quem se preocupa demasiadamente com a regra e o poder na convivência em vez de se preocupar com o bem que deve ser feito . Para fazer o bem em favor do povo necessitado não precisa de nenhum poder ; basta ter amor no coração e sentir na pele o sofrimento dos outros para se compadecer e oferecer a ajuda naquilo que se pode para aliviar uma parte do sofrimento. Precisamente só aquele que é capaz de ser solidário com os necessitados é que tem mais autoridade . Esse tipo de pessoa quando fala desperta qualquer coração , pois fala a partir da vida vivida na solidariedade e na compaixão , como por exemplo , Madre Teresa de Calcutá.
“Quem te deu autoridade para fazer isso ?”. O que os dirigentes querem dizer é o poder . “Quem te deu esse poder ?”. A autoridade não é dada para ninguém , pois ela vem de dentro da pessoa . A autoridade é a capacidade de fazer o outro crescer . A palavra “autoridade ” provem do latim “augere” que significa “crescer ”. Toda palavra , toda atividade , toda ajuda , todo conselho que faz o outro crescer é uma autoridade . A autoridade é respeitada e é amada . O poder é temido, mas não é amado . Um líder que ama é um líder que é respeitado. Um líder que adora o poder é temido, mas não é amado e por isso , não é respeitado. Etimologicamente a palavra “respeitar ” (em latim ) significa tomar em consideração . “Respeito ” é sentimento que leva alguém a tratar outrem ou alguma coisa com grande atenção , profunda deferência ; consideração , reverência .
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário