Tendo sido aclamado pela multidão , 11Jesus entrou, no Templo , em Jerusalém, e observou tudo . Mas , como já era tarde , saiu para Betânia com os doze. 12No dia seguinte , quando saíam de Betânia, Jesus teve fome . 13De longe , ele viu uma figueira coberta de folhas e foi até lá ver se encontrava algum fruto . Quando chegou perto , encontrou somente folhas , pois não era tempo de figos . 14Então Jesus disse à figueira : “Que ninguém mais coma de teus frutos ”. E os discípulos escutaram o que ele disse. 15Chegaram a Jerusalém. Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os que vendiam e os que compravam no Templo . Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de pombas. 16Ele não deixava ninguém carregar nada através do Templo . 17E ensinava o povo , dizendo: “Não está escrito : ‘Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos ’? No entanto , vós fizestes dela uma toca de ladrões ”. 18Os sumos sacerdotes e os mestres da Lei ouviram isso e começaram a procurar uma maneira de o matar . Mas tinham medo de Jesus, porque a multidão estava maravilhada com o ensinamento dele. 19Ao entardecer , Jesus e os discípulos saíram da cidade . 20Na manhã seguinte , quando passavam, Jesus e os discípulos viram que a figueira tinha secado até a raiz . 21Pedro lembrou-se e disse a Jesus: “Olha , Mestre : a figueira que amaldiçoaste secou”. 22Jesus lhes disse: “Tende fé em Deus . 23Em verdade vos digo, se alguém disser a esta montanha : ‘Levanta-te e atira-te no mar ’, e não duvidar no seu coração , mas acreditar que isso vai acontecer , assim acontecerá. 24Por isso vos digo, tudo o que pedirdes na oração , acreditai que já o recebestes, e assim será. 25Quando estiverdes rezando, perdoai tudo o que tiverdes contra alguém , 26para que vosso Pai que está nos céus também perdoe os vossos pecados ”.
____________________
O texto do evangelho deste dia nos conta que Jesus já se encontra em Jerusalém. Marcos nos relata hoje a ação simbólica de Jesus em torno da figueira estéril e a expulsão dos vendedores de animais do Templo . E no fim Jesus pede que colaboremos com Deus através da vivência da fé .
De longe Jesus viu uma figueira cheia de folhas . Mas quando se aproximou da figueira , não encontrou nenhum fruto (figo ). Jesus se queixa da esterilidade da figueira . Jesus pronuncia, então , algumas palavras duras contra a figueira : “Que ninguém mais coma de teus frutos ”. E no dia seguinte a figueira fica seca . Este gesto de Jesus aponta para outro tipo de esterilidade . Ele aponta para seus contemporâneos , especialmente para os dirigentes do povo , pois eles são iguais a uma árvore estéril que não dá frutos que Deus quer . Eles se exibem como árvore cheia de folhas , mas sua vida não produz nada que possa dar vida (fruto ) para os demais . Eles se preocupam com o exterior (folhas ) e abandonam seu interior (frutos ).
A partir do texto do evangelho de hoje é preciso que nos perguntemos:
1). Será que nossa vida igual à figueira no evangelho de hoje : cheia de filhas (exterioridade ), mas não produzimos algo de bom para a convivência ? Será que por fora ou para fora aparentemente estamos bem (cheios de “folhas ”), mas por dentro somente há podridão (esterilidade total )?
2). Muitos dirigentes exploram o templo para se enriquecer materialmente . O que nos motiva a procurarmos a Igreja ? Esperamos algo da Igreja ou a Igreja espera algo de nós ? O que contribuímos para a Igreja de Cristo a qual pertencemos?
3). Será que na nossa oração diária , a pedido de Jesus Cristo , oferecemos o perdão aos que nos ofenderam e pedimos o perdão aos que ofendemos? “Quando estiverdes rezando, perdoai tudo o que tiverdes contra alguém , para que vosso Pai que está nos céus também perdoe os vossos pecados ”.
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário