Naquele tempo , 26Jesus disse à multidão : “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra . 27Ele vai dormir e acorda , noite e dia , e a semente vai germinando e crescendo , mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra , por si mesma , produz o fruto : primeiro aparecem as folhas , depois vem a espiga e, por fim , os grãos que enchem a espiga . 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice , porque o tempo da colheita chegou”. 30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus ? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que , ao ser semeado na terra , é a menor de todas as sementes da terra . 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças , e estende ramos tão grandes , que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra ”. 33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender . 34E só lhes falava por meio de parábolas , mas , quando estava sozinho com os discípulos , explicava tudo .
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As duas parábolas de hoje tem em comum o “símbolo ” da germinação , da potência da “vida nascente ”. Jesus vê assim sua obra .
“O Reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra ”. Lançar semente à terra é um gesto absolutamente natural , apaixonante e misterioso. É um gesto de esperança e de aventura . A semente crescerá? Haverá boa colheita , ou não haverá nada ? O semeador é aquele crê na vida , que tem confiança no porvir . O semeador é aquele semeia a mãos cheias para que a vida se multiplique. O semeador é aquele que investe no porvir . Jesus está consciente de estar fazendo isto : semear . Ele empreende uma obra que tem porvir .
“O homem dorme, levanta-se, de noite e de dia , e a semente brota e cresce, sem ele o perceber . Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta , depois a espiga e, por último , o grão abundante na espiga ”. Marcos é o único que nos relata esta maravilhosa , curta e otimista parábola do “grão-que-cresce-só”. Tudo reside na vitalidade da semente : aparentemente frágil , mas nela tem uma potência ou uma vitalidade . Basta a semente estar na terra , começa , então , em segredo e em silêncio uma serie de maravilhas , pouco importa que o semeador se preocupa ou não com a semente .
Da mesma maneira , disse Jesus, o Reino de Deus é como uma semente viva . Semeada numa alma , semeada no mundo , cresce lentamente , imperceptível , mas com um crescimento contínuo . Sem intervenção destruidora da parte do homem , a vida progride sem que ninguém possa segurar seu avanço ou seu crescimento .
O Reino de Deus , a Palavra de Deus , tem dentro de si uma força misteriosa que apesar dos obstáculos encontrados no seu caminho vai germinar e dar fruto . Com esta parábola Jesus quer sublinhar a força intrínseca da graça e da intervenção de Deus . O protagonista da parábola não é o lavrador nem o terreno bom ou mau e sim a semente .
O evangelho de hoje nos ajuda a entendermos como conduz Deus nossa história . Se esquecermos seu protagonismo e a força intrínseca que tem seu Evangelho , seus sacramentos e sua Graça , poderão acontecer duas coisas : se tudo for bem , pensamos que mérito seja nosso . Se tudo for mal , nos afundamos. Não teríamos que nos orgulhar nunca , como se o mundo se salvasse por nossas técnicas e esforços . Não podemos esquecer aquilo que São Paulo nos aconselhou: “Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer . Assim , nem o que planta é alguma coisa nem o que rega , mas só Deus , que faz crescer . O que planta ou o que rega são iguais ; cada um receberá a sua recompensa , segundo o seu trabalho . Nós somos operários com Deus . Vós , o campo de Deus , o edifício de Deus . Segundo a graça que Deus me deu, como sábio arquiteto lancei o fundamento , mas outro edifica sobre ele . Quanto ao fundamento , ninguém pode pôr outro diverso daquele que já foi posto : Jesus Cristo ” (1Cor 3,6-11).
Jesus quer nos dar lição de que os meios podem ser muito pequenos , mas podem produzir frutos inesperados , não proporcionados nem a nossa organização nem a nossos métodos e instrumentos . A força da Palavra de Deus vem do próprio Deus e não de nossas técnicas . Quando em nossa vida há uma força interior , a eficácia do trabalho cresce notavelmente. Mas quando essa força interior é o amor que Deus nos tem, ou seu Espírito ou a Graça salvadora de Cristo ressuscitado, então , o Reino de Deus germina e cresce poderosamente . O que devemos fazer é colaborar com nossa liberdade . Mas o protagonista é Deus . não é que sejamos convidados a não fazer nada e sim a trabalhar com o olhar posto em Deus , sem impaciência , sem exigir frutos a curto prazo , sem absolutizar nossos méritos e sem demasiado medo ao fracasso . Há que ter paciência como a tem o lavrador esperando a colheita .
P. Vitus Gustama,svd
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