Naquele tempo , 1Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes , mestres da Lei e anciãos , usando parábolas : “Um homem plantou uma vinha , cercou-a, fez um lagar e construiu uma torre de guarda . Depois arrendou a vinha a alguns agricultores , e viajou para longe . 2Na época da colheita , ele mandou um empregado aos agricultores para receber a sua parte dos frutos da vinha . 3Mas os agricultores pegaram o empregado , bateram nele, e o mandaram de volta sem nada . 4Então o dono mandou de novo mais um empregado . Os agricultores bateram na cabeça dele e o insultaram. 5Então o dono mandou ainda mais outro , e eles o mataram. Trataram da mesma maneira muitos outros , batendo em uns e matando outros . 6Restava-lhe ainda alguém : seu filho querido . Por último , ele mandou o filho até os agricultores , pensando: ‘Eles respeitarão meu filho ’. 7Mas aqueles agricultores disseram uns aos outros : ‘Esse é o herdeiro . Vamos matá-lo, e a herança será nossa ’. 8Então agarraram o filho , o mataram, e o jogaram fora da vinha . 9Que fará o dono da vinha ? Ele virá, destruirá os agricultores , e entregará a vinha a outros . 10Por acaso , não lestes na Escritura : ‘A pedra que os construtores deixaram de lado tornou-se a pedra mais importante ; 11isso foi feito pelo Senhor e é admirável aos nossos olhos ’?” 12Então os chefes dos judeus procuraram prender Jesus, pois compreenderam que havia contado a parábola para eles . Porém , ficaram com medo da multidão e, por isso , deixaram Jesus e foram-se embora .
______________________
“Agora restava ainda alguém : o filho amado . Por último , então , enviou o filho aos agricultores , pensando: ‘A meu filho respeitarão’. Mas aqueles agricultores disseram uns aos outros : ‘Este é o herdeiro . Vamos matá-lo, e a herança será nossa ’. Agarraram o filho , mataram e o lançaram fora da vinha ” (Mc 12,6-8).
“Restava ainda alguém : o filho amado ”. É uma expressão que nos desconcerta toda vez que a lemos e sobre a qual refletimos e meditamos. Parece que Deus fica à margem da pobreza . Resta apenas o próprio Filho . Mais nada ! Por causa dos homens e por causa do Seu amor sem limites pelos homens Deus usa todos os recursos e todas as possibilidades. Os recursos se esgotaram. Agora resta apenas seu Filho . Deus é verdadeiramente o pobre por excelência , porque nos deu tudo . Até seu próprio Filho , o ultimo que restou. Significa que Deus nos toma a sério e deixa o campo livre para que atuemos com plena responsabilidade . Mas Deus é impotente diante da liberdade do homem . O homem é responsável pela sua própria escolha . No momento em que o homem não respeitar as regras e as placas da vida que apontam para sua plena realização e para a eternidade , ele perderá sua liberdade e cairá em uma série de prisões e escravidões .
Jesus é verdadeiramente o ultimo, o “eskatos”, da perspectiva de Deus . Não é o ultimo em relação ao tempo , não o ultimo de uma serie de intentos . O último quer dizer o definitivo , tudo . Depois do qual não fica mais nada . Agora Deus é verdadeiramente o pobre por excelência . Pobre porque deu tudo . Em sua incurável paixão pelos homens não ficou com nada , nem com o seu próprio Filho .
A conduta dos lavradores se julga durante a ausência do patrão . O patrão confia tudo nos lavradores e por isso , não precisa estar presente . O Deus da confiança é também o Deus da ausência . Mas há que compreender exatamente esta ausência . Não se trata nem de abandono , nem de evasão nem de deserção . É um sinal de amor . É um Deus que pretende atuar exclusivamente através do amor , pois este caminho é que leva o homem à sua plenitude , à eternidade . Cristo morreu perdoando o homem .
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário