Celebramos neste domingo a festa da Santíssima Trindade . E o texto do evangelho deste dia é lido em função da festa . Por ordem do Senhor Jesus em Mt 28,19, cada um de nós foi batizado e consagrado a Deus “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo ”. Ainda nos braços da mãe , mal podendo balbuciar , sem então entendermos o sentido do gesto ou o alcance das palavras , ensaiados e ensinados pela mãe , aprendemos a fazer o sinal da cruz e nossa primeira oração : “Em nome do pai e do Filho e do Espírito Santo . Amém ”.
E no Credo sempre rezamos e professamos: “Creio em um só Deus , Pai Todo Poderoso , Criador do céu e da terra ...Creio em um só Senhor , Jesus Cristo ...Deus verdadeiro de Deus verdadeiro ...Creio no Espírito Santo , Senhor que dá a vida , e procede do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”. Este nosso Credo é, em sua estrutura íntima , uma confissão da Trindade .
Na verdade , a atenção e a devoção às Três divinas Pessoas continuam centrais em nossa vida e tirá-las de nossa fé causaria não só um irreparável vácuo , mas acabaria com o próprio fundamento de nossa existência cristã. Por isso crer na Santíssima Trindade e amá-la com todo nosso ser tem conseqüências imensas para toda a vida (cf. o Novo Catecismo nos n. 223-227): Crer na Santíssima Trindade significa reconhecer a grandeza e a majestade de Deus . Deus é tão grande que supera nossa ciência (Jó 36,26). Significa viver em ação de graças : Se Deus é o Único , tudo que somos e tudo o que possuímos vem dele: “Que é que possuis que não tenhas recebido?” (1Cor 4,7). Significa reconhecer a unidade e a verdadeira dignidade de todos os homens : Todos foram feitos “à imagem e à semelhança de Deus ” (Gên 1,27). Significa usar corretamente das coisas criadas: A fé no Deus Único nos leva a usar de tudo o que não é ele na medida em que isto nos aproxima dele, e a desapegar-nos das coisas na medida em que nos desviam dele, como rezava São Nicolau de Flüe: “Meu Senhor e meu Deus , tirai-me tudo o que me afasta de vós . Meu Senhor e meu Deus , dai-me tudo o que me aproxima de vós . Meu Senhor e meu Deus , desprendei-me de mim mesmo para doar-me por inteiro a vós ”. Crer na Santíssima Trindade também significa confiar em Deus em qualquer circunstância , mesmo na adversidade . Uma oração de Santa Teresa de Jesus exprime-o de maneira admirável : “Nada te perturbe, nada te espante. Tudo passa , Deus não muda . A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem nada lhe falta . Só Deus basta ”.
A religião só do Pai é o patriarcalismo . Todos dependem dele, sem qualquer criatividade . A religião só do Filho é o vanguardismo . Jesus é considerado o “companheiro ”, “o mestre ” e “nosso chefe ”, irmão de todos . É um Jesus com apenas relações para os lados , sem uma dimensão vertical , em direção ao Pai . Esta religião cria cristãos vanguardistas . A religião só do Espírito Santo que só se concentra na figura do Espírito Santo é espiritualismo . Eles só cultivam suas emoções interiores e pessoais . Eles esquecem que o Espírito Santo é sempre o Espírito do Filho , enviado pelo Pai para continuar a obra libertadora de Jesus. Não basta a relação interior (o ES) nem somente para os lados (Filho ) nem só a vertical (Pai ). Importa integrar os três . Que seria de nós , se não tivéssemos um Pai que nos aconchegasse? Que seria de nós , se esse Pai não nos desse seu Filho para fazer-nos também filhos de Deus ? Que seria de nós , se não tivéssemos recebido o Espírito Santo , enviado pelo Pai a pedido do Filho , para morar em nossa interioridade e completar a nossa salvação? Vivamos a fé completa , numa experiência completa da imagem completa de Deus como Trindade de Pessoas .
Outras conseqüências de nossa fé na Santíssima Trindade :
1. Viver a e na Solidariedade
A solidariedade é uma atitude trinitária . A palavra “Solidariedade ” do latim “solidus”. “Solidus” designava uma moeda de ouro sólida , consolidada, não variável . Daí derivam os termos soldo , soldado , soldar , consolidar , solidez e, a partir do século XIX, solidário e solidariedade . A palavra latina “Solidus” significa, então , maciço , consistente porque seus elementos estão bem unidos. Solidariedade , por isso , significa relação pela qual as partes de um todo são interdependentes consistentemente.
2. Viver a liberdade e na liberdade
Sabemos muito bem de que a história humana está cheio de guerras , violências , de luta pelo poder . Em tudo isto , os mais fortes oprimem e exploram os mais fracos . Consequentemente, quem tem mais “liberdade ” é o dominador . Mas ele é livre à custa dos mais fracos . E o dominado vive sem a liberdade .
Na relação trinitária não há dominador nem dominado, pois os componentes vivem na plena comunhão . Por isso , a verdadeira liberdade é a liberdade vivida como comunhão a exemplo da Santíssima Trindade . A liberdade vivida como dominação destrói a comunidade . A liberdade vivida como comunhão tem capacidade de curar as feridas causadas pela lógica liberdade- dominação .
3. Viver uma vida participativa e igualitária
Na Santíssima Trindade há participação plena ou perfeita . Ou não há trinitarização sem participação. Nenhuma das pessoas da Santíssima Trindade atua sozinha . As três Pessoas participam, cada uma de acordo com seu modo próprio . Todas as ações de Deus são ações do Pai , do Filho e do Espírito Santo .
É necessário que estejamos conscientes disso para intuir algo da vida trinitária presente no mais profundo da criação . Na raiz de sua existência existe a herança de uma realidade trinitária : viver em comunhão com os demais como iguais . Deus nos criou semelhantes a ele (Gn 1,26) e quer que sejamos, por nossa opção livre , fiéis a essa semelhança . A Trindade é a raiz , a fonte e a meta de nossa fraternidade humana . Manifestamos nossa fé na Trindade através do amor , da comunicação , da fecundidade , do diálogo , da partilha, da igualdade e da fraternidade . O homem que vive como filho de Deus e irmão de todos os homens mostra que encontrou a razão de sua vida e experimentou a vida trinitária e guiado pela Santíssima Trindade .
4. Viver o diálogo e no diálogo amoroso
A partir destes pensamentos e outros pensamentos que ainda não se encontram nesta reflexão podemos concluir que precisamos aprender ainda mais e mais do mistério da Santíssima Trindade . Há tanto e tanto riqueza espiritual na Santíssima Trindade na qual e da qual precisamos tirar e aprender para viver uma vida mais cristã. Posso dizer que para viver uma vida cristã solidamente, precisamos viver uma vida trinitária .
P. Vitus Gustama,svd
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