A PALAVRA DE DEUS DEVE ESTAR ACIMA DE QUALQUER INTERESSE
X DOMINGO DO TEMPO COMUM DO ANO B
Naquele tempo , 20Jesus voltou para casa com os seus discípulos . E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer . 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si . 22Os mestres da Lei , que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu , e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios . 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas : “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo , ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma , ela não poderá manter-se. 26Assim , se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver , mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens , sem antes o amarrar . Só depois poderá saquear sua casa . 28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens , tanto os pecados , como qualquer blasfêmia que tiverem dito . 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo , nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno ”. 30Jesus falou isso , porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau ”. 31Nisso chegaram sua mãe e seus irmãos . Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura ”. 33Ele respondeu: “Quem é minha mãe , e quem são meus irmãos ?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor , disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos . 35Quem faz a vontade de Deus , esse é meu irmão , minha irmã e minha mãe ”.
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O texto do evangelho deste dia se encontra dentro do conjunto de Mc 3,7-6,6ª onde se relatam a revelação de Jesus e a incompreensão de seus parentes e dos contemporâneos , especialmente dos dirigentes do povo . Nesse conjunto Jesus se revela através de suas palavras cheias de autoridade e mediante suas obras para salvar a humanidade . Os simples cujo coração é puro não encontram nenhuma dificuldade em entender a verdade nas palavras e nas obras ditas e feitas por Jesus. Os dirigentes do povo , ao contrário , fecham seus olhos e seus corações diante de tudo isso e decidem se opor a Jesus firmemente em nome de seus interesses egoístas. Mas a multidão formada por gente simples e seus discípulos estão ao lado de Jesus, pois eles não tem nada para defender a não ser a busca do sentido de sua vida e de sua salvação.
Na cena anterior deste texto o evangelista Marcos nos relatou que Jesus subiu ao monte e lá ele escolheu os Doze (Mc 3,13-19). E no Evangelho de hoje nos é relatado que depois que escolheu os Doze “Jesus voltou para casa com seus discípulos ” (Mc 3,20). Trata-se da proximidade com Deus (no monte ) e da proximidade com os homens (voltar para casa ). Jesus se retira do povo para estar com Deus a fim de estar mais próximo com o povo (ser reflexo de Deus no meio dos irmãos ). O encontro profundo com Deus leva o homem ao encontro fraterno com o próximo . A proximidade com Deus nos faz próximos dos outros homens . Lemos que a multidão continua entusiasmada pela força da palavra de Jesus, e por isso , se aglomera ao redor de Jesus. A bondade atrai a simpatia do homem e a bênção de Deus . A bondade é sempre fonte de admiração de quem tem um coração puro e imaculado .
É importante observar que para essa multidão é que se abre a casa . Trata-se da multidão dos marginalizados e pecadores que se sente atraída por tudo que Jesus diz e faz, pois em tudo que Jesus fala e faz eles encontram o sentido de sua vida . Mas com isso , Jesus e seus discípulos perdem sua privacidade , pois a multidão invade sua intimidade a ponto de eles não poderem mais comer .
Os parentes de Jesus, ao ouvir que ele estava fora de si , ou estava louco , eles foram até Jesus para retirá-lo do seu lugar de missão . A loucura era sinal de possessão diabólica . Qualificar alguém de louco era uma forma de excluí-lo, anulá-lo e condená-lo. Com Jesus seus inimigos queriam aplicar também essa tática para anular Jesus. Mas por que tudo isso ?
Os parentes de Jesus acreditaram nas fofocas ou comentários maldosos dos inimigos de que Jesus era louco . Por isso , eles foram até Jesus para levá-lo para casa sem perguntar até que ponto esse comentário tinha fundamento . Às vezes , acontece o contrário : aquele que acha que o outro seja louco é muito mais louco do que todos os loucos de verdade . Precisamos nos perguntar também tanto pessoalmente como comunitariamente: Quem é Jesus em quem acreditamos? Por que nos reunimos em Seu nome ? Por que celebramos a Eucaristia ? Não estaríamos considerados “loucos ”, nós que pretendemos ser discípulos de Jesus? Será que nós chamados cristãos , “irmãos de Jesus” atrapalhamos o projeto salvífico de Jesus como aconteceu com seus parentes ?
O novo não pode ser julgado a partir do velho . Como não podemos avaliar as pessoas e os acontecimentos da vida a partir de nossas feridas . É preciso renovar os critérios de avaliação para poder questionar o questionável e corrigir o corrigível e aceitar o aceitável para a salvação de todos . Ao se interrogar o homem encontra o sentido de sua vida e de sua passagem neste mundo , abrindo, assim , as possibilidades para o crescimento na sua humanidade . Somente podemos nos tornar muito divinos quando formos muito humanos com os demais homens .
O evangelho deste dia nos relata também que Jesus encara seus adversários vindos de Jerusalém, cidade onde ele sofrerá a Paixão . “Ele está possuído por Belzebu , chefe dos demônios ”, disseram os escribas sobre Jesus e suas atividades . Em outras palavras , Jesus é recusado não somente “pelos seus ”, mas principalmente “pelas autoridades religiosas”. Jesus é recusado, desconhecido e ignorado. Jesus é contestado, não é escutado, não é seguido. Jesus é deixado de lado .
O que está em jogo na discussão com os adversários de Jesus é a luta entre o espírito do mal e o espírito do bem . Por isso , merece o duríssimo ataque de Jesus. O que eles fazem é uma blasfêmia contra o Espírito Santo . Pecar contra o Espírito Santo significa negar o que é evidente , negar a luz de Deus permanentemente , tapar-se os olhos para não ver , negar a verdade , negar a salvação. Por isso , enquanto lhes durar essa atitude obstinada e esta cegueira voluntária , eles mesmos se excluem do perdão e do Reino . Para os escribas que atribuem ao demônio a força do Espírito de Deus que age n’Ele , Jesus pronunciou solenemente a seguinte frase : “Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens , tanto os pecados , como qualquer blasfêmia que tiverem dito . Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo , nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno ”. O pecado contra o Espírito Santo é “o fechamento radical à proposta salvífica e libertadora presente em Jesus. O pecado contra o Espírito Santo é, portanto , irremissível porque inclui em si a rejeição do perdão , excluindo a atitude de fé e de conversão ”.
Creio que nós não somos certamente dos que negam a Jesus permanentemente . Ao contrário , não somente cremos nele e sim que seguimos a Jesus e celebramos seus sacramentos e meditamos sua Palavra iluminadora. E nós cremos que Jesus é mais forte e por isso , Ele nos ajuda na nossa luta contra o mal . E para afastar o mal precisamos viver e praticar o bem . Ser cristão não é apenas aquele que evita o mal , mas principalmente fazendo o bem ele afasta o mal . Se Jesus que é mais forte do que qualquer mal já está entre nós , então precisamos estar com ele permanentemente , colocando-o no centro de nossa vida .
Na Vigília Pascal , quando renovamos o nosso compromisso batismal, fazemos cada ano uma dupla opção : renunciar ao pecado e ao mal e professar nossa fé em Deus . Hoje o Evangelho nos mostra Cristo como Libertador do mal para que durante toda jornada colaboremos com ele em tirar o mal de nosso meio .
Pe. Vitus Gustama,svd
2 comentários:
Acostumei-me a ler aos domingos de manhã,ficarei meio perdida,mas vá e volte com Deus.
Julia
Para aonde vais? Não dá para postar seus comentários?
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