Naquele tempo , 38Jesus dizia, no seu ensinamento , à multidão : “Tomai cuidado com os doutores da Lei ! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes . 40Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações . Por isso eles receberão a pior condenação ”. 41Jesus estava sentado no Templo , diante do cofre das esmolas , e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre . Muitos ricos depositavam grandes quantias . 42Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas , que não valiam quase nada . 43Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas . 44Todos deram do que tinham de sobra , enquanto ela , na sua pobreza , ofereceu tudo aquilo que possuía para viver ”.
______________________
“Jesus chamou os discípulos e disse: ‘Em verdade vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros que depositaram no cofre . Pois todos eles deram do que tinham de sobra , ao passo que ela , da sua pobreza , ofereceu tudo o que tinha para viver ’” (Mc 12,43-44).
A viúva deu de sua indigência , em oposição aos ricos que deram de seu poder e de seus privilégios . Neste aspecto contradiz o provérbio segundo o qual ninguém dá o que não tem; esta mulher , ao contrario, somente possui o que deu. Sua oferta é um símbolo de seu amor .
Esta viúva é o reflexo da generosidade de Deus que criou tudo por amor e dá tudo por amor ; até o próprio filho amado Ele não poupou a fim de nos resgatar (cf. Jo 3,16). Ser de Deus é servir e dar , não aquilo que um tem e sim a si mesmo . Jesus não é o turista rico que veio visitar a terra subdesenvolvida da humanidade . Ele é o servidor de todos . Seu modo de ser Deus é a pobreza : dar tudo a fim de salvar todos .
Olhando para sua maneira de ser , o que é que essa viúva quer corrigir e purificar em você hoje ? O que falta em você para ter a maneira de viver dessa viúva ? Será que a fé na providência divina ? Será que o desprendimento ? Será que a generosidade ? Será que a esperança ?
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário