PARTILHAR O PÃO É UM ATO
SAGRADO PORQUE SUSTENTA A VIDA DO HOMEM
Sexta-feira da II Semana da Páscoa
12 de Abril de 2013
Texto
de Leitura: Jo 6,1-15
Naquele tempo, 1Jesus
foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma
grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos
doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos. 4Estava
próxima a Páscoa, a festa dos judeus. 5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo
ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles
possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia
muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de
prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”. 8Um dos
discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um
menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta
gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva
naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. 11Jesus
tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto
quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram
satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram,
para que nada se perca!” 13Recolheram os pedaços e encheram doze
cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo
o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é
verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas,
quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus
retirou-se de novo, sozinho, para o monte.
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O presente relato de Jo quer
destacar o conhecimento sobre-humano de Jesus. Jesus aparece aqui como o
Senhor. Desaparecem as marcas humanas como compaixão por uma multidão faminta
que estava muito tempo sem comer (cf. Mc 6,34). Os sinóticos destacam mais a
dimensão humanitária de Jesus do que sua dimensão divina. Toda a situação se
desenvolve sob o controle de Jesus: ele sabe perfeitamente o que tem que fazer.
Jesus tem a iniciativa em todo momento. Acentua-se a sua preocupação pelo homem
para responder às suas necessidades mais profundas. O papel dos discípulos é
reduzido.
No Evangelho de João, como já
sabemos, não se usa o termo milagre, mas sinal. O que ele chama de sinais são
os gestos de Jesus. São chamados de Sinais porque remetem a algo mais profundo,
ao significado. Somos convidados a descobrir o que tem por além de cada gesto de
Jesus e de cada personagem.
O evangelho fala da multiplicação
dos pães. Logo no início, ao ver a multidão, Jesus perguntou a Filipe: “Onde vamos comprar pão para eles comerem?”
(v.5). Através desta pergunta o texto quer nos dizer que a primeira preocupação
de Jesus é com a sobrevivência do povo. Jesus provoca seus seguidores,
representado por Filipe sobre como resolver a questão da fome do povo. Para
Filipe a fome do povo não tem solução: “Duzentos denários de pão não seriam
suficientes para que cada um recebesse um pedaço” (um denário é a diária de
um lavrador: Mt 20,2, isto quer dizer que 200 dias de trabalho não são
suficientes para alimentar tanta gente).
Surgiu
André, o irmão de Pedro com uma solução: “Aqui há
um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixes”.
Ele representa a nova proposta diante da fome do povo. Pão de cevada e peixe
eram a comida dos pobres (arroz e feijão para o
povo brasileiro). Os ricos comiam o pão de trigo. O menino
e os pães cevadas lembram o profeta do pão, Eliseu, no AT (2Rs 4,42-44). O
menino neste relato tem generosidade de entregar seu pão e peixe. Ele não retém
para si seu alimento nem pergunta de que ele se alimentará. O menino recorda,
por isso, os pequenos que estão dispostos a servir e a partilhar os bens da vida,
sem submetê-los à ganância. Ele representa todos aqueles que acreditam sempre na
providência divina mesmo que estejam cercados pelas dificuldades, e continuam
sendo generosos apesar do pouco que eles têm.
E Jesus pega o pão e faz a oração
de bênção e de agradecimento.
Aqui ele não agradece ao menino que ofereceu os pães e sim a Deus. Esse
detalhe é importante, pois coloca os bens que sustentam a vida dentro do
projeto de Deus. Ao dar graças a Deus, Jesus está tirando os bens da vida das
garras da ganância e do acúmulo para colocá-los no âmbito da partilha e da
gratuidade. Ao agradecer a Deus pelo pão que se tem, Jesus nos ensina a
colocarmos os bens que sustentam a vida dentro do projeto de Deus cuja alma é a
partilha. Dar graças a Deus significa reconhecer que algo que se possui é dom
recebido de Deus. Nada criamos. Tudo é criado por Deus e nós usufruímos tudo
gratuitamente. O preço dessa gratuidade vinda de Deus deve ser a bondade
praticada por nós. Dar graças a Deus pelos bens que temos significa reconhecer
sua origem última em Deus e que quem os possui é apenas um administrador
encarregado de colocá-los à disposição dos irmãos mais necessitados com a mesma
gratuidade com que os recebeu de Deus.
Jesus saciou concretamente o povo
faminto a partir de uma realidade terrestre e retirou-se, depois, da multidão.
O pão que ele fornece não é somente o símbolo do pão sobrenatural: não é
possível revelar o pão da vida eterna sem se engajar verdadeiramente nas
tarefas da solidariedade humana. Os pobres e os miseráveis são o teste por
excelência da qualidade de nossa caridade. Fica o gesto de amor de Jesus no ato
de compartilhar o pão, e a nossa tarefa é de continuar esse gesto ao longo da
história.
Na eucaristia recebemos o pão da
vida eterna. Mas somente existe verdadeira recepção desse pão da vida, quando
estamos dispostos a partilhar o que temos e somos para com os necessitados.
Ninguém pode reter para si o pão num egoísmo desenfreado enquanto que os outros
estão carentes dele. Quando muitos morrem por falta de pão, não é porque Deus
deixa de faltar o trigo, e sim porque nós deixamos que falte o amor; porque nós
deixamos o egoísmo dominar nossa vida. Em cada pão partilhado ou dado com o
amor, o egoísmo é esmagado. Em cada pão partilhado com amor há um gesto
sagrado, pois Deus está presente nesse gesto de partilha que é a alma do
projeto de Deus. Deus faz festa quando um coração sabe amar, partilhando com o
irmão necessitado o pão que se tem. Por isso, que estejamos atentos para que a
nossa prática religiosa não seja mais importante do que o próprio Deus e Sua
imagem que é o nosso próximo que espera de nós um gesto de bondade.
P. Vitus Gustama,svd
2 comentários:
A Caminhada com Jesus, é longa. Mas, com ELE,me sinto segura e com Fé.
A Oração, faz-me sentir suave como a brisa.
Quando eu trabalho, sinto Amor nas atividades diárias. Enquanto eu oro, Deus trabalha! Me sinto gratificada!
Olá pessoa querida de Deus,
Muito obrigado pela sua colocação. A história de nossa vida é a história de nossa oração. Trata-se de uma história com Deus cujos efeitos são sentidos na suavidade da vida,no amor ao trabalho, no respeito ao próximo. Nisto a vida se torna gratificada.
Shalom!!!
P. Vitus
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