DEUS ME AMA ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS
Segunda-feira da IX Semana Comum
03 de Junho de 2013
Texto
de Leitura: Mc 12,1-12
Naquele tempo, 1Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes,
mestres da Lei e anciãos, usando parábolas: “Um homem plantou uma vinha,
cercou-a, fez um lagar e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou a vinha
a alguns agricultores, e viajou para longe. 2Na época da colheita,
ele mandou um empregado aos agricultores para receber a sua parte dos frutos da
vinha. 3Mas os agricultores pegaram o empregado, bateram nele, e o
mandaram de volta sem nada. 4Então o dono mandou de novo mais um
empregado. Os agricultores bateram na cabeça dele e o insultaram. 5Então
o dono mandou ainda mais outro, e eles o mataram. Trataram da mesma maneira
muitos outros, batendo em uns e matando outros. 6Restava-lhe ainda alguém: seu filho querido. Por último, ele mandou
o filho até os agricultores, pensando: ‘Eles respeitarão meu filho’. 7Mas
aqueles agricultores disseram uns aos outros: ‘Esse é o herdeiro. Vamos
matá-lo, e a herança será nossa’. 8Então agarraram o filho, o
mataram, e o jogaram fora da vinha. 9Que fará o dono da vinha? Ele
virá, destruirá os agricultores, e entregará a vinha a outros.10Por acaso, não lestes na Escritura: ‘A pedra que os construtores
deixaram de lado tornou-se a pedra mais importante; 11isso foi feito
pelo Senhor e é admirável aos nossos olhos’?” 12Então os chefes dos
judeus procuraram prender Jesus, pois compreenderam que havia contado a
parábola para eles. Porém, ficaram com medo da multidão e, por isso, deixaram
Jesus e foram-se embora.
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O profeta Jeremias, Ezequiel, Isaias
(especialmente Is 5,1-7) e os Salmos chamam Israel “a vinha do Senhor”. A parábola
que Jesus conta é introduzida perfeitamente nessa linha profética e serve para
contestar às duas perguntas que as autoridades judeus fizeram a Jesus: “Com que
autoridade fazes tudo isso? Quem te deu essa autoridade?”. Jesus contesta
relatando com imagens toda a história de Seu povo e oferece também aos seus discípulos
e, portanto, para todos os cristãos, a possibilidade de saber quem somos nós
para Ele. Através desta parábola Jesus respondeu à primeira pergunta: “Com a
autoridade do Servo de Deus, com a autoridade do Filho de Deus”. E para a
segunda pergunta, Jesus respondeu através desta parábola: “Quem deu essa
autoridade é o Dono da vinha, o Deus de Israel, que é meu Pai”.
O texto do evangelho deste dia nos
diz: “Agora restava ainda alguém: o filho amado. Por último, então, enviou o
filho aos agricultores, pensando: ‘A meu filho respeitarão’. Mas aqueles
agricultores disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a
herança será nossa’. Agarraram o filho, mataram e o lançaram fora da vinha”
(Mc 12,6-8).
“Restava ainda alguém: o filho
amado”. É uma expressão que nos desconcerta toda vez que a lemos e
sobre a qual refletimos e meditamos. Parece que Deus fica à margem da pobreza.
Resta apenas o próprio Filho. Mais nada! Por causa dos homens e por causa do
Seu amor sem limites pelos homens Deus usa todos os recursos e todas as
possibilidades. Os recursos se esgotaram. Agora resta apenas seu Filho. Deus é
verdadeiramente o pobre por excelência, porque nos deu tudo. Até seu próprio
Filho, o ultimo que restou. Significa que Deus nos toma a sério e deixa o campo
livre para que atuemos com plena responsabilidade. Mas Deus é impotente diante
da liberdade do homem. O homem é responsável pela sua própria escolha. No
momento em que o homem não respeitar as regras e as placas da vida que apontam
para sua plena realização e para a eternidade, ele perderá sua liberdade e
cairá em uma série de prisões e escravidões.
Não há pai que entregue seu filho
amado para os criminosos a fim de resgatar algo ou alguém. Deus é diferente, o
Diferente por excelência. Ele entrega seu Filho amado como resgate a fim de o
homem ficar livre do cativeiro da perdição e da maldição (cf. Mt 20,28; Mc
10,45; Gl 3,13; 1Tm 2,6). É muito difícil entender e compreender a atuação de
Deus. Até o salmista faz esta pergunta retórica: “Quando olho para o teu
céu, obra de tuas mãos, vejo a lua e as estrelas que criaste: Quem é o homem,
para dele te lembrares, quem é o ser humano, para o visitares? Ó SENHOR, Senhor
nosso, como é glorioso o teu nome em toda a terra!” (Sl 8, 4-5.10). Somente
quando calarmos nossa mente, o nosso coração vai começar a compreender tudo que
Deus faz por nós e vai haver uma adequada correspondência de nossa parte.
Jesus é verdadeiramente o ultimo, o
“eskatos”, da perspectiva de Deus. Não é
o ultimo em relação ao tempo, não o ultimo de uma serie de intentos. O último
quer dizer o definitivo, tudo. Depois do qual não fica mais nada. Agora Deus é
verdadeiramente o pobre por excelência. Pobre porque deu tudo. Em sua incurável
paixão pelos homens não ficou com nada, nem com o seu próprio Filho.
A conduta dos lavradores se julga
durante a ausência do patrão. O patrão confia tudo nos lavradores e por isso, não
precisa estar presente. O Deus da confiança é também o Deus da ausência. Mas há
que compreender exatamente esta ausência. Não se trata nem de abandono, nem de
evasão nem de deserção. É um sinal de amor. É um Deus que pretende atuar
exclusivamente através do amor, pois este caminho é que leva o homem à sua
plenitude, à eternidade. Cristo morreu perdoando o homem.
“’Este é o herdeiro. Vamos matá-lo,
e a herança será nossa’. Agarraram o filho, mataram e o lançaram fora da vinha”. Deus não manda Seu
Filho para a morte: Ele o ama incondicionalmente. Por outro lado, a morte é um
mal e o Deus da vida não pode querê-la. Por isso, quem mata ou assassina comete
pecado; vai contra a vontade de Deus. O castigo não cai sobre a vinha e sim
sobre os guardiões. A vinha do Senhor seguirá, mas será um novo Israel, um novo
Povo de Deus, o verdadeiro templo de Deus (cf. 1Cor 3,16-17) que tem como
centro Jesus Cristo. Jesus morto e recusado pelos sumos sacerdotes, os
escribas, e os anciãos, e ressuscitado pelo Pai, se converte em fundamento de
um novo povo que é, ao mesmo tempo, continuação do antigo: a vinha passa a outros.
Antigo e novo coexistem. As primeiras comunidades cristãs estavam compostas
principalmente por judeus, isto é, pelo resto fiel de Israel que acolheu Jesus
como Messias e Filho de Deus e por muitos que provinham do mundo pagãos e
formavam com, como o resto de Israel, o novo e definitivo povo de Deus. O novo é
realmente, com Jesus, a casa do Pai para todos os povos. É uma das mensagens do
evangelho deste dia.
Cada um precisa entrar no silêncio
sagrado para meditar sobre o amor de Deus por cada um e a resposta de cada um
diante desse amor. Será que sou ingrato diante do amor de Deus? Será que sou
irresponsável na minha atuação como pessoa amada de Deus? Será que eu vivo de
acordo com o amor com que Deus me ama? Será que sou capaz de dar tudo por amor?
P. Vitus Gustama,svd
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