12 de Março de 2013
1Houve uma
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Jo 5,1-16 como
o texto de nossa
reflexão neste dia
se encontra na primeira
parte do evangelho
de João (Quarto Evangelho )
conhecida como
“Livro dos sinais ”
(Jo 2,1-12,50). Chama-se “Livro dos Sinais ” porque ,
nesta parte , referem-se aos sete sinais
realizados por Jesus. Os sete sinais são : a transformação da água
em vinho
(Jo 2,1-12), a cura do filho do funcionário
real (Jo 4,46-54), a cura do paralítico
(Jo 5,1-9), a multiplicação dos pães /partilha dos pães
(Jo 6,1-15), Jesus anda sobre as águas
(Jo 6,16-21), a cura do cego de nascença
(Jo 9,1-41), e a “ressurreição ”/reanimação de Lázaro
(Jo 11,1-44).
O “sinal ”,
por definição ,
visa a outra
realidade além
de si mesmo .
Por isso ,
este nome
(sinal ) indica que
se trata de ações
simbólicas, pois os sete
sinais são
as setas indicadoras que nos
impulsionam a buscarmos muito mais além do episódio concreto ,
uma realidade mais
profunda para
a qual aponta o relato narrado.
1. Jesus é Água viva
O nome
da piscina onde
se encontra o paralítico ,
como outros
enfermos , é “Betesda”. Sua etimologia aramaica significaria “casa
da misericórdia ” (outros
dizem que significaria “lugar do derramamento”: beth ‘eshdah, hebariaco).
É uma espécie de refúgio
para adoentados
de todo tipo .
Essa piscina foi descoberta
pelos arqueólogos
em 1931-1932 entre
as ruínas da basílica
de Santa Ana .
Os enfermos
(cegos , coxos
e paralíticos ) estavam próximos dessa piscina porque
acreditava-se que aquelas águas tinham poder curativo . Acreditava-se, conforme
o relato, que quem
pulasse primeiro nessas águas ,
ficaria curado de sua doença .
Por isso, podemos imaginar cada disputa e concorrência sem piedade, pois cada
um quer ficar curado. Raiva, rancor e expectativa se misturam numa pessoa só.
Raiva e rancor ao ver que o outro conseguiu rapidamente entrar na água.
Expectativa porque cada um fica esperando o borbulhar da água para poder pular
a fim de ficar curado. Mas isso supõe pessoas prontas para ajudar o doente a
entrar na piscina. Mas até quando pode pular na piscina, tendo tanta gente
doente perto da piscina. O nome “Betesda” que significa “casa de misericórdia”
se torna um paradoxo, pois há mais miséria do que misericórdia.
Podemos imaginar também a solidão
de um que sofria durante trinta e oito anos sem ninguém para ajudá-lo. Trinta e
oito anos de sofrimento. Só faltavam dois anos para completar uma geração. É um solitário que necessita da misericórdia
de outras pessoas ali presentes. Mas cada uma dessas pessoas se preocupa com
seu próprio doente. O doente está num estado desesperador. O evangelista João
gosta de ressaltar casos tão desesperadores, como Lázaro enterrado há quatro
dias (Jo 11,39-44), o cego de nascença (Jo 9,1-41) para destacar o poder de
Deus que ultrapassa os limites humanos, que faz o impossível em possível (Lc
1,37).
O relato da cura
do enfermo da piscina
Betesda nos coloca diante
da polêmica típica
dos evangelhos : a primazia
do amor sobre
a lei . Jesus enfatiza que a necessidade
do ser humano
está acima de qualquer
lei ainda
que uma lei
seja sagrada . Jesus não
se preocupa em cumprir
o preceito de descanso
(Jo 5,9b); para ele
conta somente o bem do homem em qualquer
circunstância, muito mais ainda quando se trata de uma vida em jogo. Jesus comunica uma nova
vitalidade que
permite os homens se levantarem de prostração . Para os dirigentes do povo ,
ao contrário , conta
somente a observância
da lei ou
do preceito (Jo 5,10). A observância
da lei de descanso
equivale à observância da lei toda ; sua violação é
a violação da lei
inteira . O foco
da atividade de Jesus é o homem e não a própria atividade .
Precisamos nos
examinar se freqüentamos a Igreja
só para cumprir preceitos ou para celebrar
alguma coisa . Precisamos nos
perguntar também
se colocamos pessoas no centro de nossas atividades
ou fazemos apenas
uma agitação estéril .
Se não colocarmos as pessoas como o centro de todas as nossas atividades
pastorais , trabalharemos inutilmente na Igreja de Jesus Cristo .
Ama menos que se preocupa demasiadamente com as regras. As regras devem ajudar
o homem a crescer e a se aproximar mais de Deus.
3. Jesus é a nossa única esperança
Os enfermos
estão próximos da piscina ,
não podem entrar
no Templo , estão esperando uma
possibilidade de encontrar-se com Deus . Para o paralitico do evangelho de hoje ,
símbolo de tantos
que esperam, a agitação
da água era
algo que
o mantinha na esperança ainda que essa esperança levasse já
muitos anos
sem ver-se realizada: 38 anos de sofrimento, quase
uma vida inteira
(o numero 40 representa uma geração ).
A única
coisa que
mantinha o paralítico na esperança , apesar
de um longo
sofrimento, era a água
agitada de cura .
Mas apareceu o inesperado ,
maior do que
a água agitada :
Jesus Cristo , Água
viva .
O que
mantém você na esperança
nesta vida ? Qual é
sua esperança
nesta vida ?
Jesus se aproxima do paralítico com
esta pergunta : “Queres
ficar curado?”. Apesar
de seu relato pouco
longo , Jesus compreende que o paralítico
quer realmente
a cura . Por
isso , logo
em seguida
Jesus disse as seguintes palavras : “Levanta-te, pega
tua cama e anda ”.
A cama carregava o paralítico
durante tanto tempo e o fazia deitado nela. Agora
é ele quem
carrega a cama . É superação .
A força de Jesus penetra
na vida desse homem
que o faz capaz
de superar tudo
na vida e de carregar tudo, pois a força que está dentro é a própria força do
Senhor.
“Queres
ficar curado?” é a pergunta
dirigida a cada um
de nós . Queres
ficar curado do teu
pecado e de tua mesquinhez? Queres ficar curado da tua angústia , da tua confusão , e de
tua preocupação ? Queres
ficar curado da tua doença ,
da tua depressão ? Mas
será que nós
sabemos o que queremos? Será que ainda somos
capazes de querer
e de querer viver ? Quem nos dará hoje a vontade
de viver , de reviver ? Quem nos dará forças para lutar
e andar ?
P. Vitus Gustama,svd
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