Naquele tempo ,
40ao ouvirem as palavras de
Jesus, algumas pessoas diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta ”.
41Outros diziam: “Ele é o Messias ”. Mas alguns
objetavam: “Porventura o Messias
virá da Galileia? 42Não diz a
Escritura que
o Messias será da descendência
de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?”
43Assim , houve divisão
no meio do povo
por causa de
Jesus. 44Alguns queriam
prendê-lo, mas ninguém
pôs as mãos nele. 45Então , os guardas
do Templo voltaram para
os sumos sacerdotes
e os fariseus , e estes
lhes perguntaram: “Por
que não
o trouxestes?” 46Os guardas responderam: “Ninguém
jamais falou como
este homem ”.
47Então os fariseus disseram-lhes: “Também
vós vos
deixastes enganar ? 48Por acaso algum dos chefes
ou dos fariseus
acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei ,
é maldita !” 50Nicodemos, porém , um dos fariseus ,
aquele que
se tinha encontrado com
Jesus anteriormente , disse: 51“Será
que a nossa
Lei julga alguém ,
antes de o ouvir
e saber o que
ele fez?” 52Eles responderam: “Também
tu és galileu ,
porventura ? Vai estudar
e verás que da Galileia não surge profeta ”.
53E cada um
voltou para sua
casa .
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No evangelho
de hoje lemos como
a pessoa de Jesus e sua
maneira de viver
provocam discussões e posturas diversas. A vida
dos homens se decide conforme com sua atitude vivencial com Jesus.
Uns dizem que
é o Messias , outros
dizem que é o profeta .
Jesus é o sinal de contradição
no mundo : divide os homens
com sua
simples presença
entre os homens .
Jesus continua sendo um mistério
para seus contemporâneos .
Os escribas
e os fariseus eram a mais alta autoridade doutrinal ,
os melhores especialistas
em discussões
sobre a Escritura .
Segundo eles ,
em Jesus não
se cumprem todas as condições
necessárias. Por isso ,
Ele não
é o Messias , apesar
das evidências . Segundo eles Jesus não é
o Messias, pois o Messias não vem da Galiléia e sim de Belém (Jo 7,52). Mas os fatos não negam, mesmo que alguém
tente argumentar. Os fatos falam por si. O pior cego é aquele que não reconhece
a própria cegueira a fim de poder pedir a ajuda. Daí nós concluímos que a
condição essencial para conhecer a Deus é a humildade. Há que saber renunciar a
seus próprios pontos de vista, deixar-se conduzir pela luz da sabedoria divina.
A crença bíblica não basta para descobrir verdadeiramente quem é Deus em Jesus
Cristo. A vida e seus acontecimentos são outra “Escritura” que Deus nos deixou
para que leiamos cada dia uma página para saber o recado de Deus para nós e
sobre nós. O conhecimento de Deus
não é questão de intelectualidade. O Espírito é que nos sensibiliza para nos
abrirmos à verdade de Deus, ao seu amor, à vida nova que Ele quer nos
comunicar, à luz com que Ele quer iluminar nossa escuridão.
Nicodemos, o fariseu
notável que
pertencia ao circulo dos membros do Sinédrio (Sinédrio ou Sanhedrin era
uma assembleia de juízes judeus que constituía a corte e legislativo supremos
da antiga Isarael) e que havia visitado Jesus de noite
(Jo 3,1-21), mostra sua
preocupação pela
justiça : “Será que
a nossa Lei
julga alguém , antes
de ouvi-lo e saber o que
ele fez?”. Ele
pensa que
a Lei deve ser
usada como instrumento
de justiça . No entanto ,
ele é reprovado pelos
colegas ao chamá-lo de ”galileu ” (chamar alguém de “galileu ”
na época era um palavrão ): “Também tu és galileu , porventura ?
Vai estudar e verás que
da Galileia não surge profeta ”. No lugar
de responder Nicodemos, eles
o insultam, tratando-o como um ignorante . Para eles , segundo a Lei
na qual eles
se apóiam e não em
Deus , profetas
jamais sairiam da Galileia, enquanto que Deus sopra para onde quer e através
de qualquer pessoa
e em qualquer
lugar . Basta
cada um
ficar atento para captar a passagem de Deus
em cada
momento na vida
de qualquer homem .
Os escribas
e os fariseus se sentem seguros na Lei
a ponto de chamar “maldito ” quem não conhece a Lei .
Em nome
desta Lei , eles
vão crucificar
e matar Jesus Cristo .
Nas mãos dos escribas
e dos fariseus a Lei
não é um
instrumento de justiça
e sim de vingança .
Eles confundem o conhecimento
da Lei com
o conhecimento de Deus .
Para eles , os
que estão fora
da Lei são
considerados desviados, malditos . Mas na verdade , os próprios fariseus
e os escribas estão fora
do conhecimento de Deus .
Conhecer Jesus consiste em
se preocupar com
o bem do homem
e sua salvação. Quem
não se preocupa com
o bem do homem
e com a sua
salvação, ele se separa de Deus , o Pai , que quer a vida para todos os homens ,
seus filhos .
Os simples
têm, ao contrário , facilidade
de captar a mensagem
de Jesus e de considerar Jesus como
Messias ou Profeta : “Este
é, verdadeiramente, o Profeta . Ele é o Messias ”. Jesus
dirá mais tarde :
“Minhas ovelhas
escutam minha voz ”.
“Escutar ” e “crer ” são quase sinônimos no evangelho
de João.
A condição
essencial para
conhecer Deus
é a humildade e a simplicidade .
A simplicidade é a condição
fundamental para
conhecer o projeto
de Jesus sobre o homem .
Há que saber
desprender-se de si mesmo ,
renunciar a seus
próprios pontos
de vista , de suas
“regrinhas” (como os escribas e os fariseus
presos na própria
Lei que
acabam não conhecendo o verdadeiro Deus )
e deixar-se conduzir pelo
Espírito divino .
Encontrar o sentido da vida é independente
da idade, do sexo, da capacidade intelectual e do grau de instrução da pessoa,
pois a vida é simples. Nós é que não sabemos nos comportar diante desse dom de
Deus. Em Jesus encontramos o sentido, pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Por causa de Jesus milhares de homens mudaram de vida, abandonaram seus hábitos
negativos. Por causa dele muitos dedicam sua vida para o bem do próximo. O modo
de viver de Jesus em se preocupar com os pequenos, com os necessitados, com os
excluídos, com os abandonados fascinam qualquer pessoa. Ele trabalha sem
esperar nada de recompensa. Ele quer ver todo mundo na sua dignidade como um
ser humano e acima de tudo, como filho e filha de Deus.
P. Vitus Gustama,svd
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