1Seis dias
antes da Páscoa ,
Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro , que ele havia ressuscitado dos mortos .
2Ali ofereceram a Jesus um jantar ; Marta servia e Lázaro
era um
dos que estavam à mesa
com ele .
3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro
e muito caro ,
ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos . A casa
inteira ficou cheia
do perfume do bálsamo .
4Então , falou Judas Iscariotes, um
dos seus discípulos ,
aquele que
o havia de entregar : 5“Por que não se vendeu este
perfume por
trezentas moedas de prata ,
para dá-las aos pobres ?”
6Judas falou assim , não porque se preocupasse com
os pobres , mas
porque era
ladrão ; ele
tomava conta da bolsa
comum e roubava o que
se depositava nela. 7Jesus, porém , disse:
“Deixa-a; ela fez isto
em vista
do dia da minha
sepultura . 8Pobres ,
sempre os tereis convosco ,
enquanto a mim ,
nem sempre
me tereis”. 9Muitos judeus ,
tendo sabido que
Jesus estava em Betânia, foram para lá , não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro , que Jesus ressuscitara dos mortos .
10Então , os sumos sacerdotes
decidiram matar também
Lázaro , 11porque por causa dele, muitos
deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.
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Os textos
dos evangelhos desta semana santa nos fazem revivermos hora
por hora
os últimos instantes
de Jesus em Jerusalém: a unção em
Betânia, em casa
de seus amigos :
Lázaro , Marta
e Maria; a última Ceia
com seus
discípulos ; e a traição
de um dos Doze.
O evangelho
deste dia está cheio
de significados . O jantar
de Jesus, em Betânia, é prelúdio da Última
Ceia . A refeição ,
tomada em
grupo , era
um gesto
sagrado porque
indicava comunhão de sentimentos e de vida ,
e era uma oportunidade
preciosa para
dar graças a Deus por todos os Seus dons , a começar pela vida .
Jesus foi convidado para uma
refeição na casa de Lázaro (que foi “ressuscitado” por Jesus), Marta e Maria.
Lázaro era entre os comensais, Marta estava servindo e Maria era a mulher que
ungiu Jesus.
Essa refeição ou ceia é uma ação de
graças a Jesus pelo dom da vida. Recuperada de sua tristeza, a comunidade
celebra a vida recebida, reconhecida em Jesus como fonte da vida e em Lázaro
como o beneficiado. Esse banquete que era em memória de um morto (Lázaro) se
converte em ação de graças para celebrar a presença do autor da vida e a
vitória sobre a morte. Este banquete, como a própria Eucaristia, antecipa
também, em certo modo, o banquete final, cujos comensais serão todos os que
receberam a vida definitiva. Maria mostra seu agradecimento pelo dom da vida; o
preço do perfume é símbolo de seu amor sem medida e é símbolo do amor da
comunidade por Jesus que responde ao amor que Ele mostrou, comunicando-lhe a
vida. o amor plenifica e enche a vida das pessoas como o aroma do perfume
encheu a casa inteira em Betânia. A mensagem do amor de Jesus devolve a alegria
para as pessoas.
Mas nem todos os discípulos aceitam
a mensagem de Jesus. Judas prefere o dinheiro ao amor; prefere bens materiais a
Jesus. Judas não crê no amor generoso. Para ele o dinheiro é o valor supremo.
Maria, a comunidade cristã desvaloriza o dinheiro para valorizar o amor. Judas
desvaloriza o amor para valorizar o dinheiro. Judas usa os pobres como o
pretexto para sua própria ganância: “Por que não se vendeu este perfume por
trezentas moedas de prata para as dar aos pobres?”. Mas João acrescentou:
“Judas falou assim não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era
ladrão”. A comunidade não se distingue dos pobres; é uma comunidade de pobres
que se amam e que, através do compartilhar, expressão do amor, superam sua
condição de oprimidos.
A unção
feita por
Maria em Jesus antecipa a sepultura
de Jesus. Maria, ungindo os pés de
Jesus, representa a comunidade em sua relação íntima com Jesus. O gesto
de Maria de ungir os pés
de Jesus mostra seu
agradecimento pelo dom
da vida . O perfume
que Maria derramou sobre
Jesus é símbolo do amor
da comunidade por
Jesus que responde ao amor que Jesus
mostrou à comunidade , comunicando-lhe a vida . E o alto preço do perfume
usado na unção , que
equivalia a 10 meses de salário de um trabalhador rural , é símbolo
do amor sem
limites e sem
mancha por
Jesus. E a aroma que
enche a casa inteira
antecipa a fragrância do amanhecer
do domingo da Páscoa
em que
Jesus matou a morte para que todos
tenham vida abundantemente em Jesus Cristo
(Jo 10,10).
P. Vitus Gustama,svd
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