UM
SER HUMANO NO OLHAR DE JESUS
Segunda-Feira
da XXIII Semana Comum
08 de Setembro de 2014
Evangelho: Lc 6,6-11
Aconteceu num dia de sábado que, 6 Jesus
entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era
seca. 7 Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para ver se Jesus iria
curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 8 Jesus,
porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e
fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé. 9 Disse-lhes Jesus: “Eu vos
pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou
deixar que se perca?” 10 Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu
redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão
ficou curada. 11 Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si
sobre o que poderiam fazer contra Jesus.
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“Multiplicamos os lugares e coisas sagradas para nos
eximirmos de reverenciar o homem, que é o mais sagrado sobre a terra. Rasgamos
nossas roupas quando alguém profana um templo, e nos tornamos insensíveis
diante da profanação diária do homem. Não endeuse as pessoas notáveis,
esquecendo que toda pessoa é sagrada”
(René
Juan Trossero, escritor e psicólogo argentino).
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Estamos na parte do evangelho de
Lucas onde se encontram cinco discussões ou controvérsias entre Jesus, de um
lado, e os fariseus e escribas, do outro lado (Lc 5,17-6,11). Jesus é Aquele
que vem para dar o perdão àqueles que O acolhem com fé e simplicidade (Lc
5,17-26). Para os fariseus e escribas quem pode perdoar é somente Deus. Ao
perdoar o paralítico, segundo eles, Jesus está blasfemando (Lc 5,21). Jesus é
Aquele que vem como “médico” que cura os males e acolhe os pecadores para
mostrar-lhes o caminho de Deus, possibilitando-lhes, assim, a conversão (Lc
5,27-32). Os fariseus e escribas não aceitam o comportamento de Jesus ao comer
e beber com os cobradores de impostos e os pecadores (Lc 5,30), pois isso
mostraria o nivelamento das relações. Para eles os publicanos e os pecadores
têm que ser excluídos da convivência, pois são perdidos da Lei de Deus. Nas
outras três controvérsias Jesus mostra o caminho da liberdade em oposição ao
legalismo dos fariseus e escribas: Jesus mostra qual é o significado do
verdadeiro jejum (Lc 5,33-39), como deve se comportar diante da vida em jogo
(fome e doente) mesmo que esse comportamento esteja contrário à lei sabático
(Lc 6,1-11), mostrando que o sábado foi feito para o homem e não o contrário
(cf. Lc 6,5). Em nome do homem que necessita da salvação Jesus é capaz de
“transgredir” a lei por sagrada que ela pareça ser.
“O que é permitido fazer
no Sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?”. A omissão do bem é um
mal. Não praticar o mal não significa que alguém pratique o bem. Mas quem
pratica o bem se afasta do mal. “É fácil odiar o
mau por ser mau. O difícil é amá-lo por ser homem” (Santo Agostinho.
Epist. 153,3).
Não é fácil suportar na terra Aquele
que declara o fim da falsidade, da opressão, do legalismo, da religião fácil e
cômoda, da religião que se preocupa apenas com as regras ou com os preceitos e
não com a necessidade vital de um ser humano. É muito difícil aceitar alguém
como Jesus que coloca a pessoa humana acima de qualquer lei religiosa e de
qualquer atividade. O “defeito” de Jesus é fazer o bem para qualquer pessoa e
em qualquer situação e lugar sem se preocupar com a lei religiosa. Jesus passou
a vida fazendo o bem, pois “Deus estava com Ele”, assim disse Pedro na sua
pregação (At 10,38). Em nome do bem que deve ser realizado Jesus não quer saber
das leis por sagradas que elas pareçam ser nem quer saber se o dia é o de
preceito ou não. Em nome de um ser humano necessitado de libertação, Jesus não
quer saber das conseqüências por graves que elas sejam como a morte na cruz. Em
nome de um ser humano necessitado de libertação Jesus é capaz de “transgredir”
uma lei que para o ser humano é sagrada. Para Jesus o que é sagrado é o ser
humano, pois ele é o filho de Deus e é o templo do Espírito Santo (1Cor
3,16-17).
Por isso, aquele que é marginalizado
e excluído é colocado no meio (Lc 6,8). Ao ser colocado no meio, o homem
necessitado se torna centro para todos. Como se Jesus quisesse dizer aos
presentes: “Em tudo o ser humano deve ser levado em consideração e deve ser o
foco de qualquer atividade”. Aquele que
estava à margem segundo os critérios da sociedade, está no meio pelos critérios
de Jesus. E Jesus o curou mesmo sendo num sábado, o dia sagrado para os seus contemporâneos.
Para Jesus a libertação dos necessitados é mais importante do que todas as
regras sabáticas por mais sagradas que elas pareçam ser. O amor pelo ser humano
para Jesus é a exigência absoluta de sua vida (cf. Rm 13,10). O amor é que
norteia toda a atividade de Jesus mesmo que ele seja odiado por isso. Podemos
entender a pergunta feita por Jesus para todos os presentes para que seja
refletida: “O que é permitido fazer no Sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida
ou deixar que se perca?” (Lc 6,9). O livro de Provérbio diz: “Não negues um
favor a quem necessita, se tu podes fazê-lo” (3,27). ... “O desejo dos justos é
somente o bem, a esperança dos ímpios é a cólera” (11,23).
Dentro desse pensamento não é por
acaso que o evangelista Lucas coloca o seguinte detalhe: “Aí havia um homem
cuja mão direita era seca” (Lc 6,6b). Nas culturas antigas, a mão
direita simbolizava o poder de fazer o bem. E a mão esquerda simbolizava o
poder de fazer o mal. No julgamento final, segundo o evangelho de Mateus, os
que praticarem o bem (as ovelhas), ficarão do lado direito (cf. Mt 25,33-40) e
os cabritos (os que deixam de praticar o bem) ficarão do lado esquerdo (cf. Mt
25,41-45). No Credo rezamos: “Jesus subiu aos céus e está sentado à direita
de Deus Pai todo-poderoso”. Até para cumprimentar alguém normalmente apertamos
a mão direita.
Ao dizer que aquele homem estava com
a mão direita seca, Lucas quer nos dizer que esse homem estava impossibilitado
de praticar o bem. Somente a mão esquerda é que estava funcionando, isto é, as
suas obras não eram boas do ponto de vista moral e ético. É provável que as
pessoas o evitassem. Ninguém quer se relacionar com as pessoas más a não ser
que tenha algum interesse mau também.
Mas em vez de afastar esse homem da
convivência, Jesus o chamou para ficar no meio de todos, não para envergonhá-lo
e sim para salvá-lo ou para libertá-lo de todas as obras de maldade e que todos
são chamados a ser parceiros do bem. Para isso, o ser humano tem que ocupar o
lugar central nas atividades e não os interesses mesquinhos muito menos usar a
religião para marginalizar os outros.
A partir do evangelho de hoje cada
um de nós precisa se perguntar: que lugar ocupa o ser humano nas minhas
atividades diárias, tanto pessoal como profissionalmente? Será que sou capaz de
“transgredir” uma norma religiosa em função da libertação de um ser humano, de
uma vida sem sentido? Se a mão direita
simbolizava o poder de fazer o bem e a mão esquerda, o poder de fazer o mal,
qual “mão” que está funcionando mais na minha vida: a mão direita ou a mão
esquerda? Você tem certeza de que você estará sentado à direita do Pai quando
chegar sua hora de partir deste mundo? “A caridade cristã é tridimensional.
Pratica-se na terra pelas boas obras e busca ajudar a quem necessita: eis a sua
profundidade. Sofre as adversidades pacientemente e persevera na verdade: eis
sua extensão. Tudo faz com vistas a obter a vida eterna: esta é sua magnitude”
(Santo Agostinho. Epist. 140,25).
Para rezar e refletir:
“Senhor, meu Deus! Quando contemplo o
firmamento, obra de vossos dedos, a lua e as estrelas que lá fixastes: Que é o
homem, digo-me então, para pensardes nele? Que são os filhos de Adão, para que
vos ocupeis com eles? Entretanto, vós o fizestes quase igual aos anjos, de
glória e honra o coroastes. Destes-lhe poder sobre as obras de vossas mãos, vós
lhe submetestes todo o universo. Rebanhos e gados, e até os animais bravios,
pássaros do céu e peixes do mar, tudo o que se move nas águas do oceano. Ó
Senhor, nosso Deus, como é glorioso vosso nome em toda a terra!”
(Salmo 8, 4-10).
P.
Vitus Gustama,svd
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